Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79775
Tipo: TCC
Título: Produção de livro a partir de episódios de podcast sobre Dentística
Título(s) alternativo(s): Produção de material didático complementar em dentística em áudio e texto
Autor(es): Sousa, Joelton Rosendo
Felix, Ana Luiza de Albuquerque
Orientador: Moreira, Mário Áureo Gomes
Palavras-chave em português: dentística;material didático;podcast;e-book
Palavras-chave em inglês: dentistry;supplementary teaching material;podcasts;e-book
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Data do documento: 2023
Citação: SOUSA. J.R.; FELIX. A.L.A. Produção de livro a partir de episódios de podcast sobre Dentística. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, Sobral, 2023.
Resumo: As tecnologias digitais conferem um amplo espectro de possibilidades para a confecção de materiais educativos. A partir disso, a exploração do maior número de alternativas para a elaboração de conteúdos bem preparados, que visem a divulgação e democratização de conhecimento científico, é válida para abranger o maior número de discentes possíveis, visto que favorecem a caminhada acadêmica na busca de bons resultados. A confecção de materiais didáticos em forma de arquivos digitais é uma das formas de contribuir com a educação juntamente com a inovação tecnológica ao possibilitar novas formas, por vezes mais atrativas aos estudantes, de acesso ao conteúdo ministrado em sala de aula. A principal motivação para a elaboração dos episódios reparados em forma de áudio e texto é ampliar o formato dos materiais de estudos complementares, além de serem formatos de mídia mais interativos e criativos. O modelo de podcasts possibilita o acesso assíncrono, onde o ouvinte pode escolher ouvir aquele tema ao realizar outras atividades rotineiras, além da disponibilidade de repetir o episódio quantas vezes necessário para melhor assimilar o conteúdo, enquanto a transcrição para forma de e-book aumenta a acesso ao conteúdo, fomentando um aprendizado multissensorial adequado às individualidades do aluno. Dessa forma, surge o podcast ‘’Podontocast’’ na plataforma Spotify que discute temas relacionados à odontologia, contando com a participação de acadêmicos e professores. Ademais, como conclusão do projeto, os episódios foram transcritos e transformados em um livro digital, no intuito de conferir uma integração entre as diversas mídias e favorecer a ampliação da construção do conhecimento científico dentro do curso de graduação em Odontologia. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar os capítulos do livro ‘’Aulas que viraram podcast que viraram livro’’, que surgiram a partir de roteiros de episódios do Podontocast como uma alternativa para a abordagem de conteúdos vistos na graduação.
Abstract: Digital technologies provide a wide spectrum of possibilities for creating educational materials. From this, the exploration of the greatest number of alternatives for the elaboration of well-prepared content, aimed at the dissemination and democratization of scientific knowledge, is valid to cover the greatest number of students possible, as they favor the academic journey in the search for good results. The creation of teaching materials in the form of digital files is one of the ways to contribute to education together with technological innovation by enabling new ways, sometimes more attractive to students, of accessing the content taught in the classroom. The main motivation for preparing episodes prepared in audio and text form is to expand the format of complementary study materials, in addition to being more interactive and creative media formats. The podcast format allows asynchronous access, where the listener can choose to listen to that topic while carrying out other routine activities, in addition to the availability of repeating the episode as many times as necessary to better assimilate the content, while transcription into an e-book increases the access to content, encouraging multisensory learning suited to the student’s individualities. Thus, the podcast “Podontocast” appears on the Spotify platform, which discusses topics related to dentistry, with the participation of academics and teachers. Furthermore, as a conclusion to the project, the episodes were transcribed and transformed into a digital book, with the aim of providing integration between the different media and promoting the expansion of the construction of scientific knowledge within the undergraduate Dentistry course. Thus, the objective of this work is to present the chapters of the book ''Classes that became a podcast that became a book'', which emerged from scripts for Podontocast episodes as an alternative to approaching content seen in undergraduate courses.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79775
ORCID do(s) Autor(es): 0000-0002-0908-6029
0009-0002-9899-8915
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2065305977181723
http://lattes.cnpq.br/8034042353489784
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0009-0002-1819-2461
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2057552329998350
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_jrsousa_alafelix.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.