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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79623
Tipo: | Dissertação |
Título: | Experiências de discriminação racial entre estudantes universitários: percepções, implicações e efeitos. |
Título em inglês: | Experiences of racial discrimination among students university students: perceptions, implications and effects. |
Autor(es): | Campos, Marcos Pires |
Orientador: | Oliveira, Eliany Nazaré |
Palavras-chave em português: | discriminação;saúde mental;estudante universitário |
Palavras-chave em inglês: | discrimination;mental health;university student |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Citação: | CAMPOS, Marcos Pires. Experiências de discriminação racial entre estudantes universitários: Percepções, implicações e efeitos. 2024. 157 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2024. |
Resumo: | A discriminação racial, apesar de silenciosa, exerce um impacto devastador na saúde mental dos estudantes universitários. Neste estudo, buscou-se analisar as experiências de discriminação racial vivenciadas por esse grupo, investigando suas histórias e os efeitos dessas vivências na saúde mental. Realizado em cinco instituições de ensino superior na região norte do Ceará, o estudo contou com 829 participantes e adotou uma abordagem mista, exploratória e transversal. Na etapa quantitativa, foi utilizada a Escala de Experiências de Discriminação Racial e o Inventário de Saúde Mental (MHI-38), enquanto na fase qualitativa foram realizadas 37 entrevistas semiestruturadas para aprofundar e contextualizar as experiências relatadas. Os dados quantitativos foram analisados com o software SPSS 20.0, enquanto os dados qualitativos foram analisados pelo software IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que 71,5% dos estudantes mencionaram ter enfrentado alguma forma de discriminação racial, sendo o ambiente universitário o cenário mais comum (43,2%). Aqueles que vivenciaram discriminação demonstraram níveis significativamente mais altos de estresse psicológico (média de 75,4) em comparação aos que não passaram por tais situações (48,2), além de apresentarem um menor bem-estar emocional (55,6 contra 72,8), evidenciando a associação entre preconceito e impacto emocional. A pesquisa também apontou que 65% dos estudantes sofreram algum tipo de discriminação racial que afetou diretamente seu desempenho acadêmico, gerando sentimentos de desvalorização e isolamento. As microagressões cotidianas, embora menos evidentes, foram destacadas como especialmente prejudiciais para a saúde mental dos estudantes. Diante desses resultados, ressalta-se a urgência de políticas afirmativas e ações institucionais para combater a discriminação racial e promover a transformação das universidades em ambientes genuinamente inclusivos. |
Abstract: | Racial discrimination, although silent, has a devastating impact on the mental health of university students. This study aimed to analyze the racial discrimination experiences encountered by this group, investigating their stories and the effects of these experiences on mental health. Conducted at five higher education institutions in the northern region of Ceará, the study included 829 participants and employed a mixed, exploratory, and cross-sectional approach. In the quantitative phase, the Racial Discrimination Experiences Scale and the Mental Health Inventory (MHI-38) were used, while in the qualitative phase, 37 semi-structured interviews were conducted to deepen and contextualize the reported experiences. Quantitative data were analyzed using SPSS 20.0 software, and qualitative data were analyzed with IRaMuTeQ software. Results revealed that 71.5% of students reported experiencing some form of racial discrimination, with the university setting being the most common context (43.2%). Those who experienced discrimination showed significantly higher levels of psychological distress (mean of 75.4) compared to those who had not encountered such situations (48.2), as well as lower emotional well-being (55.6 versus 72.8), highlighting the association between prejudice and emotional impact. The research also indicated that 65% of students experienced some type of racial discrimination that directly affected their academic performance, generating feelings of devaluation and isolation. Daily microaggressions, although less evident, were highlighted as especially harmful to students' mental health. In light of these findings, the urgency of affirmative policies and institutional actions to combat racial discrimination and foster the transformation of universities into genuinely inclusive environments is underscored. |
Descrição: | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79623 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-9656-9140 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4306778693630024 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-6408-7243 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9795597292263465 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_dis_mpcampos.pdf | CAMPOS,M.P. Experiências de discriminação racial entre estudantes universitários: Percepções, implicações e efeitos. 2024. 157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família - Mestrado Acadêmico) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2024. | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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