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Tipo: TCC
Título: Análise de sobrevivência aplicada ao ensaio uniaxial de carga repetida em concreto asfáltico
Autor(es): Silva, Bruno Sousa da
Orientador: Ferreira, Jorge Luís Santos
Palavras-chave em português: Análise de sobrevivência;concreto asfáltico;deformação permanente
Palavras-chave em inglês: Survival analysis;asphalt concrete;permanent deformation
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Data do documento: 2025
Citação: SILVA, Bruno Sousa da. Análise de sobrevivência aplicada ao ensaio uniaxial de carga repetida em concreto asfáltico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2025.
Resumo: A análise de sobrevivência é uma técnica estatística amplamente utilizada em diversas áreas, sendo particularmente relevante em estudos que envolvem o tempo até a ocorrência de um evento de interesse, como falhas, mortalidade ou desgaste de materiais. Em pavimentação asfáltica, entender a durabilidade e o desempenho das misturas é crucial para a previsão da vida útil e para a determinação de estratégias de manutenção eficazes. Neste contexto, a análise de sobrevivência emerge como uma ferramenta poderosa para modelar o tempo de vida até a falha dessas misturas, permitindo não apenas a estimativa da durabilidade, mas também a comparação entre diferentes formulações e tratamentos. O presente trabalho se dedica à aplicação do estimador de Kaplan-Meier e do modelo de riscos proporcionais de Cox na análise de sobrevivência de misturas asfálticas. O estimador de Kaplan-Meier é uma técnica não-paramétrica que permite a construção da curva de sobrevivência, fornecendo uma representação gráfica da probabilidade de sobrevivência ao longo do tempo. Já o modelo de Cox é um método semiparamétrico que possibilita a inclusão de covariáveis, permitindo a avaliação do efeito de diferentes fatores, como o tipo de ligante ou a granulometria sobre a durabilidade da mistura. Os resultados confirmaram o potencial das técnicas aplicadas na avaliação da resistência das misturas asfálticas à deformação permanente. O Modelo de Cox destacou-se como uma ferramenta essencial na identificação dos fatores mais influentes na durabilidade das misturas, evidenciando que a viscosidade rotacional e o teor de ligante têm impacto significativo no desempenho mecânico. A análise comparativa revelou uma forte correlação entre parâmetros granulométricos, como a Proporção Fina dos Agregados Miúdos (FAF), e a resistência à deformação das misturas asfálticas. Os resultados destacam que a seleção criteriosa dos componentes, aliada ao controle rigoroso da produção e aplicação, podem maximizar a vida útil dos pavimentos, reduzir custos de manutenção e aumentar a eficiência estrutural. Este estudo contribui para o desenvolvimento de metodologias mais robustas na análise de desempenho das misturas, permitindo a projeção de pavimentos mais duráveis e economicamente viáveis. A deformação permanente, uma falha comum no início da vida útil dos pavimentos, está fortemente relacionada à granulometria da mistura, fator muitas vezes subestimado na etapa de dosagem. Assim, este estudo propõe um método para avaliar a granulometria e seu impacto na resistência das misturas, contribuindo para formulações mais eficazes e duráveis.
Abstract: Survival analysis is a widely used statistical technique in various fields, particularly in studies involving the time until the occurrence of an event of interest, such as failures, mortality, or material degradation. In asphalt pavement engineering, understanding the durability and performance of mixtures is crucial for predicting service life and defining effective maintenance strategies. In this context, survival analysis emerges as a powerful tool for modeling the time to failure of asphalt mixtures, allowing not only the estimation of durability but also the comparison between different formulations and treatments. This study focuses on applying the Kaplan-Meier estimator and the Cox proportional hazards model in the survival analysis of asphalt mixtures. The Kaplan-Meier estimator is a non-parametric technique that enables the construction of a survival curve, providing a graphical representation of survival probability over time. The Cox model, a semi-parametric method, allows for the inclusion of covariates, facilitating the evaluation of different factors, such as binder type and aggregate gradation, on mixture durability. The results confirmed the potential of these techniques in assessing the resistance of asphalt mixtures to permanent deformation. The Cox model proved to be an essential tool for identifying the most influential factors in mixture durability, highlighting that rotational viscosity and binder content significantly impact mechanical performance. The comparative analysis revealed a strong correlation between gradation parameters, such as the Fine Aggregate Fraction (FAF), and the resistance to deformation of asphalt mixtures. The findings emphasize that a careful selection of components, combined with strict control over production and application, can maximize pavement lifespan, reduce maintenance costs, and improve structural efficiency. This study contributes to developing more robust methodologies for assessing mixture performance, enabling the design of more durable and cost-effective pavements. Permanent deformation, a common failure in the early life of pavements, is stronglyrelated to mixture gradation, a factor often underestimated in the mix design stage. Therefore,this study proposes a method to evaluate gradation and its impact on mixture resistance, contributing to more effective and durable formulations.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80088
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0004-5650-1776
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4935632731906655
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias

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