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Tipo: Tese
Título: Evidências de validade baseada na estrutura interna do questionário de segurança de medicação fundamentado na teoria do comportamento planejado (TPB-MSQ-B)
Autor(es): Fontenele, Natália Ângela Oliveira
Orientador: Caetano, Joselany Áfio
Coorientador: Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Palavras-chave em português: Segurança do Paciente;Erros de Medicação;Psicometria;Enfermagem;Medicina;Farmácia;Teoria do comportamento planejado
Palavras-chave em inglês: Patient Safety;Psychometrics;Nursing;Medicine;Pharmacy;Theory of Planned Behavior;Medication Errors
Palavras-chave em espanhol: Seguridad del paciente;Psicometría;Enfermería;Medicina;Farmacia;Teoría del comportamiento planeado;Errores de medicación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Data do documento: 2024
Citação: FONTENELE, Natália Ângela Oliveira. Evidências de validade baseada na estrutura interna do questionário de segurança de medicação fundamentado na teoria do comportamento planejado (TPB-MSQ-B). 2024. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/79448. Acesso em: 21 jan. 2025.
Resumo: A segurança no processo de medicação tem ganhado destaque no contexto da segurança do paciente, impulsionada por ações voltadas à melhoria da qualidade da assistência em todas as etapas do processo, desde a prescrição até a administração, com o objetivo de prevenir erros e evitar danos aos pacientes. Este estudo tem como objetivo avaliar as evidências de validade baseadas na estrutura interna e na confiabilidade do Questionário de Segurança de Medicação fundamentado na Teoria do Comportamento Planejado (TPB-MSQ-B) para uso no Brasil. Trata-se de um estudo metodológico, cuja coleta de dados foi realizada de novembro de 2023 a outubro de 2024, em duas etapas: a primeira aplicação incluiu 743 estudantes, e a segunda, 401 estudantes dos cursos de enfermagem, farmácia e medicina. Os participantes eram provenientes de universidades públicas do Ceará, incluindo a Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Para a validação psicométrica do questionário, foram utilizados a análise fatorial confirmatória, o alfa de Cronbach, o ômega de McDonald e o modelo de resposta gradual da Teoria da Resposta ao Item (TRI). As análises foram realizadas nos softwares livres R e Jasper. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (parecer 6.902.733). Na primeira aplicação, a análise fatorial confirmatória dos 48 itens iniciais dos questionários revelou que a estrutura fatorial foi composta por 29 itens para estudantes de enfermagem, 28 para estudantes de farmácia e 23 para estudantes de medicina. A confiabilidade dos fatores atitude, controle comportamental e normas subjetivas variou de 0,324 a 0,635 para estudantes de enfermagem; de 0,220 a 0,560 para estudantes de farmácia; e de 0,492 a 0,634 para estudantes de medicina. A análise TRI indicou parâmetros satisfatórios para os fatores avaliados e sugeriu a redução da escala Likert para cinco pontos. Após os ajustes nos questionários, foi realizada a segunda aplicação, que demonstrou boa consistência interna. As cargas fatoriais dos itens variaram de 0,201 a 0,969, e a confiabilidade apresentou valores entre 0,686 e 0,879. A versão final dos questionários passou a contar com 26 itens para os estudantes de enfermagem, 28 itens para os estudantes de farmácia e 22 itens para os estudantes de medicina. Assim, o estudo disponibiliza questionários com evidências de validade baseadas na estrutura interna e na confiabilidade, em uma estrutura fatorial reduzida, aplicáveis a estudantes de enfermagem, farmácia e medicina no contexto brasileiro
Abstract: Medication safety has gained prominence in the context of patient safety, driven by actions aimed at improving the quality of care at all stages of the process, from prescription to administration, with the goal of preventing errors and avoiding harm to patients. This study aims to evaluate evidence of validity based on the internal structure and reliability of the Medication Safety Questionnaire, grounded in the Theory of Planned Behavior (TPB-MSQ-B), for use in Brazil. This is a methodological study, with data collection conducted from November 2023 to October 2024 in two phases: the first application included 743 students, and the second included 401 students from nursing, pharmacy, and medical programs. Participants were from public universities in Ceará, including the State University of Ceará (UECE), Federal University of Ceará (UFC), University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB), Regional University of Cariri (URCA), and State University of Vale do Acaraú (UVA). Psychometric validation of the questionnaire utilized confirmatory factor analysis, Cronbach’s alpha, McDonald’s omega, the graded response model of Item Response Theory (IRT). Analyses were performed using the open-source software R and Jasper. The study was approved by the Research Ethics Committee of the State University of Ceará (approval number 6.902.733). In the first application, the confirmatory factor analysis of the initial 48 items in the questionnaires revealed that the factorial structure was composed of 29 items for nursing students, 28 for pharmacy students, and 23 for medical students. The reliability of the factors attitude, behavioral control, and subjective norms ranged from 0.324 to 0.635 for nursing students; from 0.220 to 0.560 for pharmacy students; and from 0.492 to 0.634 for medical students. The IRT analysis indicated satisfactory parameters for the evaluated factors and suggested reducing the Likert scale to five points. After adjustments to the questionnaire, the second application demonstrated good internal consistency. The factor loadings of the items ranged from 0.201 to 0.969, and reliability values ranged from 0.686 to 0.879. The final version of the questionnaires included 26 items for nursing students, 28 items for pharmacy students, and 22 items for medical students. Thus, the study provides questionnaires with evidence of validity based on internal structure and reliability, in a reduced factorial structure, applicable to nursing, pharmacy, and medical students in the Brazilian context.
Resumen: La seguridad en el proceso de medicación ha ganado protagonismo en el contexto de la seguridad del paciente, impulsada por acciones destinadas a mejorar la calidad de la atención en todas las etapas del proceso, desde la prescripción hasta la administración, con el objetivo de prevenir errores y evitar daños a los pacientes. Este estudio tiene como objetivo evaluar las evidencias de validez basadas en la estructura interna y en la fiabilidad del Cuestionario de Seguridad de Medicación, fundamentado en la Teoría del Comportamiento Planeado (TPB-MSQ-B), para su uso en Brasil. Se trata de un estudio metodológico, cuya recolección de datos se llevó a cabo de noviembre de 2023 a octubre de 2024 en dos etapas: la primera aplicación incluyó a 743 estudiantes, y la segunda a 401 estudiantes de los cursos de enfermería, farmacia y medicina. Los participantes provenían de universidades públicas de Ceará, incluidas la Universidad Estatal de Ceará (UECE), la Universidad Federal de Ceará (UFC), la Universidad de la Integración Internacional de la Lusofonía Afro-Brasileña (UNILAB), la Universidad Regional de Cariri (URCA) y la Universidad Estatal del Valle de Acaraú (UVA). Para la validación psicométrica del cuestionario se utilizaron el análisis factorial confirmatorio, el alfa de Cronbach, el omega de McDonald y El modelo de respuesta gradual de la Teoría de Respuesta al Ítem (TRI). Los análisis se realizaron utilizando los programas de software libre R y Jasper. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Estatal de Ceará (parecer 6.902.733). En la primera aplicación, el análisis factorial confirmatorio de los 48 ítems iniciales de los cuestionarios reveló que la estructura factorial estaba compuesta por 29 ítems para los estudiantes de enfermería, 28 para los estudiantes de farmacia y 23 para los estudiantes de medicina. La fiabilidad de los factores actitud, control conductual y normas subjetivas varió de 0,324 a 0,635 para los estudiantes de enfermería; de 0,220 a 0,560 para los estudiantes de farmacia; y de 0,492 a 0,634 para los estudiantes de medicina. El análisis TRI indicó parámetros satisfactorios para los factores evaluados y sugirió reducir la escala de Likert a cinco puntos. Tras los ajustes en el cuestionario, se llevó a cabo la segunda aplicación, que mostró una buena consistencia interna. Las cargas factoriales de los ítems variaron de 0,201 a 0,969, y los valores de fiabilidad oscilaron entre 0,686 y 0,879. La versión final de los cuestionarios incluyó 26 ítems para los estudiantes de enfermería, 28 ítems para los estudiantes de farmacia y 22 ítems para los estudiantes de medicina. Así, el estudio pone a disposición cuestionarios con evidencias de validez basadas en la estructura interna y en la fiabilidad, en una estructura factorial reducida, aplicables a estudiantes de enfermería, farmacia y medicina en el contexto brasileño.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79448
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-9312-7494
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2381815186356911
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-0807-056X
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5527843821495191
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0002-7744-6030
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/6018178640473155
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
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