Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80129
Tipo: TCC
Título: Otimização de rotas do transporte escolar público em Russas/CE: uma abordagem com programação linear inteira
Autor(es): Moreira, Vinícius de Oliveira
Orientador: Lima, Marcos Vinicius de Andrade
Palavras-chave em português: otimização de rotas escolares;programação linear inteira;problema do caixeiro viajante;transporte escolar público
Palavras-chave em inglês: school route optimization;integer linear programming;traveling salesman problem;public school transportation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Data do documento: 2025
Citação: MOREIRA, Vinícius de Oliveira. Otimização de rotas do transporte escolar público em Russas/CE: uma abordagem com programação linear inteira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025.
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem de otimização das rotas do transporte escolar público na cidade de Russas/CE, utilizando a Programação Linear Inteira (PLI). O objetivo principal foi minimizar a distância percorrida pelos ônibus escolares, garantindo eficiência operacional. Para isso, foram mapeadas as rotas atualmente utilizadas pela prefeitura e um modelo matemático foi desenvolvido para encontrar trajetos mais curtos e eficazes. O problema foi modelado como uma variação do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), com restrições específicas para garantir a viabilidade da solução. A implementação do modelo permitiu a obtenção de rotas otimizadas. Os resultados demonstraram que a otimização permitiu uma redução significativa nas distâncias percorridas: a Rota 1 teve uma diminuição de 2,28 km (otimização de 19,79%) e a Rota 2 apresentou uma redução de 3,03 km (otimização de 20,23%). Essas melhorias impactam diretamente a eficiência do transporte escolar, reduzindo a distância de deslocamento dos alunos e os custos operacionais. Os resultados deste estudo reforçam a importância da aplicação de técnicas de otimização para a gestão do transporte escolar público, proporcionando um serviço mais ágil para o município.
Abstract: This paper presents an approach to optimizing public school transport routes in the city of Russas/CE, using Integer Linear Programming (ILP). The main objective was to minimize the distance traveled by school buses, ensuring operational efficiency. To do this, the routes currently used by the city were mapped and a mathematical model was developed to find the shortest and most efficient routes. The problem was modeled as a variation of the Traveling Salesman Problem (TSP), with specific constraints to ensure the feasibility of the solution. The implementation of the model enabled the obtaining of optimized routes. The results showed that the optimization led to a significant reduction in the distances traveled: Route 1 had a reduction of 2.28 km (an optimization of 19.79%) and Route 2 had a reduction of 3.03 km (an optimization of 20.23%). These improvements have a direct impact on the efficiency of school transportation, reducing the distance students travel and operating costs. The results of this study reinforce the importance of applying optimization techniques to the management of public school transport, providing a more agile service for the municipality
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80129
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0007-4467-4436
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3710254368866896
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_vomoreira.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.