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Tipo: TCC
Título: Cluster Sináptico para aluno com TDAH
Autor(es): Araújo, Priscila Leite da SIlva
Orientador: Silva, Wanessa Façanha da
Palavras-chave em português: Formação de sinapse;Cluster sináptico;Ensino de física;Wolfram
Palavras-chave em inglês: Synapse formation;Synaptic cluster;Physics teaching;Wolfram
Data do documento: 2025
Citação: ARAÙJO, P. L. da S. Cluster Sináptico para aluno com TDAH. 2025. 33 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A chave de conexão entre os fenômenos da natureza e a maneira como são explicados e compreendidos não possui um forma concreta e eficaz de ser abordada. Esse conflito, presente na dinâmica de Ensino de Física no contexto geral, foi sempre um desafio no referencial dos discentes. Baseados nesta dificuldade de construção de saberes relacionados à Física decidimos direcionar este trabalho na busca de ferramentas tecnológicas relacionadas ao aprendizado, através de códigos de programação paralelo à aula teórica de todos os ramos da Física. Desta vez para uma público alvo que requer um olhar diferenciado em termos de abordagens metodológicas que são alunos com Transtorno de Défict de Atenção e Imperatividade. Neste trabalho, apresentamos um projeto de Ensino baseado no uso de linguagem de programação (usando o soft-ware Wolfram) para uma construção da abstração de conceitos teóricos relacionados a todos os ramos da Física. Ao longo desta pesquisa, comprovamos a importância do ensino se tornar formalizado através da construção visual e da aprendizagem relacionada à repetição da teoria em linhas escritas de funções geradoras dos problemas físicos em linguagens de programação. Para isso, baseamo-nos em artigos de especialistas em neurociência, focado em neuroestimulação e através deste levantamento literário neurocientífico usamos o próprio Wolfram para gerar resultados estatísticos de formação sináptica eficaz, como afirmação da construção da plasticidade cerebral ao usarmos a ferramenta tecnológica de programação no Ensino de Física. Compactamos esta pesquisa através da junção da Física com a neurociência, ao plotarmos dados de arranjos diversos de clusters de sinapses, para avaliarmos os diversos caminhos de raciocínio, formando assim a plasticidade sináptica.
Abstract: The key connection between natural phenomena and the way in which they are explained and understood does not have a concrete and effective way of being addressed. This conflict present in the dynamics of teaching of physics in the general context has always been a challenge in the students frame of reference. Based on this difficulty in building knowledge related to physics, we decided to direct this work towards the search for technological tools related to learning through parallel programming codes the theoretical class of all branches of physics, but this time for a target audience that requires a different look in terms of methodological approaches, which are students with Attention Deficit Disorder and Imperactivity. In this work we present a teaching project based on the use of a programming language (using Wolfram software) to construct the abstraction of theoretical concepts related to all branches of physics. Throughout this research we have proven the importance of teaching becoming formalized through visual construction and learning related to the repetition of theory in written lines of functions that generate physical problems in programming languages through articles from specialists in neuroscience based on neurostimulation and through these neuroscientific literary survey we use Wolfram itself to generate statistical results of effective synaptic formation as an affirmation of the construction of brain plasticity when using the technological programming tool in teaching physics. We compact this research by combining physics with neuroscience by plotting data from different arrangements of clusters of snaps to evaluate the different paths of reasoning, thus forming synaptic plasticity.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79869
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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