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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79967
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação de usabilidade do Chatbot bússola como estratégia informativa e de manejo sobre autolesão para educadores |
Autor(es): | Castro, Tifanny Horta |
Orientador: | Martins, Mariana Cavalcante |
Coorientador: | Freitas, Ranielder Fábio de |
Palavras-chave em português: | Serviços de Saúde Mental Escolar;Promoção da saúde;Saúde do Adolescente |
Palavras-chave em inglês: | School Mental Health Services;Health Promotion;Adolescent Health |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | CASTRO, Tifanny Horta. Avaliação de usabilidade do Chatbot bússola como estratégia informativa e de manejo sobre autolesão para educadores. 2025. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceara, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79967. Acesso em: 07 de mar. 2025. |
Resumo: | A ocorrência de autolesão na fase da adolescência é um evento multidimensional, de interesse de Saúde Pública, e que ocorre devido a interação de vários fatores: biológicos, ambientais, psicológicos e sociais. Em vista da problemática e da importância de promover o conhecimento de educadores no manejo de problemas de saúde mental entre crianças e adolescentes desenvolveu-se o Projeto Bússola®: um canal digital que pode ser acessado pelo WhatsApp ou pelo navegador e funciona como um instrumento de orientação para lidar com essas situações na prática, A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto Ame Sua Mente e pesquisadores na área. Em vista do exposto, o objetivo do estudo é avaliar a usabilidade do chatbot Bússola® como estratégia informativa e de manejo sobre autolesão para professores do ensino Fundamental II e ensino médio em Fortaleza – CE. Trata-se de um estudo metodológico, dividido em duas partes, a primeira avaliou as heurísticas do chatbot, e a segunda, que trata da avaliação de usabilidade junto ao público alvo. O local de estudo foram duas escolas de ensino fundamental II e médio de Fortaleza e a amostra são 8 professores que aceitaram participar do estudo. A primeira etapa do estudo avaliou as heurísticas que se referem ao funcionamento do chatbot Bússola® e contou com a análise de especialista na área de Design e desenvolvimento de sistemas. Após esta avaliação e possíveis correções nas trilhas e funcionamento do chatbot, ocorreu a etapa de avaliação da usabilidade utilizando o instrumento System Usabilidade Scale (SUS) junto ao público alvo. Foi realizada entrevista gravada durante o manejo do chatbot. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa sob parecer 6.651.874. Os resultados revelam que a ferramenta é bem recebida pelos educadores, apresentando uma média de 75,63, que sugere uma boa usabilidade. Os participantes avaliaram o chatbot como acessível e eficaz no suporte a problemas de saúde mental entre jovens, enfatizando a precisão das informações e a facilidade de uso. Propuseram-se aprimoramentos na customização das respostas. A análise apontou a possibilidade de expandir sua aplicação em escolas, destacando a relevância das tecnologias educacionais no apoio à saúde mental no âmbito educacional. Conclui-se que Chatbot Bússola demonstra uma usabilidade adequada, com potencial para auxiliar educadores no manejo de problemas de saúde mental entre os jovens. A implementação dessa tecnologia nas instituições de ensino pode potencializar a formação dos professores e auxiliar na promoção da saúde mental. |
Abstract: | The occurrence of self-harm during adolescence is a multidimensional event of public health interest, resulting from the interaction of various biological, environmental, psychological, and social factors. Given the complexity of this issue and the importance of enhancing educators' knowledge in managing mental health problems among children and adolescents, the Bússola® Project was developed: a digital channel accessible via WhatsApp or a web browser, functioning as a guidance tool for handling such situations in practice. The tool was developed by the Instituto Ame Sua Mente in collaboration with researchers in the field. In light of this, the study aims to evaluate the usability of the Bússola® chatbot as an informational and management strategy for self-harm among teachers of middle and high school students in Fortaleza, Brazil. This methodological study was divided into two phases: the first assessed the chatbot9s heuristics, and the second focused on usability evaluation with the target audience. The study was conducted in two middle and high schools in Fortaleza, with a sample of eight teachers who agreed to participate. The first phase assessed the heuristics related to the chatbot9s functionality and involved an analysis by specialists in design and system development. After this evaluation and necessary adjustments to the chatbot9s pathways and functionalities, the usability assessment phase was conducted using the System Usability Scale (SUS) instrument with the target audience. Recorded interviews were conducted during the chatbot interaction. The study was approved by the Research Ethics Committee under approval number 6.651.874. The results indicate that the tool was well received by educators, with an average SUS score of 75.63, suggesting good usability. Participants evaluated the chatbot as accessible and effective in supporting mental health issues among young people, emphasizing the accuracy of the information and ease of use. Suggestions for improvements included customizing responses. The analysis also highlighted the potential for expanding its application in schools, reinforcing the relevance of educational technologies in supporting mental health within the educational setting. In conclusion, the Bússola® chatbot demonstrates adequate usability, with the potential to assist educators in managing mental health problems among students. Implementing this technology in educational institutions could enhance teachers' training and contribute to mental health promotion. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79967 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-3620-8394 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5306515888181292 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0009-0006-8133-0141 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9990855796067891 |
ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0003-4946-5047 |
Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/6701546844260537 |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
Aparece nas coleções: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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