Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79987
Tipo: | TCC |
Título: | Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de Física: uma proposta de sequência didática |
Autor(es): | Novais, Evanilson Filgueiras |
Orientador: | Coelho, Afrânio de Araújo |
Palavras-chave em português: | Ensino de Física;Aprendizagem baseada problemas;Metodologias Ativas |
Palavras-chave em inglês: | Physics teaching;Problem-based learning;Active methodologies |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | NOVAIS, E. F. Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de Física: uma proposta de sequência didática. 2025. 46 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | O processo de ensino de física está enrijecido em uma educação tradicional, pois em pleno século XXI ainda são ministradas aulas similares às do século XX, algo que torna o processo de ensino-aprendizagem extenuante e nada atrativa para os estudantes ao ponto de gerar dificuldades no processo de aprendizagem. O presente trabalho realiza uma análise bibliográfica sobre as Metodologias Ativas, com foco especificamente na Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) que faz-se o centro deste estudo, por meio de uma proposta de sequência didática para aulas de Física do Ensino Médio. Esta sequência didática propõe uma metodologia de ensino cujo objetivo é desenvolver a investigação crítica e trabalho colaborativo em conjunto com a aquisição de conhecimento. A metodologia é amplamente aplicada nos cursos de Ensino Superior na Área da Saúde e por suas características que permitem o estudante ter uma vivência singular de aprendizado, no qual são utilizados problemas imersos no contexto de suas áreas. |
Abstract: | The process of teaching Physics remains rigid in traditional education systems, as many 21st-century classrooms still follow methods reminiscent of the 20th century. This outdated approach often makes the teaching-learning process tedious and unengaging for students, leading to significant challenges in their learning experience. This study conducts a bibliographic analysis of Active Methodologies, with a particular focus on Problem-Based Learning (PBL), which is the central focus of this research. It proposes a didactic sequence for High School Physics classes, utilizing PBL as a teaching methodology aimed at fostering critical thinking, collaborative work, and knowledge acquisition. PBL is widely implemented in Higher Education programs within the Health Sciences, and its unique characteristics enable students to engage in immersive learning experiences by solving problems relevant to their fields. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79987 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_efnovais.pdf | 391,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.