Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80019
Tipo: | TCC |
Título: | Proposta de eletiva: mudanças climáticas e o ensino de Física uma abordagem em termodinâmica |
Autor(es): | Silva, Timóteo Lopes Carneiro da |
Orientador: | Coelho, Afrânio de Araújo |
Palavras-chave em português: | Disciplinas eletivas;Mudanças climáticas;Ensino de termodinâmica |
Palavras-chave em inglês: | Elective subject;Climate change;Teaching thermodynamics |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | SILVA,T. L. C. da. Proposta de eletiva: mudanças climáticas e o ensino de Física uma abordagem em termodinâmica. 2025. 41 f. Monografia ( Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Esta monografia apresenta uma proposta de disciplina eletiva para docentes de física no Ensino Médio que visam lecionar assuntos de grande impacto sobre a sociedade. A proposta, adaptada ao Novo Ensino Médio (NEM), salienta as mudanças climáticas e suas consequências, dando ênfase para o ensino de termodinâmica. O intuito é contextualizar conceitos de pressão, temperatura e calor em episódios climáticos extremos como chuvas intensas, descongelamento de geleiras, temporadas de furacões mais intensas e secas prolongadas. O trabalho contém uma revisão da literatura sobre mudanças climáticas, aquecimento global, ilhas de calor urbanas, Novo Ensino Médio (NEM), Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). A proposta de disciplina eletiva está de acordo com as Unidades Curriculares Eletivas (UCE) do Estado do Ceará e habilidades preconizadas pela BNCC. Espera-se que docentes de física do Ensino Médio possam aplicar essa proposta de modo a promover aulas mais contextualizadas e com grande relevância na vida cotidiana dos alunos, conscientizando-os de questões ambientais. |
Abstract: | This monograph presents a proposal for an elective course for high school physics teachers who aim to teach subjects with a major impact on society. The proposal, adapted to the New High School (NEM), highlights climate change and its consequences, with an emphasis on teaching thermodynamics. The aim is to contextualize concepts of pressure, temperature and heat in extreme weather events such as heavy rains, melting glaciers, more intense hurricane seasons and prolonged droughts. The work contains a review of the literature on climate change, global warming, heat islands, New High School (NEM), the Common National Curricular Base (BNCC) and the Science-Technology-Society-Environment approach (CTSA). The elective course proposal is in accordance with the Elective Curricular Units (UCE) of the State of Ceará and skills recommended by the BNCC. It is expected that high school physics teachers can apply this proposal in order to promote more contextualized classes with great relevance in the daily lives of students, raising their awareness of environmental issues. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80019 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_tlcsilva.pdf | 696,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.