Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79603
Tipo: | TCC |
Título: | Pedagogo: antes de tudo, um pesquisador |
Título em inglês: | Pedagogue: first of all, a researcher |
Autor(es): | Dias, Luan de Sousa |
Orientador: | Barbosa, Maria José |
Palavras-chave em português: | Formação permanente;Professor-pesquisador;Letramento acadêmico |
Palavras-chave em inglês: | Continuous formation;Research-professor;Academic literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | DIAS, Luan de Sousa. Pedagogo: antes de tudo, um pesquisador. 2025. 57 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Historicamente, têm predominado a percepção do pedagogo como um agente passivo no processo educacional, como apenas um reprodutor de conteúdos disciplinares ou um cuidador de crianças. Esta perspectiva se estende à formação permanente de professores, a medida em que observa-se um distanciamento do pedagogo da discussão acadêmica após a formação inicial, perdendo o vínculo com a teoria pedagógica. Entendemos a Pedagogia enquanto ciência, considerando seu objeto de estudo e particularidades, na caracterização da formação permanente de professores, bem como na teorização do letramento acadêmico enquanto instrumento de pesquisa pedagógica. Diante desta problemática, o presente trabalho objetivou investigar o potencial do letramento acadêmico para contribuir com a formação permanente de pedagogos, entendendo como uma alternativa para a capacitação de professores mais críticos e autônomos. A pesquisa exploratória tem uma abordagem qualitativa, fazendo uso da entrevista para reunir dados com cinco pedagogas, além de uma análise documental e bibliográfica . Como base teórica, nos fundamentamos em autores como Imbernón (2009), Libâneo (2006), Pimenta (1996) e Saviani (2020). A análise dos resultados demonstrou o distanciamento das pedagogas atuantes no sistema educacional da discussão acadêmica, com limitações sócio-econômicas e trabalhistas para seu contato com os estudos por meio da leitura, bem como para a publicação de suas escritas. Também observou-se a insatisfação das pedagogas com a formação permanente, com suas incertezas em razão da metodologia, objetivos e resultados, havendo uma demanda por métodos formativos que promovam seu enquanto profissionais de formação superior. |
Abstract: | Historically, the perception of the pedagogue as a passive agent in the educational process has predominated, as merely a reproducer of disciplinary content or a caregiver for children. This perspective extends to the permanent training of teachers, as there is a distancing of the pedagogue from academic discussion after initial training, losing the link with pedagogical theory. We understand pedagogy as a science, considering its object of study and particularities, the characterization of permanent teacher training, as well as the theorization of academic literacy as an instrument of pedagogical research. Faced with this problem, the present work aimed to investigate the potential of academic literacy to contribute to the permanent training of pedagogues, understanding it as an alternative for training more critical and autonomous teachers. The exploratory research has a qualitative approach, using interviews to gather data with five pedagogues, in addition to a documentary and bibliographic analysis. As a theoretical basis, we are based on authors like Imbernón (2009), Libâneo (2006), Pimenta (1996) and Saviani (2020). The analysis of the results demonstrated the distancing of pedagogues working in the educational system from academic discussion, with socioeconomic and labor limitations for their contact with studies through reading, as well as for publishing their writings. It was also observed the dissatisfaction of pedagogues with ongoing training, with its uncertainties due to the methodology, objectives and results, with a demand for training methods that promote their protagonism as higher education professionals. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79603 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2449182147094346 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-6301-5424 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3859026952963278 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_lsdias.pdf | 707,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.