Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79863
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLima, Tereza Cristina Batista de-
dc.contributor.authorMoreno, Lucas de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-02-21T20:30:36Z-
dc.date.available2025-02-21T20:30:36Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMORENO, Lucas de Oliveira. Motivações e perspectivas futuras dos empreendedores do Centro Fashion de Fortaleza. 2023. 74 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79863-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate entrepreneurial motivations and future perspectives of entrepreneurs in the "Centro Fashion de Fortaleza", using Ries' (2012) concepts as the main theoretical foundations. The analysis categories of 'idealization,' 'development,' and 'future perspectives' aided in identifying motivations for the conceptualization of a business in the "Centro Fashion de Fortaleza", in characterizing aspects that could facilitate or hinder the development of these ventures, and in perceptioning of the future perspectives envisioned by these entrepreneurs. This research was characterized as qualitative, descriptive, conducted through structured interviews with 21 entrepreneurs from "Centro Fashion de Fortaleza", analyzed using the content analysis technique. Results showed that entrepreneurial motivation for the conceptualization of a project in the “Centro Fashion de Fortaleza” stemmed from the observation of promising opportunities, the influence of family members in the social environment, as well as situations of necessity. Moreover, while the influence of factors such as the need for increased income and the desire for professional independence has been identified as facilitating the development of an enterprise in "Centro Fashion de Fortaleza", obtaining credit and capital and identifying reputable suppliers were reconized as aspects that hinder this development. It was also identified that the future prospects of entrepreneurs in “Centro Fashion de Fortaleza” are marked by positivity and excellent expectations, related to the expansion and recognition of their businesses. As a result, the majority of these entrepreneurs deal with the yearning for financial success, aiming to change their lives through professional independence. It is expected that this research can contribute positively to the expansion of the sample in question, so that future qualitative research can be promoted with regard to understanding entrepreneurial motivation and the aspects that involve the process of implementing a venture in "Centro Fashion de Fortaleza".pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMotivações e perspectivas futuras dos empreendedores do centro fashion de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEssa pesquisa possuiu como objetivo a investigação das motivações empreendedoras e das perspectivas futuras dos empreendedores do Centro Fashion de Fortaleza, tomando os conceitos de Ries (2012) como os principais embasamentos teóricos. As categorias de análise “idealização”, “desenvolvimento” e “perspectivas futuras” auxiliaram na identificação das motivações para a idealização de um negócio no Centro Fashion de Fortaleza, na caracterização dos aspectos que pudessem facilitar ou dificultar o desenvolvimento desses empreendimentos e na percepção das perspectivas futuras que tais empreendedores visualizam. Esta pesquisa caracterizou-se como qualitativa, descritiva, realizada por meio de entrevistas estruturadas com 21 empreendedores do Centro Fashion de Fortaleza, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que a motivação empreendedora para idealização de um projeto no Centro Fashion de Fortaleza partiu da observação de oportunidades promissoras, influência de familiares do meio social, além de situações de necessidade. Além disso, enquanto a influência de fatores como a necessidade de aumento de renda e o desejo de independência profissional tenha sido identificada como facilitadora do desenvolvimento um empreendimento no "Centro Moda de Fortaleza", a obtenção de crédito e capital e a identificação de dignos fornecedores foram reconhecidas como aspectos que dificultam esse desenvolvimento. Identificou-se, ainda, que as perspectivas futuras dos empreendedores do Centro Fashion de Fortaleza são marcadas por positividade e excelentes expectativas, relacionados com a expansão e o reconhecimento de seus negócios, de modo que a maioria desses empreendedores lidam com o anseio do sucesso financeiro, a fim de mudar de vida com a independência profissional. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir positivamente para a ampliação da amostra em questão, de modo que futuras pesquisas qualitativas possam ser promovidas no que diz respeito à compreensão da motivação empreendedora e aos aspectos que envolvem o processo de implementação de um empreendimento no Centro Fashion de Fortaleza.pt_BR
dc.subject.ptbrEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.ptbrMotivação Empreendedorapt_BR
dc.subject.ptbrCentro Fashion de Fortalezapt_BR
dc.subject.enEntrepreneurshippt_BR
dc.subject.enEntrepreneurial Motivationpt_BR
dc.subject.en“Centro Fashion de Fortaleza”pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7117960824805237pt_BR
local.date.available2025-02-21-
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_lomoreno.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.