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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79681
Tipo: | TCC |
Título: | Competências do administrador – o que querem as empresas que anunciam no linkedin? |
Autor(es): | Almeida, Maria Luana de Aguiar |
Orientador: | Lima, Tereza Cristina Batista de |
Palavras-chave em português: | Competências profissionais;Administrador;Recrutamento;LinkedIn |
Palavras-chave em inglês: | Professional Skills;Administrator;Recruiting;LinkedIn |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | ALMEIDA, Maria Luana de Aguiar. Competências do administrador – o que querem as empresas que anunciam no linkedin? 2023. 85 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | O presente estudo objetivou verificar qual a caracterização das competências profissionais requeridas ao administrador pelas maiores e melhores empresas brasileiras, segundo o ranking da Revista Exame (2022). Utilizando-se do modelo de competências de Cheetham e Chivers (2005), que categoriza as competências como cognitiva/conhecimento, funcional e pessoal/comportamental, buscou-se mapear quais competências são requeridas ao administrador pelas maiores e melhores empresas brasileiras, nos anúncios de vagas publicados no LinkedIn. Para tanto, foi implementada uma pesquisa qualitativa, mediante análise documental de 115 anúncios de vagas publicados pelas 21 maiores e melhores empresas brasileiras, cujo dados foram analisados através da técnica análise de conteúdo e com o apoio do software ATLAS.ti. Como resultado obteve-se que a competência mais requerida ao administrador, enquadra-se no viés cognitivo/conhecimento, sendo a de deter conhecimento em Pacote Office. Além disso, notou-se que aspectos ligados a competência funcional é um requisito no qual exige conhecimento amplo, concluindo que é essencial o administrador ter conhecimentos específicos de todas as áreas de conhecimento da Administração. E por fim, verificou-se também, que competências pessoais/comportamentais são aspectos essenciais para o administrador, como é o caso de ter boa comunicação, bom relacionamento interpessoal e proatividade. Quanto às limitações para a realização do trabalho, notou-se a escassez de modelos de competências mais atuais que sejam bem estruturados. Além disso, não foi possível estruturar todo o modelo de competências proposto por Cheetham e Chivers (2005), pois não foram identificados aspectos ética/valores nos anúncios. O presente trabalho pode inspirar novas pesquisas sobre, por exemplo, a preparação adequada do administrador para o mercado de trabalho, estudos que tenham como objetivo caracterizar as competências profissionais de uma outra formação/profissão, inspirar estudos que abordem o desenvolvimento das competências do administrador. E, até mesmo, servir de ferramenta para educadores de como fomentar nos alunos as competências necessárias ao administrador. |
Abstract: | The present study aimed to verify the characterization of the professional competencies required of the administrator by the largest and best Brazilian companies, according to the ranking of Exame Magazine. Using the competency model of Cheetham and Chivers (2005), which categorizes competencies as "cognitive competence/knowledge", "functional competence", "personal/behavioral competence", we sought to map which competencies are required of the administrator by the largest and best Brazilian companies, in the vacancy announcements published on LinkedIn. To this end, qualitative research was implemented, through documentary analysis of 115 job advertisements published by the 21 largest and best Brazilian companies, whose data were analyzed by the technique of content analysis and with the support of the ATLAS.ti software. As a result, it was obtained that the competence most required of the administrator, fits the cognitive/knowledge bias, being that of having knowledge in Office Package. In addition, it was noted that aspects related to functional competence is a requirement without absolute definition, concluding that it is essential for the administrator to have specific knowledge of all areas of knowledge of the Administration. And finally, it was also verified that personal/behavioral competencies are essential aspects for the administrator, as is the case of having good communication, good interpersonal relationship and proactivity. As for the limitations for carrying out the work, it was noted the scarcity of more current and well-structured competence models. The present work may inspire further research on, for example, the proper preparation of administrators for the market, studies that aim to characterize the professional skills of another training/profession inspire studies that address the development of administrator skills. And still serve as a tool for educators on how to foster in students the skills necessary for administrators. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79681 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/7117960824805237 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
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