Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80046
Tipo: | TCC |
Título: | Implementação de um plano de ensino sobre Ótica Geométrica e Ótica Ondulatória com a metodologia ativa de aprendizagem significativa |
Autor(es): | Dias, Guilherme Moreira |
Orientador: | Freitas, Daniel Brito de |
Palavras-chave em português: | Aprendizagem significativa;Ensino de Física;Plano de ensino |
Palavras-chave em inglês: | Meaningful learning;Physics teaching;Teaching plan |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | DIAS, G. M. Implementação de um plano de ensino sobre Ótica Geométrica e Ótica Ondulatória com a metodologia ativa de aprendizagem significativa. 2025. 86 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | A dificuldade em compreender e trabalhar com a física é um fenômeno persistente nas salas de aula, geralmente atrelado à dificuldade em se trabalhar com a matemática e com a assimilação de conceitos. Em busca de proporcionar uma solução que reduza essa dificuldade e que permita que os alunos consigam identificar, explicar e analisar a física no dia a dia, uma Sequência Didática foi elaborada. O produto educacional proposto, foca nos conceitos físicos da óptica geométrica e da ótica ondulatória buscando usar os conhecimentos prévios dos estudantes no processo de aprendizagem, como proposto pela metodologia ativa da aprendizagem significativa de David Ausubel. Com o intuito de proporcionar uma análise do uso dessa metodologia ativa e de gerar um ensino de física mais efetivo e atrativo no futuro, a presente pesquisa consiste em um estudo de caso da implementação dessa Sequência Didática a uma turma do 2° Ano do ensino médio da rede estadual. Os resultados obtidos e discutidos nessa pesquisa apontam uma melhora percentual significativa na aprendizagem dos estudantes, mostrando assim o efeito positivo da aplicação da Sequência Didática. Em contrapartida, houve entraves dos resultados no que diz respeito aos estudantes, que demonstraram pouco interesse decorrente das precariedades da metodologia tradicional. Assim, para uma compreensão mais detalhada e abrangente da aprendizagem significativa, recomenda-se a produção de outros produtos educacionais, com mais turmas, outros conteúdos ou outras adaptações dessa pesquisa. |
Abstract: | The difficulty in understanding and working with physics is a persistent phenomenon in classrooms, generally linked to the difficulty in working with mathematics and assimilating concepts. In search of providing a solution that reduce this difficulty and allows students to identify, explain and analyze physics on a daily basis, a Didactic Sequence was created. The proposed educational product focuses on the physical concepts of geometric optics and wave optics, seeking to use students' prior knowledge in the learning process, as proposed by David Ausubel's active methodology of meaningful learning. In order to provide an analysis of the use of this active methodology and to generate more effective and attractive physics teaching in the future, this research consists of a case study of the implementation of this Didactic Sequence to a 2nd year class of high school in the state network. The results obtained and discussed in this research indicate a significant percentage improvement in student learning, thus showing the positive effect of applying the Didactic Sequence. On the other hand, there were obstacles to the results with regard to students, who showed little interest due to the precariousness of the traditional methodology. Therefore, for a more detailed and comprehensive understanding of meaningful learning, the production of other educational products is recommended, with more classes, other content or other adaptations of this research. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80046 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_gmdias.pdf | 3,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.