Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79652
Tipo: Dissertação
Título : Sustentabilidade no Bacharelado em Gastronomia: panorama atual e possibilidades para uma horta pedagógica na Universidade Federal do Ceará
Autor : Sei, Alícia
Tutor: Carvalho, Diana Valesca
Co-asesor: Souza, Jacqueline Ramos Macedo Antunes de
Palabras clave en portugués brasileño: Gastronomia;Ensino superior;Aprendizagem transformativa para a sustentabilidade;Horta pedagógica;Sustentabilidade;Gastronomia - Currículo - Ensino Superior
Palabras clave en inglés: Gastronomy;Transformative learning for sustainability;Educational garden;Higher education
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Fecha de publicación : 2025
Citación : SEI, Alícia. Sustentabilidade no Bacharelado em Gastronomia: panorama atual e possibilidades para uma horta pedagógica na Universidade Federal do Ceará. 2025. Dissertação (Mestrado em Gastronomia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: O Bacharelado em Gastronomia oferece uma formação abrangente, preparando profissionais para enfrentar desafios complexos, como a sustentabilidade no sistema alimentar. Este estudo analisou como uma horta pedagógica pode ser uma estratégia para o ensino de sustentabilidade na Gastronomia, tendo como recorte o Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). A Aprendizagem Transformativa para a Sustentabilidade (ATS) é um conceito que se refere a processos educacionais que visam provocar mudanças nas perspectivas e comportamentos dos indivíduos em relação à sustentabilidade e, associada à Aprendizagem Baseada em Horta, é uma aliada na Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A partir dos 27 objetivos da ATS, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes do curso, com discentes que interagiram com a horta pedagógica do curso (G1) e com discentes que estavam em seu último ano (G2), identificando como cada grupo enxerga a sustentabilidade no curso e como a horta pedagógica pode corroborar para o ensino de sustentabilidade em Gastronomia. A partir das respostas, os objetivos da ATS foram classificados considerando o ranking de status da ATS e analisados para identificar o que funciona bem e o que pode ser melhorado no ensino de Gastronomia para a construção de novos quadros de referências que sejam voltados para a sustentabilidade. Além disso, os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cinco Bacharelados em Gastronomia no Brasil foram analisados através de análise de conteúdo para identificar se/como a sustentabilidade é abordada nos cursos. Identificou-se que a sustentabilidade está presente em todos os PPCs, variando em frequência e relevância. Embora o termo nem sempre seja utilizado, há o conceito ou um contexto propício para sua abordagem. A falta de clareza – especialmente nas ementas das disciplinas – deixa indefinido como os professores devem tratar o tema. Em relação aos docentes entrevistados, a diversidade de formação e atuação resultou em respostas heterogêneas que enriqueceram a análise da sustentabilidade no curso, evidenciando a ausência de uma base comum de formação sobre o tema e a falta de apoio e estrutura institucional. A horta pedagógica foi apontada como uma estratégia para ensinar sustentabilidade na Gastronomia, permitindo o cultivo de insumos básicos e o aproveitamento de resíduos orgânicos das aulas práticas na compostagem, integrando sustentabilidade em todas as etapas do sistema alimentar. As entrevistas com o G1 indicaram que o contato com a horta pedagógica contribuiu para o aprendizado sobre sustentabilidade na Gastronomia, apesar das poucas experiências práticas. Os alunos demonstraram interesse em aprofundar o estudo do tema e em participar das atividades na horta. As entrevistas com o G2 mostraram que com estímulos adequados – especialmente nos conteúdos obrigatórios –, o ensino de sustentabilidade na Gastronomia forma cidadãos críticos e agentes de mudança para um consumo mais sustentável. Os discentes demonstram interesse na temática, engajando-se mesmo com estímulos mínimos. Oferecer repertório e vivência sobre sustentabilidade na Gastronomia viabilizará a construção de novos quadros de referências na área, baseados na sustentabilidade, e formará os profissionais do futuro que construirão um sistema alimentar mais justo, saudável e sustentável para todos
Abstract: The Bachelor's Degree in Gastronomy offers comprehensive training, preparing professionals to face complex challenges, such as sustainability in the food system. This study analyzed how an educational garden can be a strategy for teaching sustainability in Gastronomy, focusing on the Bachelor's Degree in Gastronomy at the Federal University of Ceará (UFC). Transformative Learning for Sustainability (TLS) is a concept that refers to educational processes that aim to bring about changes in individuals' perspectives and behaviors in relation to sustainability and, associated with Garden-Based Learning, is an ally in Education for Sustainable Development. Based on the 27 objectives of the TLS, semi-structured interviews were carried out with the course's teachers, with students who interacted with the course's pedagogical garden (G1) and with students who were in their final year (G2), identifying how each group sees the sustainability in the course and how the educational garden can support the teaching of sustainability in Gastronomy. Based on the responses, the TLS objectives were classified considering the TLS status ranking and analyzed to identify what works well and what can be improved in Gastronomy teaching to build new reference frameworks that are focused on sustainability. Furthermore, the Course Pedagogical Projects (CPPs) of the five Bachelor's Degrees in Gastronomy in Brazil were analyzed through content analysis to identify whether/how sustainability is addressed in the courses. It was identified that sustainability is present in all PPCs, varying in frequency and relevance. Although the term is not always used, there is the concept or a context conducive to its approach. The lack of clarity – especially in subject syllabuses – leaves it unclear how teachers should address the topic. In relation to the teachers interviewed, the diversity of formation and performance resulted in heterogeneous responses that enriched the analysis of sustainability in the course, highlighting the absence of a common basis of formation on the topic and the lack of support and institutional structure. The educational garden was identified as a strategy for teaching sustainability in Gastronomy, allowing the cultivation of basic supplies and the use of organic waste from practical classes in composting, integrating sustainability into all stages of the food system. Interviews with G1 indicated that contact with the educational garden contributed to learning about sustainability in Gastronomy, despite the few practical experiences. The students showed interest in further studying the and participating in activities in the garden. Interviews with G2 showed that with adequate stimuli – especially in mandatory content – teaching sustainability in Gastronomy trains critical citizens and agents of change for more sustainable consumption. Students show interest in the topic, engaging even with minimal stimuli. Offering repertoire and experience on sustainability in Gastronomy will enable the construction of new frameworks in the area, based on sustainability, and will train professionals of the future who will build a fairer, healthier and more sustainable food system for everyone
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79652
ORCID del autor: https://orcid.org/0009-0001-0857-4733
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1219651320849874
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1188797674818591
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0002-0228-7418
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/6322291432577821
Derechos de acceso: Acesso Embargado
Aparece en las colecciones: PPGGASTRONOMIA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_asei.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.