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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79816
Tipo: | TCC |
Título: | Narrativas em jogos digitais: imersão interativa através de storytelling aplicado a game design |
Autor(es): | Mottola, Luiz Carlos Monte |
Orientador: | Ricca, Diego Enéas Peres |
Palavras-chave em português: | Narrativas em jogos;Storytelling;Imersão;Interatividade |
Palavras-chave em inglês: | Game narratives;Storytelling;Immersion;Interactivity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | MOTTOLA, Luiz Carlos Monte. Narrativas em jogos digitais: Imersão interativa através de storytelling aplicado a game design. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Grduação em Design) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Visando a imersão através da interatividade como pilar central na experiência em jogos e a característica que o diferencia entre as demais mídias de storytelling centradas no entretenimento, nota-se a constante evolução dos jogos digitais como meio de destaque ao se desenvolver uma história, devido a suas ferramentas de potencial gráfico e mecânicas de jogabilidade que são adequadas a construção narrativa proposta. Este trabalho tem como objetivo analisar as estruturas narrativas utilizadas no meio lúdico digital, como alguns jogos realizam a implementação dessas características e no que resulta quanto a percepção dos usuários (jogadores) ao experienciar essas obras. Para isso, foram desenvolvidas as seguintes etapas: levantamento de referências que caracterizam as estruturas narrativas evocadas, lineares e ramificadas, seleção e exploração de jogos da categoria Metroidvania que implementam essas estruturas (em parte considerável da sua extensão), e desenvolvimento de vídeos auxiliares para divulgar os resultados obtidos dessas análises em simplificação lúdica, visando abranger desenvolvedores de jogos e entusiastas do game design além do meio acadêmico. |
Abstract: | Seeing immersion through interactivity as a central pillar in gaming experiences and the characteristic that sets it apart from other entertainment media centered on storytelling, one notices the constant evolution of digital games as a prominent means of developing a story, owing to their graphic potential and gameplay mechanics that are suitable for the proposed narrative construction. This work aims to analyze the narrative structures used in the digital ludic medium, how some games implement these characteristics, and what results in terms of users' (players') perception when experiencing these works. To achieve this, the following steps were developed: gathering references that characterize evoked narrative structures, both linear and branching; selecting and exploring games in the Metroidvania category that implement these structures (to a considerable extent); and creating auxiliary videos to disseminate the results obtained from these analyses in a ludic simplification, aiming to encompass game developers and enthusiasts of game design in addition to the academic sphere. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79816 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8251503092812059 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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