Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Afrânio de Araújo-
dc.contributor.authorRibeiro, Stephane Menezes-
dc.date.accessioned2025-02-28T19:41:28Z-
dc.date.available2025-02-28T19:41:28Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationRIBEIRO, S. M. Análise crítica do ensino do conceito de calor nos livros didáticos brasileiros. 2025. 41f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79942-
dc.description.abstractThis study critically analyzes how the concept of heat is presented in Brazilian high school textbooks, aiming to identify conceptual misconceptions and their pedagogical implications. The research is based on a literature review and content analysis of the most widely used textbooks in schools in the state of Ceará, approved by the National Textbook Program (PNLD). The methodology includes textbook selection, content categorization, and a survey conducted with physics teachers to assess the clarity and effectiveness of the approaches. The results indicate that, although the textbooks provide definitions aligned with modern thermodynamics, simplifications and misconceptions persist, potentially leading to a distorted understanding of the phenomenon. Common issues include confusion between heat and temperature, a lack of connection to real-world applications, and insufficient mathematical depth in some cases. The study highlights the need to improve the presentation of this concept in educational materials by incorporating more precise explanations, contextualized examples, and more effective visual resources to enhance student learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise crítica do ensino do conceito de calor nos livros didáticos brasileirospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho realiza uma análise crítica da abordagem do conceito de calor nos livros didáticos brasileiros do Ensino Médio, com o objetivo de identificar equívocos conceituais e suas implicações pedagógicas. A pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica e na análise de conteúdo dos materiais mais utilizados nas escolas do estado do Ceará, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A metodologia adotada inclui a seleção de livros didáticos, categorização dos conteúdos e aplicação de um questionário a professores de física para avaliar a clareza e a eficiência das abordagens. Os resultados indicam que, embora os livros adotem definições alinhadas com a termodinâmica moderna, persistem simplificações e concepções equivocadas que podem levar a uma compreensão distorcida do fenômeno. Problemas recorrentes incluem a confusão entre calor e temperatura, a falta de conexão com situações do cotidiano e a ausência de aprofundamento matemático em alguns casos. A pesquisa destaca a necessidade de aprimorar a apresentação desse conceito nos materiais didáticos, incorporando explicações mais precisas, exemplos contextualizados e recursos visuais mais eficazes para facilitar o aprendizado dos estudantes.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de físicapt_BR
dc.subject.ptbrLivro didáticopt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de calorpt_BR
dc.subject.enPhysics teachingpt_BR
dc.subject.enTextbookpt_BR
dc.subject.enHeat teachingpt_BR
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tcc_smribeiro.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.