Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79607
Tipo: | Tese |
Título: | Entre o silêncio que revela e a revelação que silencia: a gestão da identidade profissional de trabalhadores com deficiências invisíveis em uma universidade pública |
Autor(es): | Marques, Davi Sampaio |
Orientador: | Lima, Tereza Cristina Batista de |
Palavras-chave em português: | Deficiências Invisíveis;Gestão da Identidade Profissional;Inclusão;Universidade Pública |
Palavras-chave em inglês: | Invisible Disabilities;Professional Identity Management;Inclusion;Public University |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | MARQUES, Davi Sampaio. Entre o silêncio que revela e a revelação que silencia: a gestão da identidade profissional de trabalhadores com deficiências invisíveis em uma universidade pública. 2025. 166 f. Tese (Doutorado em Administração e Controladoria) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | A tese explora o tema da gestão da identidade profissional de servidores com deficiências invisíveis em uma universidade pública, investigando as dinâmicas de revelação e ocultação dessas condições no ambiente de trabalho. O estudo destaca como fatores sociais, institucionais e individuais interagem nesse processo, com ênfase nos impactos do capacitismo e das pressões normativas para alta produtividade, gerando desafios relacionados ao estigma e às barreiras ganizacionais. A pesquisa buscou compreender como ocorre a gestão dessa identidade profissional, com objetivos voltados à análise das estratégias de revelação e ocultação e à proposição de um modelo teórico para o tema. Realizada com base em uma abordagem qualitativa interpretativa, a pesquisa contou com 22 entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC), localizada em um contexto regional marcado por desigualdades históricas e culturais que impactam as práticas de inclusão. A abordagem metodológica possibilitou a identificação de nuances que conectam as vivências dos servidores a especificidades institucionais e sociais do Nordeste brasileiro. Os dados foram analisados por meio da análise temática reflexiva com o suporte do software MAXQDA, permitindo identificar temas emergentes e padrões relacionados à identidade profissional e às condições que impactam na atuação desses trabalhadores. Os resultados apontaram o diagnóstico como um marco importante para a ressignificação das experiências pessoais e profissionais dos participantes. Esse marco foi identificado tanto em diagnósticos tardios, que possibilitaram a revisão de vivências passadas, quanto em diagnósticos precoces, que influenciaram trajetórias de adaptação desde a infância. As estratégias de revelação seletiva foram amplamente relatadas, moldadas por normas institucionais e percepções de estigma. Além disso, o amplo conhecimento dos impactos do diagnóstico emergiu como uma ferramenta central na elaboração de estratégias adaptativas e na promoção de transformações organizacionais. Particularmente, observou-se que diferentes tipos de deficiências invisíveis, como neurodivergências e condições imunológicas crônicas, apresentam dinâmicas distintas no processo de gestão da identidade. A pesquisa propôs um modelo teórico que integra aspectos pessoais, sociais e organizacionais. Elementos como a estratégia de redefinição da identidade profissional, a relação entre revelação e ocultação da deficiência invisível, além da adequação do desempenho e produtividade no ambiente universitário foram destacados como inovações teóricas que ampliam a compreensão sobre a gestão da identidade profissional. O modelo também aponta direções práticas para organizações interessadas em promover ambientes mais inclusivos. Entre as recomendações práticas, destacam-se o desenvolvimento de políticas organizacionais inclusivas, programas de sensibilização para lideranças e equipes, redes de apoio institucionais e o incentivo a projetos acadêmicos que promovam a visibilidade das deficiências invisíveis. Por fim, o modelo proposto se apresenta como uma ferramenta adaptável, com potencial para aplicação em outros setores organizacionais, públicos ou privados, visando fomentar não apenas a inclusão, mas também o protagonismo de trabalhadores com deficiências invisíveis. |
Abstract: | The thesis explores the theme of managing the professional identity of public university employees with invisible disabilities, investigating the dynamics of disclosure and concealment of these conditions in the workplace. The study highlights how social, institutional, and individual factors interact in this process, emphasizing the impacts of ableism and normative pressures for high productivity, resulting in challenges related to stigma and organizational barriers. The research aimed to understand how the management of this professional identity occurs, with objectives focused on analyzing strategies of disclosure and concealment and proposing a theoretical model for the subject. Conducted using an interpretative qualitative approach, the research involved 22 semi-structured interviews with faculty members and administrative staff at the Federal University of Ceará (UFC), situated in a regional context characterized by historical and cultural inequalities that influence inclusion practices. The methodological framework allowed for the identification of nuances that connect the experiences of employees to the unique institutional and social specificities of Northeast Brazil. The data were analyzed using reflexive thematic analysis supported by the MAXQDA software, enabling the identification of emerging themes and patterns related to professional identity and the conditions that impact the performance of these workers. The results identified the diagnosis as a significant milestone for the reinterpretation of the participants' personal and professional experiences. This milestone was evident both in late diagnoses, which enabled a reassessment of past experiences, and in early diagnoses, which influenced adaptation trajectories from childhood. Selective disclosure strategies were widely reported, shaped by institutional norms and perceptions of stigma. Additionally, a comprehensive understanding of the impacts of the diagnosis emerged as a central tool in the development of adaptive strategies and the promotion of organizational transformations. It was observed that different types of invisible disabilities, such as neurodivergence and chronic immunological conditions, present distinct dynamics in the process of managing identity. The research proposed a theoretical model that integrates personal, social, and organizational aspects. Elements such as strategies for redefining professional identity, the relationship between disclosure and concealment of invisible disabilities, and the adjustment of performance and productivity within the university environment were highlighted as theoretical innovations that expand the understanding of managing professional identity. The model also points to practical directions for organizations interested in promoting more inclusive environments. Among the practical recommendations are the development of inclusive organizational policies, awareness programs for leadership and teams, institutional support networks, and the encouragement of academic projects that promote the visibility of invisible disabilities. Finally, the proposed model is presented as an adaptable tool, with the potential for application in other organizational contexts, both public and private, aiming to foster not only inclusion but also the empowerment of workers with invisible disabilities. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79607 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7577948949005075 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/7117960824805237 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPAC - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tese_dsmarques.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.