Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79773
Tipo: Dissertação
Título: Política cultural e branquitude: desafios do campo artístico no Ceará
Título em inglês: Cultural policy and whiteness: challenges in the artistic field in Ceará
Autor(es): Brandão, Lívio Diego Duarte
Orientador: Lima, Geísa Mattos
Palavras-chave em português: Campo da arte cearense;Relações raciais;Branquitude;Cultura;Política Cultural;Validação
Palavras-chave em inglês: Field of art in Ceará;Racial relations;Whiteness;Culture;Cultural policy;Validation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Data do documento: 2024
Citação: BRANDÃO, Lívio Diego Duarte. Política cultural e branquitude: desafios do campo artístico no Ceará. 2024. 214 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A pesquisa analisa o campo institucionalizado da arte no Ceará na contemporaneidade, com foco nos processos de validação dos agentes culturais dentro desse campo. O estudo busca compreender os processos pelos quais um artista é reconhecido social e profissionalmente, considerando o papel das instituições e agentes envolvidos, além de investigar o impacto de fatores sociais nesse processo, especialmente raça, mas compreendendo que ela está interseccionada a gênero e classe. No que diz respeito a raça, pretendemos analisar como a estrutura da branquitude é mobilizada nesse processo de validação. A pesquisa propõe questionamentos sobre os critérios de validação impostos pelo campo da arte cearense, o papel de agentes e instituições nesse processo e a influência de questões raciais nas narrativas dos agentes, mesmo que não sejam explicitadas. Para realizar essa empreitada traçamos diálogos com teóricos como Pierre Bourdieu, Cida Bento e Antônio Gramsci. Partindo de uma base teórica sólida e considerando a vivência do autor como agente do campo da arte cearense, a pesquisa visa contribuir para o entendimento dos mecanismos de validação no contexto artístico local, levando em conta as dinâmicas de poder, hierarquia e representatividade no sistema da arte cearense.
Abstract: The research analyzes the institutionalized field of art in Ceará in contemporary times, focusing on the validation processes of cultural agents within this field. The study seeks to understand the processes by which an artist is recognized socially and professionally, considering the role of the institutions and agents involved, in addition to investigating the impact of social factors in this process, especially race, but understanding that it is intersected with gender and class. With regard to race, we intend to analyze how the structure of whiteness is mobilized in this validation process. The research proposes questions about the validation criteria imposed by the field of art in Ceará, the role of agents and institutions in this process, and the influence of racial issues in the narratives of agents, even if they are not explicit. To carry out this endeavor, we established dialogues with theorists such as Pierre Bourdieu, Cida Bento, and Antônio Gramsci. Starting from a solid theoretical basis and considering the author's experience as an agent in the field of Ceará art, the research aims to contribute to the understanding of validation mechanisms in the local artistic context, taking into account the dynamics of power, hierarchy and representation in the Ceará art system.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79773
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6536031809269352
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-2707-8700
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5400490322782974
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_lddbrandão.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.