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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80070
Tipo: | TCC |
Título: | Otimização de rota tecnológica de resíduos sólidos usando redes neurais artificiais: um estudo de caso em Crateús – CE |
Título em inglês: | Optimization of solid waste technological route using artificial neural networks: a case study in Crateús – CE |
Autor(es): | Alcantara, Mariana Aparecida Frota Machado |
Orientador: | Silva, Thiago Fernandes da |
Coorientador: | Silva, Karina Albuquerque da |
Palavras-chave em português: | gestão de resíduos sólidos;inteligência artificial;rotas tecnológicas |
Palavras-chave em inglês: | solid waste management;artificial intelligence;solid waste |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | ALCANTARA, Mariana Aparecida Frota Machado. Otimização de rota tecnológica de resíduos sólidos usando redes neurais artificiais: um estudo de caso em Crateús – CE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2025. |
Resumo: | O crescimento acelerado das áreas urbanas no Brasil intensificou a geração de resíduos sólidos, evidenciando desafios no gerenciamento e fornecimento adequado desses materiais. Dados do Sistema Nacional de Saneamento Básico (SNISA), destacam a insuficiência na coleta seletiva e a persistência de lixões em diversos municípios, agravando os impactos ambientais. Nesse contexto, a cidade de Crateús, no Ceará, já apresenta avanços no gerenciamento de resíduos, como a coleta coletada e iniciativas do Consórcio de Manejo Público de Resíduos Sólidos dos Sertões de Crateús (CORSEC). No entanto, limitações tecnológicas ainda são evidentes. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um modelo de inteligência artificial baseado em redes neurais artificiais (RNA) para traçar rotas tecnológicas otimizadas para o gerenciamento de resíduos sólidos no município. As redes neurais, foram utilizadas para integrar dimensões técnicas, ambientais e econômicas no planejamento de rotas de coleta e destino . A metodologia aplicada consiste na coleta e análise de dados disponibilizados por fontes como a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA) e o SNIS. Os dados foram processados e comparados com uma tabela de parâmetros previamente estabelecidas, possibilitando a disponibilidade do modelo de RNA para a definição da rota mais eficiente para Crateús. O desenvolvimento do código incluiu etapas de normalização, treinamento e validação do modelo, garantindo sua aplicabilidade ao contexto local. Os resultados indicaram uma otimização significativa no planejamento de resultados, proporcionando maior eficiência operacional, dentro dos indicadores analisados. A aplicação do modelo permitiu não apenas a definição de trajetória mais estratégica, mas também a identificação de desafios operacionais que podem ser mitigados com ajustes logísticos. Além disso, uma abordagem baseada em inteligência artificial se mostrou promissora para replicação em outros municípios com características semelhantes, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade urbana. Dessa forma, este estudo reforça a importância da tecnologia no aprimoramento da gestão ambiental, evidenciando o potencial da inteligência artificial como ferramenta para a modernização e otimização dos serviços de coleta de resíduos sólidos. Além disso, pesquisa buscou contribuir para a sustentabilidade urbana e fomentar políticas públicas inovadoras no contexto de cidades de pequeno e médio porte. |
Abstract: | The accelerated growth of urban areas in Brazil has intensified the generation of solid waste, highlighting challenges in the management and adequate supply of these materials. Data from the National Sanitation Information System (SNIS, 2022) highlight the insufficiency of selective collection and the persistence of landfills in several municipalities, aggravating environmental impacts. In this context, the city of Crateús, in Ceará, has already shown advances in waste management, such as collected collection and initiatives by the Consórcio de Manejo Público de Resíduos Sólidos dos Sertões de Crateús (CORSEC). However, technological limitations are still evident. This work proposes the development of an artificial intelligence model based on artificial neural networks (ANN) to trace optimized technological routes for solid waste management in the municipality. Neural networks were used to integrate technical, environmental, and economic dimensions in the planning of collection and destination routes. The methodology applied consists of collecting and analyzing data provided by sources such as the Brazilian Association of Waste and Environment (ABREMA) and the SNIS. The data were processed and compared with a table of previously established parameters, enabling the availability of the ANN model to define the most efficient route to Crateús. The development of the code included steps of normalization, training, and validation of the model, ensuring its applicability to the local context. The results indicated a significant optimization in the planning of results, providing greater operational efficiency, within the indicators analyzed. The application of the model allowed not only the definition of a more strategic trajectory, but also the identification of operational challenges that can be mitigated with logistical adjustments. In addition, an approach based on artificial intelligence proved promising for replication in other municipalities with similar characteristics, contributing to the development of public policies aimed at urban sustainability. Thus, this study reinforces the importance of technology in improving environmental management, highlighting the potential of artificial intelligence as a tool for the modernization and optimization of solid waste collection services. Furthermore, research sought to contribute to urban sustainability and promote innovative public policies in the context of small and medium-sized cities. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80070 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7547671151028233 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA AMBIENTAL - CRATEÚS - Artigos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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