Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80039
Tipo: TCC
Título: Narrativa digital para estudantes no transtorno do espectro autista: um mapeamento sistemático da literatura
Título em inglês: Digital storytelling for students with autism spectrum disorder: a systematic mapping of the literature
Autor(es): Araujo, Francisca Cristiana Rodrigues
Orientador: Venceslau, Amanda Drielly Pires
Coorientador: Silva, José Wellington Franco da
Palavras-chave em português: Narrativa digital;transtorno do espectro autista;mapeamento sistemático da literatura
Palavras-chave em inglês: Digital narrative;autism spectrum disorder;systematic mapping of the literature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Data do documento: 2025
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurocomportamental que influência a interação e convívio social, necessitando de diagnóstico médico e tratamento interdisciplinar. Observa-se que o processo de aprendizagem das crianças e adolescentes com o TEA é desafiador se comparado aos seus pares sem o transtorno, necessitando de abordagens específicas para atender às demandas. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar ferramentas que utilizam narrativas digitais como método de ensino para estudantes com autismo, pois essas narrativas facilitam a interação e o engajamento, oferecendo uma maneira inovadora de apresentar informações de forma compreensível e atraente. Para atingir esse objetivo, foi realizada um Mapeamento Sistemática da Literatura (MSL), abordando as ferramentas de narrativas digitais que contribuem para o desenvolvimento de estudantes com TEA. O mapeamento incluiu a definição de critérios de inclusão e exclusão para a seleção de artigos e a identificação de fontes relevantes. Por meio de uma seleção inicial de 470 artigos, dos quais 26 foram classificados para análise detalhada, permitindo a extração de dados pertinentes às questões de pesquisa definidas. Como contribuições acadêmicas, esta pesquisa proporciona um mapeamento que revela um conjunto diversificado de ferramentas digitais projetadas para promover soluções inovadoras para os desafios enfrentados por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurobehavioral condition that influences social interaction and coexistence, requiring medical diagnosis and interdisciplinary treatment. It is observed that the learning process of children and adolescents with ASD is challenging when compared to their peers without the disorder, requiring specific approaches to meet the demands. In view of this, this research aimed to identify tools that use digital narratives as a teaching method for students with autism, as these narratives facilitate interaction and engagement, offering an innovative way to present information in an understandable and attractive way. To achieve this objective, a Systematic Literature Mapping (SLM) was carried out, addressing the digital narrative tools that contribute to the development of students with ASD. The mapping included the definition of inclusion and exclusion criteria for the selection of articles and the identification of relevant sources. Through an initial selection of 470 articles, of which 26 were classified for detailed analysis, allowing the extraction of data relevant to the defined research questions. As academic contributions, this research provides a mapping that reveals a diverse set of digital tools designed to promote innovative solutions to the challenges faced by students with Autism Spectrum Disorder (ASD).
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80039
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CRATEÚS - Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_fcraraújo.pdf.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.