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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79985| Tipo: | TCC |
| Título: | Utilização de técnica RAG para geração de diálogos em RPGS |
| Autor(es): | Matos, Gabriel Rudan Sales |
| Orientador: | Silva, José Wellington Franco da |
| Coorientador: | Franco, Artur de Oliveira da Rocha |
| Palavras-chave em português: | diálogos;RPG;recuperação de informação;jogos e geração de conteúdo procedural |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | MATOS, Gabriel Rudan Sales. Utilização de técnica RAG para geração de diálogos em RPGS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2025. Disponível em: Acesso em: |
| Resumo: | Este estudo investiga o uso de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) e da técnica RetrievalAugmented Generation (RAG) para auxiliar Mestres de Jogo na criação de diálogos coerentes e contextualizados em Role-Playing Games (RPGs) de mesa, considerando a complexidade imposta por múltiplos livros de regras e expansões. A pesquisa envolveu desafios metodológicos significativos, desde a implementação da recuperação de contexto até a validação experimental. O experimento foi conduzido no RPG Ordem Paranormal, um dos mais influentes no cenário brasileiro, utilizando crowdsourcing para avaliação. Onze jogadores analisaram quatro diálogos — dois escritos por humanos e dois gerados pelo modelo (com e sem RAG) — em cinco categorias: engajamento, coerência, coesão, criatividade e surpresa. Os resultados mostraram que, embora diálogos escritos superem os gerados em aspectos criativos, a técnica RAG aprimora significativamente os diálogos gerados, superando aqueles sem recuperação de contexto em engajamento (27,3% contra 9,1%), coerência (27,3% contra 18,2%), criatividade (27,3% contra 18,2%) e surpresa (36,4% contra 18,2%). Conclui-se que o RAG é uma solução eficaz para enriquecer narrativas em RPGs de mesa, tornando a geração de diálogos mais dinâmica e contextualizada sem a necessidade de retreinamento do modelo. |
| Abstract: | This paper investigates the use of Large Language Models (LLMs) and the Retrieval-Augmented Generation (RAG) technique to assist Game Masters in creating coherent and contextually accurate dialogues in Role-Playing Games (RPGs), considering the complexity imposed by multiple rulebooks and expansions. The research involved significant methodological challenges, from implementing context retrieval to experimental validation. The experiment was conducted in the RPG Ordem Paranormal, one of the most influential in the Brazilian scenario, using crowdsourcing for evaluation. Eleven players analyzed four dialogues — two written by humans and two generated by the model (with and without RAG) — across five categories: engagement, coherence, cohesion, creativity, and surprise. The results showed that while human-written dialogues surpass generated ones in creative aspects, the RAG technique significantly improves generated dialogues, outperforming those without context retrieval in engagement (27.3% vs. 9.1%), coherence (27.3% vs. 18.2%), creativity (27.3% vs. 18.2%), and surprise (36.4% vs. 18.2%). It is concluded that RAG is an effective solution for enriching narratives in tabletop RPGs, making dialogue generation more dynamic and context-aware without requiring model retraining. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79985 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CRATEÚS - Artigos Ciêntíficos |
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