Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79937
Tipo: | TCC |
Título: | Simuladores no ensino de Física Experimental: uma abordagem para potencializar o entendimento prático de óptica no ensino médio |
Autor(es): | Silva, Walker Luis Castelo da |
Orientador: | Dias, Nildo Loiola |
Palavras-chave em português: | Simuladores;Óptica;Física |
Palavras-chave em inglês: | Simulators;Optics;Physical |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | WALKER, L. C. da S. Simuladores no ensino de Física Experimental: uma abordagem para potencializar o entendimento prático de óptica no ensino médio. 2025. 54 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo aprofundado sobre a utilização de simuladores como ferramenta pedagógica no ensino e na pesquisa em óptica e física. O objetivo central consistiu em avaliar a eficácia dos simuladores computacionais no aprimoramento da compreensão dos conceitos teóricos e práticos dessas áreas, contribuindo para a modernização dos métodos de ensino. Para tanto, foi aplicado um questionário direcionado exclusivamente a professores, buscando analisar suas percepções sobre o impacto dos simuladores no ensino de física e óptica. Os resultados obtidos, com base nas respostas dos docentes, evidenciaram um incremento significativo na assimilação dos conteúdos e demonstraram que os simuladores atuam como complemento valioso às metodologias tradicionais, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Este trabalho mostra como as simulações interativas permitem a visualização e manipulação de fenômenos ópticos e físicos, proporcionando uma alternativa prática e acessível, especialmente em contextos com restrições ao acesso a laboratórios convencionais. Concluiu-se que, embora os simuladores não substituam completamente a experimentação prática, sua integração no ambiente educacional fomenta a inovação pedagógica e pode contribuir para o interesse dos alunos pelas disciplinas de física e óptica. Recomenda-se a continuidade de estudos que explorem novas ferramentas tecnológicas e avaliem seu impacto de forma longitudinal, sempre considerando a visão e a experiência dos docentes no processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | This paper presents an in-depth study on the use of simulators as a pedagogical tool in teaching and research in optics and physics. The central objective was to evaluate the effectiveness of computational simulators in enhancing the understanding of theoretical and practical concepts in these fields, contributing to the modernization of teaching methods. To this end, a questionnaire was administered exclusively to teachers, aiming to analyze their perceptions of the impact of simulators on physics and optics education. The results obtained, based on the teachers' responses, showed a significant improvement in content assimilation and demonstrated that simulators serve as a valuable complement to traditional methodologies, promoting a more dynamic and interactive learning experience. This study highlights how interactive simulations enable the visualization and manipulation of optical and physical phenomena, providing a practical and accessible alternative, especially in contexts with limited access to conventional laboratories. It was concluded that, although simulators do not completely replace practical experimentation, their integration into the educational environment fosters pedagogical innovation and can contribute to students' interest in physics and optics. Further studies are recommended to explore new technological tools and assess their long-term impact, always considering the perspective and experience of teachers in the teaching-learning process. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79937 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_wlcsilva.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.