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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80064
Tipo: | Dissertação |
Título: | Efetividade de infográfico animado sobre estilo de vida saudável para pessoas com doenças cardiometabólicas: ensaio clínico randomizado |
Autor(es): | Macêdo, Thamires Sales |
Orientador: | Caetano, Joselany Áfio |
Coorientador: | Barros , Lívia Moreira |
Palavras-chave em português: | Tecnologia Educacional;Educação em Saúde;Enfermagem;Promoção da Saúde |
Palavras-chave em inglês: | Educational Technology;Health Education;Nursing;Health Promotion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | MACÊDO, Thamires Sales. Efetividade de infográfico animado sobre estilo de vida saudável para pessoas com doenças cardiometabólicas: ensaio clínico randomizado. 2025. Dissertaçao (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmacia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceara, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80064. Acesso em: 15/03/2025. |
Resumo: | Introdução: O estilo de vida inadequado está diretamente ligado ao desenvolvimento de Doenças Cardiometabólicas, a principal causa de morbimortalidade no mundo. Essas condições afetam a função cardíaca, vascular e metabólica, incluindo obesidade, Diabetes Mellitus tipo 2 e Hipertensão Arterial. O tratamento dessas doenças necessita de abordagem não farmacológica, que exige intervenções educativas bem estruturadas e viáveis para aplicação nos serviços de saúde. Nessa perspectiva, destaca-se o uso de tecnologias educacionais como o infográfico animado, que pode servir de suporte para os profissionais de saúde e usuários por melhorar o processo saúde/doença, empoderar e facilitar terapêutica adequada para cada paciente. Objetivo: avaliar a efetividade de intervenção educativa mediada por infográfico animado para a melhora do estilo de vida de pessoas com doenças cardiometabólicas. Metodologia: Trata-se de estudo experimental do tipo ensaio clínico randomizado, controlado e duplo cego, realizado nas unidades básicas de saúde no interior do Estado do Ceará/Brasil. A população de interesse foi composta por pacientes com o diagnóstico de doenças cardiometabólicas e que realizavam acompanhamento nos serviços de saúde. A intervenção educativa ocorreu com a utilização do infográfico animado, construído e validado em estudo anterior, na qual possui como título: “Hábitos saudáveis de vida para pessoas com doenças cardiometabólicas”. O grupo intervenção recebeu a aplicação do infográfico animado de forma individual, além dos cuidados usais ofertados nas unidades de saúde, já o grupo controle, recebeu somente os cuidados usuais ofertados nas unidades de saúde. O acompanhamento teve a duração de três meses, com três momentos de coleta de dados (M0 – baseline; M1 – após um mês; M2 – após três meses), sendo realizada de setembro de 2023 a agosto de 2024. Os dados coletados foram tabulados no Excel e analisados de acordo com os momentos estabelecidos, sendo utilizado software IBM SPSS Statistics versão 25 para análise estatística. Resultados: A amostra total foi de 50 pacientes, destes 27 pertencem ao grupo controle e 23 ao grupo intervenção, tendo o predomínio do sexo feminino em ambos os grupos, com 70,43% (19) no grupo controle e 87,0% (20) no grupo intervenção, e idade entre 40 e 59 anos. A variação entre os valores obtidos no questionário acerca do nível de conhecimento inicial e final dos pacientes no grupo controle foi de 22,7% para 63,6%, enquanto no grupo intervenção foi de 41,7% para 79,2%, tendo seu pico de aumento no segundo momento de coleta (T1) com p-valor<0,001. Com relação as mudanças dos hábitos de vida, nota-se que os pacientes do grupo intervenção alcançaram melhores escores acerca de “alimento me adequadamente” (p-valor 0,032), “não fumo” (p-valor <0,001), “relaxamento” (p-valor 0,023), influenciando, diretamente, na melhora dos valores correspondentes as características antropométricas, como o peso (T0: 72,1 ± 14,8 e T2: 70,2 ± 14,7, p-valor: 0,008), IMC (T0: 29,4 ± 6,2 e T2: 29,0 ± 6,2, p-valor: 0,011), gordura corporal (T0: 39,2 ± 9,2 e T2: 36,9 ± 9,0, p-valor: 0,030), circunferência abdominal (T0: 101,5 ± 10,9 e T2: 99,0 ± 11,6, p-valor: 0,002). Já os dados clínicos pressão arterial sistólica (T0: 139,4 ± 20,5 e T2: 125,9 ± 24,2, p-valor: 0,002) e pressão arterial diastólica (T0: 84,0 ± 15,5 e T2: 77,9 ± 23,1, p-valor: 0,023) do GI quando comparados ao grupo controle, que só obteve melhora nos valores de pressão arterial sistólica (T0: 135,4 ± 16,5 e T2: 127,9 ± 13,3, p-valor: 0,041), bem como, a análise acerca da melhora no estilo de vida no grupo intervenção identificou o ganho de conhecimento como o fator mais fortemente associado (β=0.589, p=0.002), seguido pela escolaridade (β=0.461, p=0.043). Conclusão: A intervenção com infográficos estabeleceu uma conexão significativa entre aquisição de conhecimento e mudança comportamental, que não foi observada no grupo controle, além disso, o conhecimento adquirido através da intervenção possui maior capacidade para melhorias em parâmetros clínicos, sugerindo maior efetividade desta modalidade de educação em saúde. |
Abstract: | Introduction: Inadequate lifestyle is directly linked to the development of Cardiometabolic Diseases, the leading cause of morbidity and mortality in the world. These conditions affect cardiac, vascular and metabolic function, including obesity, type 2 Diabetes Mellitus and Arterial Hypertension. The treatment of these diseases requires a non-pharmacological approach, which requires well-structured and viable educational interventions for application in health services. In this perspective, the use of educational technologies such as animated infographics stands out, which can serve as support for health professionals and users by improving the health/disease process, empowering and facilitating appropriate therapy for each patient. Objective: to evaluate the effectiveness of an educational intervention mediated by animated infographics to improve the lifestyle of people with cardiometabolic diseases. Methodology: This is an experimental study of the randomized, controlled and double-blind clinical trial type, carried out in basic health units in the interior of the State of Ceará/Brazil. The population of interest was composed of patients diagnosed with cardiometabolic diseases and who were being monitored in health services. The educational intervention was carried out using an animated infographic, developed and validated in a previous study, entitled: “Healthy lifestyle habits for people with cardiometabolic diseases”. The intervention group received the application of the animated infographic individually, in addition to the usual care offered in the health units, while the control group received only the usual care offered in the health units. The monitoring lasted three months, with three data collection moments (M0 – baseline; M1 – after one month; M2 – after three months), being carried out from September 2023 to August 2024. The collected data were tabulated in Excel and analyzed according to the established moments, using IBM SPSS Statistics version 25 software for statistical analysis. Results: The total sample consisted of 50 patients, of which 27 belonged to the control group and 23 to the intervention group, with a predominance of females in both groups, with 70.43% (19) in the control group and 87.0% (20) in the intervention group, and age between 40 and 59 years. The variation between the values obtained in the questionnaire regarding the initial and final level of knowledge of patients in the control group was 22.7% to 63.6%, while in the intervention group it was 41.7% to 79.2%, with its peak increase at the second collection moment (T1) with p-value <0.001. Regarding changes in lifestyle habits, it was noted that patients in the intervention group achieved better scores regarding “I eat properly” (p-value 0.032), “I don’t smoke” (p-value <0.001), “relaxation” (p-value 0.023), directly influencing the improvement of values corresponding to anthropometric characteristics, such as weight (T0: 72.1 ± 14.8 and T2: 70.2 ± 14.7, p-value: 0.008), BMI (T0: 29.4 ± 6.2 and T2: 29.0 ± 6.2, p-value: 0.011), body fat (T0: 39.2 ± 9.2 and T2: 36.9 ± 9.0, p-value: 0.030), abdominal circumference (T0: 101.5 ± 10.9 and T2: 99.0 ± 11.6, p-value: 0.002). The clinical data systolic blood pressure (T0: 139.4 ± 20.5 and T2: 125.9 ± 24.2, p-value: 0.002) and diastolic blood pressure (T0: 84.0 ± 15.5 and T2: 77.9 ± 23.1, p-value: 0.023) of the IG when compared to the control group, which only obtained improvement in systolic blood pressure values (T0: 135.4 ± 16.5 and T2: 127.9 ± 13.3, p-value: 0.041), as well as the analysis of the improvement in lifestyle in the intervention group identified the gain in knowledge as the most strongly associated factor (β = 0.589, p = 0.002), followed by education (β = 0.461, p=0.043). Conclusion: The intervention with infographics established a significant connection between knowledge acquisition and behavioral change, which was not observed in the control group. Furthermore, the knowledge acquired through the intervention has a greater capacity for improvements in clinical parameters, suggesting greater effectiveness of this type of health education. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80064 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-3896-0184 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7524241039212413 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-0807-056X |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5527843821495191 |
ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-9763-280X |
Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/1629160330627318 |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
Aparece nas coleções: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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