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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80016
Tipo: | TCC |
Título: | A aprendizagem do conceito de trabalho a partir do desenvolvimento de jogos digitais autorais no Wordwall |
Autor(es): | Matos, João Cleiton Silva |
Orientador: | Chaves, Andrey |
Palavras-chave em português: | Construção do conhecimento;TDICs;Material autoral digital educacional;Conceito |
Palavras-chave em inglês: | Knowledge construction;TDIC;igital Educational authorial material;Concept |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | MATOS, J. C. S. A aprendizagem do conceito de trabalho a partir do desenvolvimento de jogos digitais autorais no Wordwall. 2025. 45 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Diante das dificuldades do ensino de Física relacionadas à aprendizagem decorrentes da metodologia tradicional, na qual o aluno é apenas receptor de informações, carecendo de enfoque no conceitos basilares dos conteúdos da Física para aplicação de situações reais e a falta de utilização de uma estratégia didático-metodológica que coloque o aluno como protagonista na construção do conhecimento com o uso de tecnologias digitais, o presente trabalho teve como objetivo descrever a transformação conceitual física de trabalho de estudantes do ensino médio ao desenvolverem jogos digitais autorais no Wordwall. A pesquisa está pautada nas ideias do Construtivismo acerca do processo de aprendizagem como um processo contínuo e gradual de construção do conhecimento e o Construcionismo, que preconiza a utilização de tecnologias digitais para o desenvolvimento cognitivo por meio da ação protagonista dos alunos. Apresenta-se neste trabalho, um trecho da pesquisa intitulada “Análise da aprendizagem de estudantes do Ensino Médio ao desenvolverem Materiais Autorais Digitais Educacionais em contexto tecnodocente” com fomento Funcap, caracterizada como qualitativa e interpretativa, voltada para o estudo de caso em uma escola de ensino médio da rede municipal de Fortaleza envolvendo 10 estudantes durante a aplicação de uma sequência didática interdisciplinar tecnodocente composta por oito intervenções, trabalhando de maneira integrada conceitos de Física e Biologia. Na sequência didática, os estudantes desenvolvem Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) no formato de jogo digital no Wordwall sobre os conceitos de Física e Biologia. A coleta de dados é ocorreu em dois momentos: na intervenção 1, na qual para captar os conhecimentos prévios os estudantes respondem a um questionário inicial sobre o conceito de trabalho; e nas intervenções 3, 4 e 5, destinadas para a construção do MADE dos estudantes e preenchimento do Relatório dos MADEs. É feita, portanto, uma triangulação metodológica com os dados dos instrumentos com o referencial teórico do conceito de trabalho. Os resultados indicam que os estudantes obtiveram ganho conceitual em relação ao conceito de trabalho destacando seus elementos principais (força e deslocamento) quando construíram seus jogos no Wordwall, superando suas dificuldades de aprendizagem e aprofundando seus conhecimentos prévios. Pretende-se expandir a pesquisa para abranger outros contextos, mais conceitos e mais estudantes, de modo a generalizar a utilização de atividades gamificadas para o ensino de Física. |
Abstract: | Given the challenges in Physics teaching related to learning outcomes arising from traditional methodology, where students are merely receivers of information and lack focus on the foundational concepts of Physics for application in real-life situations, as well as the absence of a didactic-methodological strategy that positions students as protagonists in the construction of knowledge through the use of digital technologies, this study aimed to describe the conceptual transformation in Physics of high school students as they developed their own digital games on Wordwall. The research is based on Constructivism, which views learning as a continuous and gradual process of knowledge construction, and on Constructionism, which advocates for the use of digital technologies to foster cognitive development through students' active participation. This paper presents an excerpt from the research titled "Analysis of High School Students' Learning as They Develop Digital Educational Authorial Materials in a Technodidactic Context," funded by Funcap. The research is qualitative and interpretive, conducted as a case study in a public high school in Fortaleza, involving 10 students during the application of an interdisciplinary technodidactic sequence composed of eight interventions, integrating Physics and Biology concepts. In the didactic sequence, students create Digital Educational Authorial Materials (DEAMs) in the form of digital games on Wordwall, focusing on Physics and Biology concepts. Data collection occurred at two points: in Intervention 1, where students answered a pre-questionnaire on the concept of work, and in Interventions 3, 4, and 5, where they developed their DEAMs and filled out the DEAM Report. A methodological triangulation was made with the data from the instruments and the theoretical framework on the concept of work. The results indicate that students achieved conceptual gains regarding the concept of work, highlighting its main elements (force and displacement), as they developed their games on Wordwall, overcoming learning difficulties and deepening their prior knowledge. The research aims to expand to other contexts, additional concepts, and more students to generalize the use of gamified activities for Physics teaching. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80016 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
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