Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79785
Tipo: TCC
Título: Qual o risco de sangramento após extrações dentárias em pacientes pré-transplante hepático?
Autor(es): Pereira, Ivina Privino
Rocha, Wladiana Karen Martins
Orientador: Chaves, Filipe Nobre
Palavras-chave em português: Cirrose hepática alcoólica;Extração dentária;Hemorragia bucal;Hemostasia cirúrgica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Data do documento: 2023
Citação: PEREIRA, I. P. ROCHA, W. K. M. Qual o risco de sangramento após extrações dentárias em pacientes pré-transplante hepático?.2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, Sobral, 2023.
Resumo: A cirrose hepática representa a evolução de doenças crônicas que afetam o fígado, que tem como característica a substituição das células funcionais desse órgão, os hepatócitos, por um tecido fibroso e pouco funcional. Várias são as doenças que podem comprometer as funções hepáticas, como hepatites, doenças de depósito, abuso de álcool, doenças hereditárias e genéticas. Dito isto, a cirrose hepática irá interferir de forma direta nas funções do fígado, com destaque para a coagulação, uma vez que esse órgão é responsável por produzir diversas proteínas relacionadas a esse mecanismo. O transplante é uma conduta terapêutica indicada para pacientes com doenças crônicas ou incuráveis do fígado, visto o comprometimento da expectativa e qualidade de vida desses indivíduos. Desta forma, o manejo odontológico requer avaliação rigorosa do quadro de hemostasia e controle de sangramento dos pacientes hepáticos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o risco de sangramento posteriormente a realização de exodontia em pacientes em fase de pré-transplante. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa acerca do risco de sangramento após extrações dentárias em pacientes hepáticos pré-transplante. Para a elaboração da pesquisa foi realizada a busca na base de dados PUBMED, utilizando-se uma combinação de descritores controlados, cadastrados no Medical Subject Headings (MesH): Liver cirrhosis; Tooth Extraction; Oral Hemorrage; Hemostasia; Surgical. Os critérios de inclusão foram: estudos primários sobre CCP; estudos disponíveis na integração; de forma eletrônica. Como sorteios de exclusão define-se: artigos repetidos nas bases de dados; artigos de opinião; artigos de reflexão e editoriais. Foram selecionados 3 artigos que seguiram os critérios de inclusão e exclusão. Deste modo, os artigos analisaram as taxas de sangramento e sua relação com parâmetros de trombocitopenia e coagulação sanguínea em pacientes pré-transplantados. Portanto, avaliar os valores referentes a quantidade de plaquetas e INR, analisar as condições pré-operatórias do paciente no período anterior ao transplante, realizar técnicas que promovam a hemostasia local, são preditivos para ocorrência de eventos hemorrágicos após extrações dentárias em candidatos ao transplante de fígado. A baixa prevalência de complicações pós-operatórias indica que os procedimentos cirúrgicos odontológicos podem ser realizados com segurança em pacientes hepáticos pré-transplante após criteriosa execução do protocolo de atendimento.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79785
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0000-2709-6143
https://orcid.org/0000-0001-8368-6148
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4512970375331994
http://lattes.cnpq.br/1854689799024222
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-6345-8156
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5750090814744576
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc-ippereira_wkmrocha.pdf206,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.