Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79516
Tipo: | TCC |
Título: | Fatore: jogo digital como ferramenta de aprendizado de fatoração |
Autor(es): | Torres, Lucas Lima Sousa |
Orientador: | Ribeiro, Ítalo Mendes da Silva |
Palavras-chave em português: | Jogo Digital Educacional;Fatoração;Metodologia de Ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | TORRES, Lucas Lima Sousa. Fatore: jogo digital como ferramenta de aprendizado de fatoração. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Sistemas de Informação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2025. Disponível em: Acesso em: |
Resumo: | O avanço da tecnologia e a possibilidade de utilizá-la em diversas áreas influenciam a busca por materiais que possam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos na sala de aula. Entre as metodologias utilizadas, os Jogos Digitais Educacionais (JED) são ferramentas atrativas que se adéquam em muitos contextos e conseguem obter melhores resultados. Visando aplicar uma nova metodologia que contribua para o processo de ensino e aprendizagem mais efetivo na educação, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo digital como material auxiliar de aprendizagem, o qual abordará o conteúdo de fatoração de forma interativa. A experiência proporcionada pelo jogo pretende enfatizar a importância dos conhecimentos básicos de matemática como base fundamental para o avanço nas disciplinas subsequentes. |
Abstract: | The advancement of technology and its potential use in various fields influence the search for materials that can assist in the teaching and learning process in the classroom. Among the methodologies employed, Educational Digital Games (EDG) are attractive tools that adapt to many contexts and achieve better results. Aiming to apply a new methodology that contributes to a more effective teaching and learning process in education, this study aims to develop a digital game as a supplementary learning material, which will address the topic of factorization interactively. The experience provided by the game seeks to emphasize the importance of basic mathematical knowledge as a fundamental foundation for progress in subsequent courses. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79516 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CRATEÚS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_llstorres.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.