Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80010
Tipo: | TCC |
Título: | Metodologia Ativa no ensino de Física: lições da prática em uma turma de 1° ano do Ensino Médio |
Autor(es): | Silva, Wilke da |
Orientador: | Freire, Paulo de Tarso Cavalcante |
Palavras-chave em português: | Gamificação;Ensino de física |
Palavras-chave em inglês: | Gamification;Physics teaching |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | SILVA,W. Metodologia Ativa no ensino de Física: lições da prática em uma turma de 1° ano do Ensino Médio. 2025. 44 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Nas últimas décadas a sociedade vem enfrentando grandes transformações em sua estrutura e a escola busca acompanhar essa transformação, com o advento de tecnologias como: tablet, celular, computador, internet e notebook, os estudantes estão cada vez mais conectados com as tecnologias de informação e comunicação (TICS). Diante deste cenário, urge-se a necessidade da busca por metodologias que atraiam essa geração conectada pela internet, e é neste contexto que as metodologias ativas surgem como uma ferramenta de ensino para uma aprendizagem significativa. Neste sentido, este trabalho buscou compreender como este processo está acontecendo, investigou se a gamificação gera uma aprendizagem significativa no ensino de física. Para análise dos dados coletados durante a fase de coleta foi escolhida as metodologias qualitativa e quantitativa, a fim de compreender quais as dificuldades da implementação das metodologias ativas (MA), em um cenário que ainda no século XXI prioriza o ensino tradicional. Os principais resultados da pesquisa foram: o entendimento das dificuldades da implementação das metodologias ativas, os ganhos dos educandos com o uso das metodologias ativas, que é necessário conectar os conteúdos, teorias e fenômenos estudados em sala de aula com a realidade social dos alunos, levando em consideração os seus conhecimentos prévios. |
Abstract: | In recent decades, society has been facing major changes in its structure and the school seeks to follow this transformation, with the advent of technologies such as: tablet, cell phone, computer, internet and notebook, students are increasingly connected with information and communication technologies (ICTs). Given this scenario, there is an urgent need to search for methodologies that attract this generation connected by the internet, and it is in this context that active methodologies emerge as a teaching tool for meaningful learning. In this sense, this work sought to understand how this process is happening, investigating whether gamification generates significant learning in physics teaching. To analyze the data collected during the collection phase, qualitative and quantitative methodologies were chosen, in order to understand the difficulties of implementing active methodologies (AM), in a scenario that still in the 21st century prioritizes traditional teaching. The main findings of the research were: understanding the difficulties of implementing active methodologies, the gains of students with the use of active methodologies, that it is necessary to connect the contents, theories and phenomena studied in the classroom with the students' social reality, taking into account their prior knowledge. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80010 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_wsilva.pdf | 635,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.