Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79776
Tipo: Dissertação
Título: Fact-checking governamental: controle da informação e propaganda na agência de checagem do Governo do Ceará
Título em inglês: Government Fact-Checking: control of information and propaganda in the Ceará government fact-checking agency
Título em espanhol: Verificación gubernamental: control de información y propaganda en la agencia gubernamental de verificación de hechos de Ceará
Autor(es): Costa, Rômulo Almeida da
Orientador: Barreto, Helena Martins do Rêgo
Palavras-chave em português: Fact-checking;Comunicação Governamental;Propaganda;Política
Palavras-chave em inglês: Fact-checking;Government Communication;Propaganda;Politics
Palavras-chave em espanhol: Verificación de hechos;Comunicación Gubernamental;Propaganda;Política
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Data do documento: 2024
Citação: COSTA, Rômulo Almeida da. Fact-checking governamental: controle da informação e propaganda na agência de checagem do Governo do Ceará. 2024. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de compreender os deslocamentos normativos do fact-checking ao ser incorporado como estratégia de comunicação governamental na tentativa do Estado de retomar o controle da informação em contexto de domínio das plataformas digitais (VALENTE, 2019) e de uso da desinformação como prática política (LELO, 2019). Nossa análise se concentra na agência Antifake CE, lançada pelo Governo do Ceará, em 2019. Partimos da Economia Política da Comunicação para entender as disputas de poder em torno da informação e seu impacto na reconfiguração da esfera pública pelas TICs (BOLAÑO, 2000), em especial a internet. Nesse contexto, discutimos ainda os aspectos políticos da desinformação na rede e o papel do Estado no enfrentamento ao problema. Acionamos o conceito de comunicação governamental (BRANDÃO, 2009), em contraste com a comunicação pública (DUARTE, 2011), e discutimos o papel da propaganda (WEBER, 2011) como estratégia de persuasão e dominação pelo Estado. O estudo, de caráter híbrido, consiste na análise de 45 checagens publicadas entre 2020 e 2022, durante a gestão do governador Camilo Santana (PT-CE), com a intenção de identificar desvios da prática normativa do fact-checking e expressões da disputa política embutidas nas publicações oficiais. Inicialmente, procedemos a Análise de Conteúdo (SAMPAIO; LYCARIÃO, 2021) a partir de categorias que identificam aspectos da abordagem institucional e da produção da agência governamental. Em seguida, realizamos uma Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001), a fim de identificar os modos de operação da ideologia (THOMPSON, 2011) nos textos da agência. Os resultados indicam que a Antifake CE é parte da comunicação estratégica do governo estadual para se posicionar em temas de disputa política e rebater acusações de adversários, atuando nos termos da função propaganda, com ênfase na legitimação do discurso oficial, na manutenção do controle da informação pelo Estado e na defesa da imagem político-institucional do governo.
Abstract: This research aims to understand the normative shifts of fact-checking when it is incorporated as a government communication strategy in the state's attempt to regain control of information of the digital platforms (VALENTE, 2019) and the use of disinformation as a political practice (LELO, 2019). Our analysis focuses on the Antifake CE agency, launched by the Government of Ceará in 2019. We start from the Political Economy of Communication to understand the power struggles over information and their impact on the reconfiguration of the public sphere by TICs (BOLAÑO, 2000) specially the internet. In this context we also discuss the political aspects of disinformation on the web and the role of the state dealing with the problem. We use the concept of government communication (BRANDÃO, 2009), in contrast to public communication (DUARTE, 2011) and discuss the role of propaganda (WEBER, 2011) as a strategy of persuasion and domination by the state. The study of a hybrid nature consists of analyzing 45 fact-checks published between 2020 and 2022 during the administration of Governor Camilo Santana (PT-CE) with the intention of identifying deviations from the normative practice of fact-checking and expressions of the political dispute in the official publications. Initially, we carried out a Content Analysis (SAMPAIO; LYCARIÃO, 2021) based on categories that identify aspects of the institutional approach and the production of the government agency. We carried out a Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001) in order to identify the ways of eash ideology operation (THOMPSON, 2011) in the agency's texts. The results indicate that Antifake CE is part of the state government's strategic communication to position itself on issues of political dispute and rebut accusations from opponents acting in terms of the propaganda function with an emphasis on legitimizing the official discourse maintaining the state's control of information and defending the government's political-institutional image.
Resumen: Esta investigación tiene como objetivo comprender los desplazamientos normativos del fact-checking cuando es incorporado como estrategia de comunicación gubernamental en el intento del Estado de retomar el control de la información en un contexto de dominio de las plataformas digitales (VALENTE, 2019) y del uso de la desinformación como práctica política (LELO, 2019). Nuestro análisis está concentrado en la agencia Antifake CE, lanzada por el Gobierno de Ceará, en 2019. Partimos de la Economía Política de la Comunicación para entender las disputas de poder alrededor de la información y su impacto en la reconfiguración de las esfera pública por las Tecnologías de la Información y de la Comunicación (TICs) (BOLAÑO, 2000), en especial internet. En ese contexto, discutimos también los aspectos políticos de la desinformación en la red y el papel del Estado en la confrontación del problema. Utilizamos el concepto de comunicación gubernamental (BRANDÃO, 2009), en contraposición con la comunicación pública (DUARTE, 2011), y discutimos el papel de la propaganda (WEBER, 2011) como estrategia de persuasión y dominación del Estado. El estudio, de carácter híbrido, consiste en el análisis de 45 verificaciones publicadas entre 2020 y 2022, durante la gestión del gobernador Camilo Santana (PT-CE), con el objetivo de identificar desvíos de la práctica normativa de verificación de hechos y expresiones de la disputa política incorporadas en las publicaciones oficiales. Inicialmente, realizamos el Análisis del Contenido (LYCARIÃO; SAMPAIO, 2021) a partir de categorías que identifican aspectos del enfoque institucional y de la producción de la agencia gubernamental. Luego llevamos a cabo un Análisis del Discurso Crítico (FAIRCLOUGH, 2001), para identificar los modos de operación de la ideología (THOMPSON, 2011), en los textos de la agencia. Los resultados indican que la agencia Antifake CE es parte de la comunicación estratégica del gobierno de Ceará para posicionarse en temas de disputa políticas y rebatir acusaciones de los opositores, actuando como propaganda, con énfasis en la legitimación del discurso oficial, en el mantenimiento del control de la información por parte del Estado y en la defensa de la imagen político-institucional del gobierno.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79776
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-1017-3103
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6463369239858255
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-3210-4969
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0282160708821061
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_racosta.pdf25,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.