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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80123
Type: | Tese |
Title: | Representação espacial de papéis temáticos: natureza ou cultura? |
Authors: | D´ippolito, Rachel de Morais |
Advisor: | Teixeira, Elisângela Nogueira |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Linguagem;Letramento;Representação espacial mental;Papéis temáticos;Primitivos espaciais |
Keywords in English : | Language;Literacy;Mental spatial representation;Thematic roles;Spatial primitives |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Issue Date: | 2025 |
Citation: | D’IPPOLITO, Rachel de Morais. Representação espacial de papéis temáticos: natureza ou cultura? 2025. 217 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta tese investiga a interdependência dos módulos cognitivos da linguagem e do espaço, por meio de dois experimentos que investigam a relação de noções linguísticas e espaciais. Delimitamos as noções espaciais nos eixos cartesianos x e y a fim de compreender melhor os efeitos do letramento sobre a cognição espacial humana. No nosso primeiro experimento (tarefa de correspondência frase-imagem), analisamos como ocorre a representação espacial dos papéis temáticos de agente e paciente em frases que apresentam verbos de ação com direção da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Investigamos como ocorre a espacialização de papéis temáticos em indivíduos que não possuem a competência linguística escrita, a fim de verificar como o viés de línguas que seguem a ordem da esquerda para direita – como a língua portuguesa – pode influenciar tarefas de representação espacial. Partindo dos trabalhos realizados por Chatterjee et al. (1999) e Maass e Russo (2003), que não chegaram a resultados conclusivos sobre a origem de um viés específico de natureza biológica ou cultural, verificamos como ocorre essa representação espacial em participantes iletrados. Considerando que a compreensão sobre a existência e as causas de um comportamento específico em tarefas dessa natureza ainda não se encontram esclarecidas para o grupo de indivíduos iletrados, o objetivo desta tese é identificar o fator que influencia o viés espacial nas pessoas letradas, ao estudar o modo de espacializar daqueles que não foram alfabetizados (iletrados). Para verificar os fatores que determinam esse comportamento, propusemos uma tarefa de correspondência frase-imagem com a utilização do rastreador ocular, em estudo comparativo entre um grupo de 30 participantes letrados (controle) e 10 participantes iletrados (experimental), para avaliar se é possível dissociar a representação espacial de verbos de ação na voz ativa da direção esquerda-direita do letramento dos indivíduos. Os nossos dados trazem evidência a favor da Hipótese dos Primitivos espaciais (de natureza biológica). No nosso segundo experimento (tarefa de conceituação com uso de prime), observamos a relação semântica e espacial entre palavras prime e figuras-alvo em efeito de congruência espacial. O nosso objetivo foi investigar se os componentes tipos de prime e congruência, ou seja, a correspondência entre palavra prime e imagem-alvo, influenciam o processamento de palavras que possuem semas espaciais implícitos. Partindo do estudo realizado por Ostarek et al. (2018), adaptamos o experimento de conceituação com o uso de prime a fim de comparar o efeito do processamento online de palavras com semas espaciais implícitos em trajetória sacádica e de comparar a performance de letrados e iletrados. Uma vez que não existem estudos sobre a performance sacádica de pessoas que não sabem ler nem escrever, em experimentos dessa natureza, consideramos relevante analisar a influência do letramento no eixo cartesiano y. Acreditamos que os achados podem nos trazer insights sobre a cognição espacial humana. Para alcançar o nosso objetivo, testamos os mesmos participantes do experimento 1 e a mesma técnica experimental de rastreamento ocular. Os dados revelam resultado significativo apenas para a variável dependente velocidade da sacada. Para essa variável, encontramos que o tipo de prime e o tipo de figura influenciam a velocidade da sacada. Os nossos dados trazem indícios que podem favorecer a confirmação das nossas hipóteses quatro e cinco. |
Abstract: | This thesis investigates the interdependence of the cognitive modules of language and space through two experiments that investigate the relationship between linguistic and spatial notions. We delimited spatial notions on the Cartesian x and y axes in order to better understand the effects of literacy on human spatial cognition. In our first experiment (sentence-image matching task), we analyzed how the spatial representation of the thematic roles of agent and patient occurs in sentences that present action verbs with left-to-right and right-to-left direction. We investigated how the spatialization of thematic roles occurs in individuals who do not have written linguistic competence, in order to verify how the bias of languages that follow the left-to-right order - such as Portuguese - can influence spatial representation tasks. Based on the work carried out by Chatterjee et al. (1999) and Maass and Russo (2003), who did not reach conclusive results on the origin of a specific biological or cultural bias, we verified how this spatial representation occurs in illiterate participants. Considering that understanding the existence and causes of a specific behavior in tasks of this nature has not yet been clarified for the group of illiterate individuals, the aim of this thesis is to identify the factor that influences the spatial bias in literate people, by studying the way of spatializing of those who have not been literate (illiterate). To verify the factors that determine this behavior, we proposed a sentence-image matching task using the eye tracker, in a comparative study between a group of 30 literate participants (control) and 10 illiterate participants (experimental), to assess whether it is possible to dissociate the spatial representation of action verbs in the active voice from the left-right direction of the individuals' literacy. Our data provides evidence in favor of the Spatial Primitives Hypothesis (of a biological nature). In our second experiment (conceptualization task using prime), we observed the semantic and spatial relationship between prime words and target pictures in the spatial congruency effect. Our aim was to investigate whether the components prime type and congruency, i.e. the correspondence between prime word and target image, influence the processing of words that have implicit spatial semas. Based on the study carried out by Ostarek et al. (2018), we adapted the conceptualization experiment with the use of prime in order to compare the effect of online processing of words with implicit spatial semas in saccadic trajectory and to compare the performance of literate and illiterate people. Since there are no studies on the saccadic performance of people who can neither read nor write, in experiments of this nature, we consider it relevant to analyze the influence of literacy on the Cartesian y-axis. We believe that the findings could give us insights into human spatial cognition. To achieve our goal, we tested the same participants as in experiment 1 and the same experimental eye-tracking technique. The data revealed a significant result only for the dependent variable saccade speed. For this variable, we found that the type of prime and the type of figure influence saccade speed. Our data provides evidence that could help confirm hypotheses four and five. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80123 |
Author's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-8677-1329 |
Author's Lattes: | https://lattes.cnpq.br/3502144253347599 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-3924-3985 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7609186549849417 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
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