Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79941
Tipo: | TCC |
Título: | O uso do Geogebra como tecnologia educacional no ensino do comportamento óptico do olho humano: uma abordagem baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos |
Autor(es): | Araújo, Epaminondas dos Santos |
Orientador: | Coelho, Afrânio de Araújo |
Palavras-chave em português: | Tecnologias digitais;GeoGebra;Três momentos pedagógicos;Ensino de óptica |
Palavras-chave em inglês: | Digital technologies;GeoGebra;Three pedagogical moments;Optics teaching |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | ARAÚJO, E. dos S. O uso do Geogebra como tecnologia educacional no ensino do comportamento óptico do olho humano: Uma abordagem baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos. 2025. 51 f. Monografia ( Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Este estudo explora a integração de tecnologias digitais na educação, enfatizando seu potencial para enriquecer o ambiente de aprendizagem, ao mesmo tempo em que reconhece os desafios de educadores e alunos no acesso à tecnologia em escolas públicas, ressaltando a condição anacrônica que se encontram as instituições de ensino em relação ao fenômeno social das tecnologias digitais. Ele apresenta uma sequência didática para o ensino de óptica, notadamente sobre o assunto de lentes e defeitos da visão. A abordagem pedagógica utilizada foi os Três Momentos Pedagógicos (3MP), por meio de uma simulação computacional do software GeoGebra. Propõe-se uma abordagem teórica de física em uma maneira interativa, dialógica e dinâmica ao conectar o conhecimento prévio e vivências dos alunos a conceitos científicos numa perspectiva construtivista. A pesquisa, conduzida como um estudo de caso com 23 alunos do Ensino Médio de uma escola na zona rural de Pacajus, Ceará, adota uma metodologia qualitativa para refletir sobre as percepções e o desempenho dos alunos na abordagem proposta. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação e um questionário semiestruturado. A apreciação do comportamento e atitudes dos estudantes durante as aulas demonstrou, como apontado na literatura, que as experiências visuais interativas fomentam a curiosidade e engajamento nas aulas e facilitam o processo ensino-aprendizagem ao atenuar a abstração tipicamente associada à física. As descobertas reforçam a importância da metodologia do professor na integração efetiva da tecnologia, necessárias a esta sociedade que exige habilidades e competências fundamentadas na imaginação, criatividade e criticidade das informações. Embora a tecnologia enriqueça o processo de ensino-aprendizagem, é, em última análise, o papel do educador que determina seu sucesso. |
Abstract: | This study explores the integration of digital technologies in education, emphasizing their potential to enrich the learning environment while acknowledging the challenges educators and students face in accessing technology in public schools, highlighting the outdated condition of educational institutions in relation to the social phenomenon of digital technologies. It presents a didactic sequence for teaching optics, focusing on the topic: Lenses and Vision Defects, using the Three Pedagogical Moments (3MP) methodology, supported by a computer simulation from the GeoGebra software. A theoretical physics approach is proposed in an interactive, dialogic, and dynamic manner by connecting students' prior knowledge and experiences to scientific concepts from a constructivist perspective. The research, conducted as a case study with 23 high school students from a rural school in Pacajus, Ceará, adopts a qualitative methodology to reflect students' perceptions and performance with the proposed approach. The data collection instruments used were observation and a semi-structured questionnaire. The assessment of student behavior and attitudes during the lessons demonstrated, as pointed out in the literature, that interactive visual experiences foster curiosity and engagement in class while facilitating the teaching-learning process by reducing the abstraction typically associated with physics. The findings reinforce the importance of the teacher's methodology in the effective integration of technology, which is essential in a society that demands skills and competencies characterized by imagination, creativity, and critical thinking. Although technology enriches the teaching-learning process, it is ultimately the educator’s role that determines its success. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79941 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_esaraujo.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.