Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79576
Tipo: | TCC |
Título: | Amo ( ambiente de monitoria online): desenvolvimento do front-end de uma aplicação para o auxílio da monitoria acadêmica |
Autor(es): | Oliveira, Heron Rodrigues de |
Orientador: | Vasconcelos, Patrícia Freitas Campos de |
Palavras-chave em português: | monitoria acadêmica;aprendizado colaborativo;desenvolvimento de aplicativo |
Palavras-chave em inglês: | academic monitoring;collaborative learning;application development |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | OLIVEIRA, Heron Rodrigues de. Amo( ambiente de monitoria online): desenvolvimento do front-end de uma aplicação para o auxílio da monitoria acadêmica. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024. |
Resumo: | A monitoria acadêmica é um pilar essencial na formação dos alunos na universidade, proporcionando uma oportunidade valiosa para estudantes com um domínio mais sólido de determinadas áreas auxiliarem aqueles que necessitam de orientação e apoio. Porém existem problemas na monitoria que impedem o aproveitamento completo dessa forma de aprendizado, como a falta de conciliação do tempo do aluno e do monitor e até mesmo a falta de um meio de contato fácil e eficiente. O intuito dessa pesquisa é criar um aplicativo que objetiva construir uma ponte entre os alunos e seus tutores através de um fórum de aprendizado colaborativo em que os usuários sejam estudantes, monitores e professores podem trocar conhecimento por meio desse ambiente virtual de troca de perguntas e respostas. Além disso, o aplicativo também conta com uma função para realizar agendamentos de monitoria de forma virtual, facilitando a comunicação entre seus usuários. Neste trabalho são abordado os tópicos relacionados ao desenvolvimento do sistema como a definição do aplicativo, escolha do framework, análise do protótipo e da documentação e a partir disso a criação do código fonte focando em criar componentes reutilizáveis, criação das telas, integração com o back-end por meio de uma API REST e a aplicações de técnicas de verificação e validação para testar o desempenho, compatibilidade e a análise estática do código para assegurar a confiabilidade, segurança e qualidade do aplicativo a ser desenvolvido. Por fim, este estudo resultou no desenvolvimento de uma aplicação móvel destinada a aprimorar a interação entre alunos, monitores e professores. Espera-se que essa ferramenta facilite e enriqueça a experiência de aprendizado, superando desafios da comunicação e tempo na monitoria acadêmica. |
Abstract: | Academic mentoring is an essential pillar in students' university education, providing a valuable opportunity for those with a solid mastery of certain areas to assist those in need of guidance and support. However, there are challenges in mentoring that hinder the full utilization of this learning method, such as the lack of time alignment between students and mentors, and even the absence of an easy and efficient means of communication. The aim of this research is to create an application that aims to bridge the gap between students and their mentors through a collaborative learning forum, where users, including students, mentors, and professors, can exchange knowledge through this virtual environment of question and answer exchange. Additionally, the application also features a function to schedule mentoring sessions virtually, facilitating communication among its users. This work addresses topics related to system development, such as defining the application, selecting the framework, analyzing the prototype and documentation, and subsequently creating the source code focusing on building reusable components, screen creation, integration with the back-end through a REST API, and applying verification and validation techniques to test performance, compatibility, and static code analysis to ensure the reliability, security, and quality of the application to be developed. Finally, this study resulted in the development of a mobile application aimed at enhancing interaction among students, mentors, and professors. It is hoped that this tool will facilitate and enrich the learning experience, overcoming communication and time challenges in academic mentoring. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79576 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_hroliveira.pdf | 4,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.