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Tipo: TCC
Título: Avaliação da usabilidade e experiência do usuário do Ambiente Multimeios de Ensino-Aprendizagem (AME) sob perspectiva do aluno e do professor
Autor(es): Lima, Ana Márcia de
Orientador: Vasconcelos, Patrícia Freitas Campos de
Palavras-chave em português: avaliação;usabilidade;experiência do usuário;Ambiente Virtual de Aprendizagem
Palavras-chave em inglês: evaluation;usability;user experience;Virtual Learning Environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Data do documento: 2025
Citação: LIMA, Ana Márcia de. Avaliação da usabilidade e experiência do usuário do Ambiente Multimeios de Ensino-Aprendizagem (AME) sob perspectiva do aluno e do professor. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025.
Resumo: O avanço da tecnologia tem impulsionado diversos âmbitos da sociedade, dentre eles a educação. Esse fato tem sido observado majoritariamente nos últimos anos com o crescimento da Educação a Distância (EaD). Esse aumento tem contribuído para a popularização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), no qual vêm tornando o ensino e o aprendizado mais acessíveis. Tais benefícios foram observados especialmente durante o período da pandemia da COVID-19, iniciado em 2020, quando as aulas que ocorriam em regime presencial passaram a ser ministradas de forma remota. Contudo, é fundamental avaliar esses tipos de ambiente sob a perspectiva do usuário, visando obter feedbacks, a fim de identificar a necessidade de melhorias para que o ambiente forneça uma experiência mais agradável. Na Universidade Federal do Ceará - Campus de Russas, o Ambiente Multimeios de Ensino-Aprendizagem (AME) foi um dos AVAs utilizados por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem durante o período de pandemia, entre os anos de 2020 a 2022, porém, desde o período de lançamento da nova versão do AME, em 2021, não há trabalhos que mostram que o AVA em questão foi avaliado sob perspectivas de usabilidade e UX. Tendo em vista isso, esse trabalho apresenta resultados de uma avaliação da usabilidade e da UX do AME, sob a perspectiva dos alunos e dos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de uso do AVA. Para tanto, neste trabalho foram aplicados os seguintes métodos de avaliação: questionário e testes com usuários. O questionário obteve um total de 35 respostas, sendo 31 alunos e 4 professores. Já no teste com usuário participaram 5 alunos e 2 professores. Os resultados revelaram que uma parcela dos alunos considera o AME como um bom sistema, e os testes com usuários mostraram que os participantes conseguem realizar determinados cenários com certa medida de facilidade. Contudo, também foi manifesta a necessidade de melhorias relacionadas à usabilidade, UX, desempenho, disponibilidade e responsividade do AVA. Já na avaliação sob a perspectiva dos professores, foi expresso que o AME é um sistema promissor e tem ajudado bastante os docentes nas suas disciplinas, além de ser um ótimo sistema para realização de provas. Por outro lado, os dados também mostraram que os docentes possuem dificuldade em determinadas funcionalidades do sistema.
Abstract: Advances in technology have boosted several areas of society, including education. This has been particularly noticeable in recent years with the growth of Distance Education (DE). This increase has contributed to the popularization of Virtual Learning Environments (VLEs), which have made teaching and learning more accessible. These benefits were especially observed during the COVID-19 pandemic, which began in 2020, when classes that used to take place in person began to be taught remotely. However, it is essential to evaluate these types of environments from the user's perspective, aiming to obtain feedback in order to identify the need for improvements so that the environment provides a more enjoyable experience. At the Federal University of Ceará - Russas Campus, the Multimedia Teaching-Learning Environment (AME) was one of the AVAs used by teachers and students in the teaching-learning process during the pandemic period, between 2020 and 2022. However, since the launch of the new version of AME in 2021, there are no studies showing that the AVA in question was evaluated from the perspectives of usability and UX. In view of this, this work presents the results of an evaluation of the usability and UX of AME, from the perspective of students and teachers at the Federal University of Ceará (UFC), in order to contribute to improving the quality of use of the AVA. To this end, the following evaluation methods were applied in this work: questionnaire and user testing. The questionnaire obtained a total of 35 responses, 31 students and 4 teachers. In the user test, 5 students and 2 teachers participated. The results revealed that a portion of the students consider AME to be a good system, and user testing showed that participants can perform certain scenarios with a certain degree of ease. However, the need for improvements related to usability, UX, performance, availability, and responsiveness of the VLE was also evident. In the evaluation from the teachers' perspective, it was expressed that AME is a promising system and has helped teachers a lot in their subjects, in addition to being an excellent system for conducting tests. On the other hand, the data also showed that teachers have difficulty with certain features of the system.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80119
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0004-6469-5275
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1182412395105510
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

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