Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80199Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Lima, Alexandre Jeronimo Correia | - |
| dc.contributor.author | Moreira, Yannka Penha | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-27T15:57:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-27T15:57:11Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | MOREIRA, Yannka Penha. Metodologia ativa no ensino de sociologia: RPG em tabuleiro jornada dos guardiões da floresta jogando com o familiar e o estranho. 2024. 209 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80199 | - |
| dc.description.abstract | This paper presents the development of the educational board RPG game titled "JOURNEY OF THE GUARDIANS OF THE FOREST – PLAYING WITH THE FAMILIAR AND THE STRANGE", created as part of the Professional Master's Degree Program in Teaching Sociology. The game, based on the indigenous tales of Daniel Munduruku, was designed to offer a playful and participatory approach to sociology teaching, using RPG (Role-Playing Game) as an active methodology. The choice of a board game format as an educational tool was driven by the need to engage students in an interactive and immersive way, challenging traditional learning paradigms and emphasizing the recognition and appreciation of otherness. By exploring the legends and myths of various indigenous peoples, the game encourages students to learn more about the "other," to understand the world through cultural elements different from those they are most familiar with. This not only broadens their horizon of understanding but also raises awareness of the realities of different societies. Simultaneously, from a socio-interactionist perspective, the game aims to stimulate the development of the student's "Self," as they are encouraged to reflect on their own identities, values, and responsibilities within a pluralistic society. Therefore, the game fosters meaningful discussions among students about their own perceptions, biases, and privileges, encouraging greater self-awareness and understanding of the world around them by placing them in an active role for problem-solving and decision-making through the eyes of a character. This work is justified by the need to promote respect and appreciation for ethnic and cultural differences, particularly regarding the indigenous issue in Brazil. Thus, this project aims to spark interest in utilizing the educational product, promoting enriching experiences for students and teachers both inside and outside the classroom. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Metodologia ativa no ensino de sociologia: RPG em tabuleiro jornada dos guardiões da floresta jogando com o familiar e o estranho | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo educacional de RPG em tabuleiro intitulado "JORNADA DOS GUARDIÕES DA FLORESTA – JOGANDO COM O FAMILIAR E O ESTRANHO", concebido como parte integrante do Mestrado Profissional em Sociologia. O jogo, baseado nos contos indígenas de Daniel Munduruku, foi criado com o intuito de proporcionar uma abordagem lúdica e participativa para o ensino da sociologia, utilizando o RPG (Role-Playing Game) como metodologia ativa. A escolha do formato de jogo de tabuleiro como ferramenta educacional foi motivada pela necessidade de engajar os alunos de maneira interativa e imersiva, desafiando os paradigmas tradicionais de aprendizado e enfatizando o reconhecimento e valorização da alteridade. Ao explorar as lendas e mitos indígenas de alguns povos, o jogo incentiva os alunos a conhecerem mais sobre o “outro”, a entenderem o mundo através de elementos culturais diferentes daqueles com os quais estão mais familiarizados. Isso não apenas amplia o horizonte de compreensão, mas também os sensibiliza para as realidades das diversas sociedades. Paralelamente, em uma perspectiva sociointeracionista, o jogo visa estimular a sofisticação do "Self" do aluno, pois eles são incentivados a refletir sobre suas próprias identidades, valores e responsabilidades dentro de uma sociedade plural. O jogo, portanto, estimula os educandos em discussões significativas sobre suas próprias percepções, preconceitos e privilégios, encorajando uma maior consciência de si mesmos e do mundo ao seu redor quando colocados em um outro papel ativo na resolução de problemas e na tomada de decisões, através dos olhos de um personagem. O trabalho se justifica pela necessidade de promover o respeito e apreciação das diferenças étnicas e culturais, especialmente no que diz respeito à questão indígena no Brasil. Este trabalho, portanto, tem o propósito de despertar o interesse em utilizar o produto educacional, promovendo experiências enriquecedoras para estudantes e professores em sala de aula (ou fora dela). | pt_BR |
| dc.title.en | Active methodology in teaching sociology: boardgame RPG journey of the forest guardians playing with the familiar and the strange | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Culturas Indígenas Brasileiras | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Jogos pedagógicos | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | RPG | pt_BR |
| dc.subject.en | Brazilian Indigenous Cultures | pt_BR |
| dc.subject.en | Educational games | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2157537464054337 | pt_BR |
| local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6437-8318 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0287460826976151 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-03-27 | - |
| Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_dis_ypmoreira.pdf | 10,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.