Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80165
Tipo: TCC
Título: A metodologia científica como instrumento de educação no Ensino Médio
Autor(es): Andrade, Nathalia Holanda
Orientador: Reis, Saulo Davi Soares e
Palavras-chave em português: Metodologia científica;Ensino de Ciências;Ciências da natureza;Educação científica;Novo ensino médio
Palavras-chave em inglês: Scientific methodology;Science teaching;Natural sciences;Education scientific;New high school
Data do documento: 2025
Citação: ANDRADE, N. H. A metodologia científica como instrumento de educação no ensino médio. 2025. 45 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho investiga a metodologia científica como instrumento de ensino no ensino médio, analisando sua aplicabilidade, benefícios e desafios. Justifica-se pela compreensão de que a educação científica desempenha um papel essencial na formação do pensamento crítico e na construção do conhecimento, preparando os estudantes para interagir com o mundo de forma investigativa. No Brasil, o ensino de ciências tem evoluído ao longo da história, mas ainda enfrenta desafios, como a falta de estratégias pedagógicas que incentivem a participação ativa dos alunos. Com o Novo Ensino Médio e a flexibilização dos currículos, oportunidades surgem para integrar novas metodologias, como a prática da pesquisa científica no ambiente escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio da aplicação de uma unidade curricular eletiva em uma escola pública do Ceará, abordando conceitos teóricos e práticos sobre a produção do conhecimento científico. Os estudantes foram incentivados a desenvolver pesquisas em grupo, utilizando o método científico para investigar temas de interesse. Os resultados demonstraram que a pesquisa científica instiga o interesse por temas da área de ciências da natureza e a compreensão desses temas por parte dos alunos de maneira ativa. A pesquisa desempenha um papel social e educacional, promovendo a divulgação científica, o compartilhamento de ideias e a compreensão do que é ciência, contribuindo para a alfabetização científica. Conclui-se que a metodologia científica pode ser uma ferramenta eficaz na educação básica, promovendo uma aprendizagem ativa e estimulando a curiosidade científica dos estudantes.
Abstract: This study investigates the scientific methodology as a teaching tool in high school, analyzing its applicability, benefits, and challenges. The justification lies in the perspective that scientific education is a crucial role in developing critical thinking and knowledge construction, preparing students to interact with the world through inquiry. In Brazil, science education has evolved over time but still faces challenges, such as the lack of pedagogical strategies that encourage active student participation. With the implementation of the new high school curriculum and the flexibilization of study programs, opportunities arise to integrate new methodologies, such as scientific research practices in the school environment. This research was conducted through the application of a curricular activity in a public school in Brazil, addressing theoretical and practical concepts related to the production of scientific knowledge. Students were encouraged to conduct group research, using the scientific method to investigate topics of interest. The results showed that research practices stimulate interest in natural sciences and enhance students’ understanding of these subjects in an active manner. Furthermore, research plays a social and educational role by promoting scientific dissemination, fostering an environment for idea sharing, and introducing the school community to the concept of science, contributing to scientific literacy. The study concludes that scientific methodology can be an effective tool in basic education, promoting active learning and stimulating students’ scientific curiosity. For future studies, it is suggested to extend the elective course over a longer academic period and adapt it to more specific topics.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80165
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_nhandrade.pdf473,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.