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Tipo: TCC
Título: Impacto financeiro da incompatibilidade entre projetos de pavimentação asfáltica urbana e serviços de manutenção de água e esgoto
Autor(es): Magalhães, João Victor Souza
Orientador: Ferreira, Jorge Luis Santos
Palavras-chave em português: Pavimentação asfáltica urbana;Manutenção de redes de água e esgoto;Impacto financeiro
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Data do documento: 2025
Citação: MAGALHÃES, João Victor Souza. Impacto financeiro da incompatibilidade entre projetos de pavimentação asfáltica urbana e serviços de manutenção de água e esgoto. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2025. Disponível em: Acesso em:
Resumo: Este trabalho analisa o impacto financeiro decorrente da incompatibilidade entre projetos de pavimentação asfáltica urbana e os serviços de manutenção das redes de água e esgoto no município de Crateús-CE. A pesquisa quantifica os prejuízos econômicos para o orçamento municipal e para as empresas responsáveis pelas manutenções, considerando intervenções realizadas entre 2023 e 2024 em vias pavimentadas no ano de 2022 e nas demais vias. Utilizando metodologias de georreferenciamento, levantamento de dados financeiros e análise de composições de custos, estimou-se que a ausência de compatibilização entre os projetos resultou em perdas financeiras significativas, no período de dois anos registrou-se 347 intervenções, correspondetes a uma área equivalente de 11.318,45m² acumulando um custo de R$ 892.007,04 apenas com a retirada do pavimento. A análise também revelou que o impacto financeiro foi mais significativo para as empresas responsáveis pelas manutenções, uma vez que os cálculos iniciais consideraram apenas os custos diretos de remoção do asfalto, sem abranger todas as etapas do serviço. No conjunto das vias analisadas, os custos estimados atingiram R$ 22.871,21, representando um aumento de aproximadamente 130,8% em comparação ao custo de remoção do pavimento das nove vias selecionadas. Nas demais vias, o custo total estimado do serviço de manutenção apresentou um acréscimo de 18,8% em relação ao valor inicialmente calculado, alcançando R$ 1.086.333,64. Conclui-se que a falta de coordenação entre as obras de pavimentação e os serviços de saneamento compromete a durabilidade do pavimento, gera desperdício de recursos públicos e impacta negativamente a mobilidade urbana. Dessa forma, recomenda-se a implementação de um planejamento integrado entre os setores envolvidos, visando otimizar os investimentos em infraestrutura viária e reduzir a necessidade de intervenções corretivas.
Abstract: This paper analyzes the financial impact resulting from the incompatibility between urban asphalt paving projects and water and sewage network maintenance services in the municipality of Crateús-CE. The research quantifies the economic losses to the municipal budget and to the companies responsible for maintenance, considering interventions carried out between 2023 and 2024 on roads paved in 2022 and on other roads. Using georeferencing methodologies, financial data collection and cost composition analysis, it was estimated that the lack of compatibility between the projects resulted in significant financial losses. In the two-year period, 347 interventions were recorded, corresponding to an equivalent area of 11,318.45 m², accumulating a cost of R$ 892,007.04 only with the removal of the pavement. The analysis also revealed that the financial impact was more significant for the companies responsible for maintenance, since the initial calculations considered only the direct costs of removing the asphalt, without covering all stages of the service. For all the roads analyzed, the estimated costs reached R$22,871.21, representing an increase of approximately 130.8% compared to the cost of removing the pavement on the nine roads selected. For the other roads, the total estimated cost of the maintenance service increased by 18.8% compared to the value initially calculated, reaching R$1,086,333.64. It is concluded that the lack of coordination between paving works and sanitation services compromises the durability of the pavement, generates waste of public resources and negatively impacts urban mobility. Therefore, it is recommended that integrated planning be implemented between the sectors involved, aiming to optimize investments in road infrastructure and reduce the need for corrective interventions.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80052
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias

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