Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80200
Tipo: | Dissertação |
Título: | Velar o tempo: vivências em pintura e areia colorida |
Autor(es): | Siebra, Paula Freire |
Orientador: | Maia, Jo A-mi Rodrigues da Silva |
Palavras-chave em português: | Areia colorida;Memória;Mimesis;Pintura;Silicografia |
Palavras-chave em inglês: | Colored-sand bottles;Memory;Mimesis;Painting;Silocography |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | SIEBRA, Paula Freira. Velar o tempo: vivências em pintura e areia colorida. 2025. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | A presente pesquisa propõe investigar os processos criativos relativos à experimentação artística envolvendo pintura e garrafas de areia colorida produzidas no litoral do Ceará, a partir de obras realizadas pela própria autora e pelos artistas da areia colorida, residentes na vila de Majorlândia. Devaneando acerca das implicações formais, reverberações poéticas e tensões sociais, mercadológicas e institucionais que permeiam ambas as práticas, a dissertação se baseia na escrita ensaística e em relatos de experiência em campo para investigar como a interação da pintura e da silicografia propõe novas possibilidades poéticas para a noção de representação da paisagem, explorando interseções entre o saber-fazer de ambas as práticas e tensionando seus regimes de visibilidade. Alguns dos autores de referência são: Gaston Bachelard (2019), Fayga Ostrower (2001), Sally Price (1991), Octavio Paz (1983), Jacques Rancière (2009), e tantos outros. |
Abstract: | This research aims to investigate the creative processes related to artistic experimentation involving painting and colored sand bottles (silicography) produced in territories of the coast of Ceará, based on works created by the author herself and by colored sand artists living in the village of Majorlândia. Musing on the formal implications, poetic reverberations and social, market and institutional tensions that permeate both practices, the dissertation is based on essay writing and field experience reports to investigate how the interaction of painting and silicography proposes new poetic possibilities for the notion of landscape representation, exploring intersections between the savoir-faire of both practices and tensioning their regimes of visibility. Some of the references are: Gaston Bachelard (2019), Fayga Ostrower (2001), Sally Price (1991), Octavio Paz (1983), Jacques Rancière (2009), and many others. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80200 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4469523011474129 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0003-4299-5897 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1292488061922824 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_dis_pfsiebra.pdf | 7,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.