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Tipo: Dissertação
Título: Atividade física, tempo de tela e sua influência nos hábitos de sono de crianças pré-escolares
Autor(es): Castro, Isabela Araújo Linhares
Orientador: Gubert, Fabiane do Amaral
Palavras-chave em português: Enfermagem Pediátrica;Educação em Saúde;Pré-escolar;Tempo de Tela
Palavras-chave em inglês: Pediatric Nursing;Health Education;Child, Preschool;Screen Time
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Data do documento: 2025
Citação: CASTRO, Isabela Araújo Linhares. Atividade física, tempo de tela e sua influência nos hábitos de sono de crianças pré-escolares. 2025. 114 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmacia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceara, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/79924. Acesso em: 27 fev. 2025.
Resumo: O uso de telas e a inatividade física tornou-se uma prática comum no cotidiano das famílias brasileiras, com impactos na rotina de pré-escolares, principalmente no que se refere ao sono infantil. Crianças com privação de sono acarretam consequências ruins na interação social e no desenvolvimento dos aspectos físicos, cognitivos, emocionais e comportamentais. A figura do enfermeiro é essencial na detecção precoce dos sinais de alerta por meio da consulta de puericultura. Assim, objetiva-se analisar a associação entre atividade física, tempo de tela e comportamento parental nos hábitos de sono de pré-escolares. Pesquisa transversal, oriunda de um recorte de estudo multicêntrico. Os locais de coleta foram os Centros de Educação Infantil selecionados nos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Os dados foram referentes ao questionário sociodemográfico e econômico, bem como os instrumentos voltados para identificar os hábitos de sono, tempo de tela e atividade física das crianças. Estatísticas descritivas do tipo mediana e intervalo interquartil, além de análise inferencial, na qual usou-se o teste de McNemar, Razão de Chances (p<0,05) e o modelo de Regressão Binária (p<0,20) foram realizadas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, com parecer nº 5.755.168. Participaram do estudo 732 pais/cuidadores. Os resultados apontam que crianças menores de três anos (OR= 1,992; p= 0,001), participantes do Programa Criança Feliz (OR= 1,904; p= 0,007) e que estudam na creche meio período (OR= 0,367; p=0,000) apresentaram maior adequação ao tempo de atividade física durante a semana. O tempo de tela foi inadequado para a maioria das crianças, com pouca variação entre dias úteis e finais de semana, no entanto, participar no Programa Bolsa Família reduziu a inadequação (p=0,012; OR=1,802). Sono inadequado foi mais frequente durante a semana, embora tenha melhorado aos finais de semana, mais comum entre crianças cujas mães não brincam com elas (p=0,007; OR=0,314). Fatores como idade, escolaridade, condição socioeconômica, rotina de consultas de puericultura e interação materna influenciaram os desfechos analisados de forma positiva. A regressão logística mostrou que a frequência à creche e a interação materna são preditores importantes para hábitos saudáveis, destacando a necessidade de políticas públicas voltadas à primeira infância. O enfermeiro desempenha um papel essencial na orientação das famílias, promovendo hábitos saudáveis e intervenções precoces para minimizar impactos negativos no desenvolvimento infantil no contexto da pré-escola.
Abstract: Screen time and physical inactivity have become commonplace in Brazilian families, impacting the routine of preschoolers, especially with regard to children's sleep. Children with sleep deprivation have negative consequences for social interaction and the development of physical, cognitive, emotional and behavioral aspects. The role of the nurse is essential in the early detection of warning signs through well-child visits. Thus, the aim of this study was to analyze the association between physical activity, screen time, and parental behavior on the sleep habits of preschoolers. This was a cross-sectional study, originating from a multicenter study. The collection sites were selected Early Childhood Education Centers in the states of Paraíba, Ceará, and Rio Grande do Norte. The data were collected using a sociodemographic and economic questionnaire, as well as instruments designed to identify children's sleep habits, screen time, and physical activity. Descriptive statistics of the median and interquartile range, as well as inferential analysis, using the McNemar test, Odds Ratio (p<0.05), and the Binary Regression model (p<0.20) were performed. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará, under opinion No. 5,755,168. A total of 732 parents/caregivers participated in the study. The results indicate that children under three years of age (OR= 1.992; p= 0.001), participants in the Criança Feliz Program (OR= 1.904; p= 0.007) and who study at daycare part-time (OR= 0.367; p=0.000) showed greater adequacy in terms of physical activity time during the week. Screen time was inadequate for most children, with little variation between weekdays and weekends; however, participation in the Bolsa Família Program reduced inadequacy (p=0.012; OR=1.802). Inadequate sleep was more frequent during the week, although it improved on weekends, and was more common among children whose mothers did not play with them (p=0.007; OR=0.314). A total of 732 parents/caregivers participated in the study. The results indicate that children under three years of age (OR= 1.992; p= 0.001), participants in the Criança Feliz Program (OR= 1.904; p= 0.007) and who study at daycare part-time (OR= 0.367; p=0.000) showed greater adequacy in terms of physical activity time during the week. Screen time was inadequate for most children, with little variation between weekdays and weekends; however, participation in the Bolsa Família Program reduced inadequacy (p=0.012; OR=1.802). Inadequate sleep was more frequent during the week, although it improved on weekends, and was more common among children whose mothers did not play with them (p=0.007; OR=0.314).
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79924
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-5462-1027
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5104203893211984
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-3016-9619
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5035858383519296
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

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