Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80014
Tipo: TCC
Título: Coeficiente alométrico para Censo do Ensino Básico
Autor(es): Gomes, Antônia Mirela Martins
Orientador: Sampaio Filho, César Ivan Nunes
Palavras-chave em português: Alometria;Censo escolar;Indicadores
Palavras-chave em inglês: Allometries;Data analysis;School censorship
Data do documento: 2025
Citação: GOMES, A. M. M. Coeficiente alométrico para Censo do Ensino Básico. 2025. 40 f. Monografia ( Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Alometria é um termo proveniente da biologia, que visa estudar o crescimento de partes do corpo de um ser em relação ao restante da composição corporal. Tal conceito também pode ser expandido para outras áreas a fim de caracterizar o comportamento de mecanismos sociais, como sistema financeiro e dinâmicas populacionais. De forma que, ao considerar grandes conjuntos de dados é possível obter informações a cerca do padrão de comportamento e como determinadas variáveis estão associadas entre si. Logo, utilizando a análise de dados, o presente trabalho tem por objetivo analisar como se dá o comportamento alométrico dos dados educacionais produzidos a partir do censo escolar da educação básica. Para isto, foram utilizados microdados referentes ao censo disponibilizados no portal do Governo Federal, de forma que os dados utilizados contemplam instituições de ensino de todo o país, possuindo como intuito estudar o comportamento de quatro variáveis, sendo estas docentes, matrículas, escolas e população. Logo, por meio dos resultados obtidos, pode-se concluir que a relação entre os indicadores é caracterizada por um lei de potência, e a depender do tamanho da população, é possível observar um comportamento de proporcionalidade ou não em relação a quantidade de docentes, matrículas e escolas.
Abstract: Allometry is a term originating from biology, which aims to study the growth of parts of given body in relation to the rest of the it’s composition. This concept can also be expanded to other areas in order to characterize the behavior of social mechanisms, such as the financial system and population dynamics. In such a way that, when considering large sets of data, it is possible to obtain information about the pattern of behavior and how certain variables are associated with each other. Therefore, using tools linked to data analysis, the present work aims to analyze how the allometric behavior of variables that make up the collection of educational data from the basic education SCHOOL CENSUS occurs. For this, microdata was used relating to the school census available on the Federal Government portal, highlighting that the data used includes educational institutions across the country, so that it is possible to study the behavior of four variables, namely, the number teachers, enrollments, schools and the population of a given city. Therefore, through the results obtained, it can be concluded that the relationship between the indicators is described by a power law with the population size, and depending on the indicator cosidered, it is possible to observe a proportional behavior a proportional behavior (isometric), or alometric superlinear or sublinear.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80014
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_ammgomes.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.