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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79929
Tipo: | Tese |
Título: | Imagem corporal adolescente e consumo de conteúdo em mídias sociais: estudo em escolas públicas de Fortaleza |
Título em inglês: | Adolescent body image and content consumption on social media: a study at public schools in Fortaleza |
Título em espanhol: | Imagen corporal adolescente y consumo de contenido em redes sociales: estudio en escuelas públicas de Fortaleza |
Título em francês: | L'image corporelle des adolescents et consommation de contenu em médias sociaux: une étude dans l'écoles publiques à Fortaleza |
Autor(es): | Silva, Simone Faustino da |
Orientador: | Sampaio, Inês Silvia Vitorino |
Palavras-chave em português: | Imagem corporal;Adolescência;Mídias sociais;Positividade corporal |
Palavras-chave em inglês: | Body image;Adolescence;Social media;Body positivity |
Palavras-chave em espanhol: | Imagen corporal;Adolescencia;Redes sociales;Positividad corporal |
Palavras-chave em francês: | Image corporelle;Adolescence;Médias sociaux;Positivité corporelle |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | SILVA, Simone Faustino da. Imagem corporal adolescente e consumo de conteúdo em mídias sociais: estudo em escolas públicas de Fortaleza. 2025. 272 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Fenômeno de caráter multidimensional, a imagem corporal precisa ser problematizada, devido aos ecos físicos, sociais, emocionais e de desenvolvimento que sua construção negativa pode ocasionar. A presente tese elege uma abordagem transmetodológica qualitativa (Maldonado, 2002; 2008), ancorada na metodologia da Cartografia (Martín- Barbero, 2004; Deleuze; Guattari, 2011; Passos; Kastrup; Escóssia, 2020), em diálogos com a teoria social da Análise Crítica do Discurso (Van Dijk, 1997; Fairclough, 2008; Melo, 2009; Fairclough, 2012) e da Análise Cartográfica do Discurso (Deusdará; Rocha, 2021) para caracterizar o fenômeno de maneira mais abrangente. O objetivo é investigar de que maneira a percepção da imagem corporal de adolescentes é elaborada com base no consumo de conteúdos midiático em sites e redes sociais como YouTube, Instagram e TikTok. Os dados considerados foram oriundos da articulação entre pesquisa bibliográfica, oficinas, aplicação de questionário sobre imagem corporal e mídias sociais e realização de ensaio fotográfico. Os locais de execução das atividades de campo foram duas escolas públicas de Ensino Médio localizadas em Fortaleza. O percurso metodológico apontou 75% de enquadramento da amostra de estudantes (N= 153) no espectro de pessoas com possíveis dificuldades e transtornos de autoimagem, além de outras nuances socialmente preocupantes reveladas pelas oficinas, como propensão a transtornos alimentares, a uma relação com o corpo perpassada por violências (como assédios e abusos) e a sofrimentos psíquicos de diferentes naturezas. O trabalho também traz como contribuição um protocolo de abordagem da imagem corporal positiva com adolescentes, a Matriz L.E.M.E. (que contempla aspectos lúdico, de escuta, maker e educativo-informacional no tratamento do tema), instrumento que pode ser utilizado por educadores e facilitadores que abordem autoestima e autoimagem saudáveis no contexto juvenil. Todo o percurso investigativo foi tecido sobre os pilares da ética, da garantia de direitos e da preservação da agência adolescente. Os resultados mostraram que a relação dos estudantes com os próprios corpos é perpassada pelos discursos midiáticos, embora eles não se sintam vulnerabilizados por essa condição. Também percebemos reflexos na autoimagem deles dos contextos familiares, sociais (amizades e relações com pares) e educacional onde estão inseridos. A fusão entre os quatro aspectos do protocolo e os sentidos emergentes do campo mostrou-se geradora de transversalidade e vínculo, e a combinação de dispositivos participativos apontou caminhos para que os jovens possam resistir às pressões sociomidiáticas e desafiar violências simbólicas infligidas cotidianamente contra os corpos adolescentes. |
Abstract: | A multidimensional phenomenon, body image needs to be problematized due to the physical, social, emotional and developmental repercussions that its negative construction can cause. This thesis chooses a qualitative transmethodological approach (Maldonado, 2002; 2008), anchored in the Cartography methodology (Martín-Barbero, 2004; Deleuze; Guattari, 2011; Passos; Kastrup; Escóssia, 2020), in dialogue with the social theory of Critical Discourse Analysis (Van Dijk, 1997; Fairclough, 2008; Melo, 2009; Fairclough, 2012) and Cartographic Discourse Analysis (Deusdará; Rocha, 2021) to characterize the phenomenon more comprehensively. The aim is to investigate how adolescents’ perception of their body image is developed based on the consumption of media content on websites and social networks such as YouTube, Instagram and TikTok. The data considered came from a combination of bibliographical research, workshops, a questionnaire on body image and social media and a photo shoot. The field activities were carried out in two public high schools located in Fortaleza. The methodological approach indicated that 75% of the student sample (N= 153) fell within the spectrum of people with possible self-image difficulties and disorders, as well as other socially worrying nuances revealed by the workshops, such as propensity for eating disorders, a relationship with the body permeated by violences (such as harassment and abuse) and different kinds of psychological suffering. Another contribution is a protocol for approaching positive body image with adolescents, the L.E.M.E. Matrix (which includes ludic, listening, maker and educational-informational aspects in the treatment of the subject), an instrument that can be used by educators and facilitators who approach healthy self-esteem and self-image in the youth context. The entire research process was woven around the pillars of ethics, rights guarantee and preservation of adolescent agency. The results showed that the students’ relationship with their own bodies is permeated by media discourse, although they don’t feel vulnerable to this condition. We also noticed reflections on their self-image from the family, social (friendships and relationships with peers) and educational contexts in which they live. The fusion between the four aspects of the protocol and the meanings emerging from the field proved to generate transversality and bonding, and the combination of participatory devices pointed to ways in which young people can resist social media pressures and challenge the symbolic violence daily inflicted on adolescent bodies. |
Resumen: | Fenómeno multidimensional, la imagen corporal requiere ser problematizada debido a las repercusiones físicas, sociales, emocionales y de desarrollo que su construcción negativa puede ocasionar. Esta tesis opta por un enfoque transmetodológico cualitativo (Maldonado, 2002; 2008), anclado en la metodología de la Cartografía (Martín-Barbero, 2004; Deleuze; Guattari, 2011; Passos; Kastrup; Escóssia, 2020), en diálogo con la teoría social del Análisis Crítico del Discurso (Van Dijk, 1997; Fairclough, 2008; Melo, 2009; Fairclough, 2012) y el Análisis Cartográfico del Discurso (Deusdará; Rocha, 2021) para caracterizar el fenómeno de forma más integral. El objetivo es investigar cómo se desarrolla la percepción de los adolescentes sobre su imagen corporal a partir del consumo de contenidos mediáticos en sitios web y redes sociales como YouTube, Instagram y TikTok. Los datos considerados proceden de una combinación de investigación bibliográfica, talleres, un cuestionario sobre imagen corporal y medios sociales y un ensayo fotográfico. El trabajo de campo se llevó a cabo en dos escuelas secundarias públicas situadas en Fortaleza. El abordaje metodológico indicó que el 75% de la muestra de estudiantes (N= 153) se encontraba dentro del espectro de personas con posibles dificultades y trastornos de autoimagen, así como otros matices socialmente preocupantes revelados por los talleres, como propensión a trastornos alimentarios, relación con el cuerpo permeada por la violencia (como acoso y abuso) y sufrimiento psicológico de diversa índole. El trabajo también contribuye a un protocolo de abordaje de la imagen corporal positiva con adolescentes, la Matriz L.E.M.E. (que incluye aspectos lúdicos, de escucha, hacedores y educativo-informativos en el tratamiento del tema), una herramienta que puede ser utilizada por educadores y facilitadores que abordan la autoestima y la autoimagen saludables en el contexto juvenil. Todo el proceso de investigación se tejió en torno a los pilares de la ética, la garantía de los derechos y la preservación de la agencia adolescente. Los resultados mostraron que la relación de los alumnos con su propio cuerpo está permeada por el discurso mediático, aunque no se sienten vulnerables a esta condición. También se observaron reflexiones sobre su autoimagen a partir de los contextos familiar, social (amistades y relaciones con los compañeros) y educativo en los que viven. La fusión entre los cuatro aspectos del protocolo y los significados surgidos del trabajo de campo demostró generar transversalidad y vinculación, y la combinación de dispositivos participativos apuntó a las formas en que los jóvenes pueden resistir las presiones de los medios sociales y desafiar la violencia simbólica infligida diariamente a los cuerpos adolescentes. |
Résumé: | Phénomène multidimensionnel, l'image corporelle doit être problématisée en raison des répercussions physiques, sociales, émotionnelles et développementales que sa construction négative peut entraîner. Cette thèse choisit une approche transméthodologique qualitative (Maldonado, 2002; 2008), ancrée dans la méthodologie de la cartographie (Martín-Barbero, 2004; Deleuze; Guattari, 2011; Passos; Kastrup; Escóssia, 2020), en dialogue avec la théorie sociale de l'analyse critique du discours (Van Dijk, 1997; Fairclough, 2008; Melo, 2009; Fairclough, 2012) et l'analyse cartographique du discours (Deusdará; Rocha, 2021) pour caractériser le phénomène de manière plus complète. L'objectif est d'étudier comment la perception qu'ont les adolescents de leur image corporelle se développe à partir de la consommation de contenus médiatiques sur des sites web et des réseaux sociaux tels que YouTube, Instagram et TikTok. Les données considérées proviennent d'une combinaison de recherches bibliographiques, d'ateliers, d'un questionnaire sur l'image corporelle et les médias sociaux et d'un essai photographique. Les activités sur le terrain se sont déroulées dans deux écoles secondaires publiques de Fortaleza. Le processus méthodologique a indiqué que 75 % de l'échantillon d'élèves (N= 153) se situaient dans le spectre des personnes présentant des difficultés et des troubles possibles de l'image de soi, ainsi que d'autres nuances socialement préoccupantes révélées par les ateliers, telles qu'une propension aux troubles alimentaires, une relation au corps imprégnée de violence (comme le harcèlement et les abus) et des souffrances psychologiques de différentes natures. Le travail contribue également à un protocole d'approche de l'image corporelle positive avec les adolescents, la matrice L.E.M.E. (qui inclut des aspects ludiques, d'écoute, de création et d'éducation-information dans le traitement du sujet), un outil qui peut être utilisé par les éducateurs et les animateurs qui abordent l'estime et l'image de soi saines dans le contexte des jeunes. L'ensemble du processus de recherche s'est articulé autour des piliers de l'éthique, de la garantie des droits et de la préservation de l'action des adolescents. Les résultats ont montré que la relation des élèves avec leur propre corps est imprégnée par le discours des médias, bien qu'ils ne se sentent pas vulnérables à cette condition. Nous avons également observé des réflexions sur l'image de soi provenant des contextes familial, social (amitiés et relations avec les pairs) et éducatif dans lesquels ils vivent. La fusion entre les quatre aspects du protocole et les significations émergeant du terrain s'est avérée génératrice de transversalité et de lien, et la combinaison des dispositifs participatifs a mis en évidence les manières dont les jeunes peuvent résister à la pression des médias sociaux et remettre en question la violence symbolique infligée quotidiennement aux corps des adolescents. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79929 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-2209-8315 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2439770723677286 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0001-7507-4053 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2277124466176094 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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