Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80009
Tipo: TCC
Título: Ensino inclusivo de física: a importância da formação continuada e das salas de recursos multifuncionais
Autor(es): Silva, Juliana Alves da
Orientador: Silva, Carla Maria Salgado Vidal
Palavras-chave em português: Educação inclusiva;Formação continuada;Sala de recursos multifuncionais
Palavras-chave em inglês: Inclusive education;Teacher development;Multifunctional resource room
Data do documento: 2025
Citação: SILVA, J. A. da. Ensino inclusivo de física: a importância da formação continuada e das salas de recursos multifuncionais. 2025. 43 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo o estudo sobre a educação inclusiva nas aulas de física de uma escola regular, quais os recursos utilizados pelos professores de física obtidos com o apoio da sala de recursos multifuncionais (SRM) e também foi possível entender como a formação continuada pode interferir nas aulas. Com isso, foram realizados questionários sobre a formação continuada com os professores, acesso a cursos sobre inclusão de alunos com deficiência. Também foram feitos questionários com o coordenador e uma entrevista com a professora Marisa, que é responsável pela sala SRM e sobre o atendimento escolar especial AEE, assim pudemos reconhecer como o SRM é importante na inclusão escolar de alunos com deficiência e como a parceria dos professores com a professora Marisa possibilitou a criação de vários recursos utilizados na sala de aula, o que mostrou o esforço dos professores de física na aula inclusiva e as oportunidades que tiveram na formação continuada. Ao final, poderemos ver uma proposta de intervenção na escola sobre o ensino de alunos autistas nas aulas de física, que surgiu como uma forma de ajudar nos problemas identificados durante a pesquisa.
Abstract: The aim of this work was to study inclusive education in physics classes at a regular school, what resources physics teachers use with the support of the multifunctional resource room and also to understand how teacher development can interfere in classes. With this in mind, a question sheet was carried out on teacher development training, access to courses on the inclusion of students with a question sheet was also carried out with the coordinator and an interview with teacher Marisa, who is responsible for the multifunctional resource room and for the special school service, so we were able to recognize how important the multifunctional resource room is in the inclusion of students with disabilities and how the teachers’ partnership with teacher Marisa made it possible to create various resources used in the classroom, which showed the physics teachers’ efforts in the inclusive classroom and the opportunities they had in teacher development. In the end, we will be able to see a proposal for an intervention in the school on teaching autistic students in physics classes, which emerged as a way of helping with the problems identified during the research.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80009
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_jasilva.pdf639,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.