Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80083
Tipo: | TCC |
Título: | Influência da distribuição de probabilidade dos dados no controle estatístico da qualidade de obras e serviços rodoviários |
Autor(es): | Coelho, Eliardo Soares |
Orientador: | Ferreira, Jorge Luís Santos |
Palavras-chave em português: | controle de qualidade;pavimentação asfáltica;DNERPRO 277/97;distribuição normal |
Palavras-chave em inglês: | quality control;asphalt paving;DNER-PRO 277/97;normal distribution |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | COELHO, Eliardo Soares. Influência da distribuição de probabilidade dos dados no controle estatístico da qualidade de obras e serviços rodoviários. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2025. |
Resumo: | O presente trabalho consistiu na análise da influência da distribuição de probabilidade dos dados no controle estatístico da qualidade de obras e serviços rodoviários, com foco no teor de ligante asfáltico (%CAP) e no percentual passante na peneira Nº 200 (Nº 200). A hipótese de normalidade dos dados adotada em normas como a DNER-PRO 277/97 é investigada por meio de análises estatísticas e simulações computacionais. A metodologia envolveu a coleta de dados de três obras rodoviárias no Ceará (Obra 1, Obra 2 e Obra 3), a realização de testes de normalidade (Shapiro-Wilk, Kolmogorov-Smirnov e Anderson-Darling) e o ajuste de distribuição de probabilidade. Além disso, o Método de Monte Carlo foi empregado para simular diferentes cenários e avaliar o impacto da distribuição dos dados nos percentuais de aceitação dos serviços. A distribuição log-logística apresentou o melhor ajuste para os dados do %CAP, enquanto a distribuição normal mostrou-se inadequada na maioria dos casos. Para o Nº 200, não houve uma única distribuição que melhor se ajustasse simultaneamente aos dados das três obras. A distribuição log-normal foi a mais adequada para a Obra 1, enquanto a normal apresentou melhor ajuste na Obra 2, e a logística, na Obra 3. Os resultados mostraram que assumir a normalidade como premissa nos critérios de aceitação pode gerar distorções significativas. Na Obra 2, por exemplo, o percentual de aceitação do %CAP variou em até 18,0%, dependendo da distribuição adotada, evidenciando um viés de rejeição que impõe um risco maior do que o estimado para o executante. Assim, a adoção de distribuições estatísticas mais representativas pode aprimorar o controle de qualidade na pavimentação asfáltica, reduzindo erros na aceitação ou rejeição dos serviços e minimizando impactos técnicos e financeiros. Diante disso, recomenda-se a revisão dos critérios normativos e a ampliação dos estudos sobre o tema em diferentes condições de pavimentação. |
Abstract: | This study analyzed the influence of probability distribution of data on the statistical quality control of road construction and maintenance services, focusing on asphalt binder content (%CAP) and percent passing the No. 200 sieve (No. 200). The assumption of data normality, as adopted in standards such as DNER-PRO 277/97, was investigated through statistical analysis and computer simulations. The methodology involved collecting data from three highway projects in Ceará (Obra 1, Obra 2, and Obra 3), performing normality tests (ShapiroWilk, Kolmogorov-Smirnov, and Anderson-Darling), and fitting probability distributions. Additionally, the Monte Carlo method was employed to simulate different scenarios and evaluate the impact of data distribution on service acceptance rates. The log-logistic distribution provided the best fit for the %CAP data, whereas the normal distribution proved inadequate in most cases. For No. 200, no single distribution best fitted the data from all three projects. The log-normal distribution was the most appropriate for Obra 1, while the normal distribution showed a better fit for Obra 2, and the logistic distribution was the best fit for Obra 3. The results demonstrated that assuming normality as a premise in acceptance criteria can lead to significant distortions. In Obra 2, for instance, the acceptance rate for %CAP varied by up to 18.0%, depending on the adopted distribution, showing a rejection bias, increasing the risk for the contractor beyond the estimated level. Thus, adopting more representative statistical distributions can enhance quality control in asphalt paving, reducing errors in service acceptance or rejection and minimizing technical and financial impacts. In light of these findings, it is recommended to review regulatory criteria and expand studies on the subject under different paving conditions. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80083 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0000-2209-3189 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6436054404308869 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_escoelho,pdf.pdf | 5,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.