Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79421
Tipo: TCC
Título: O transtorno do espectro autista: um olhar sobre a inclusão e práticas pedagógicas em sala de aula comum no ciclo de alfabetização
Título em inglês: Autism spectrum disorder: a look at inclusion and pedagogical practices in a regular classroom in the literacy cycle
Autor(es): Silva, Samili Batista
Orientador: Barbosa, Maria José
Palavras-chave em português: Inclusão;Práticas pedagógicas;Transtorno do espectro autista
Palavras-chave em inglês: Inclusion;Pedagogical practices;Autism spectrum disorder
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Samili Batista. O transtorno do espectro autista: um olhar sobre a inclusão e práticas pedagógicas em sala de aula comum no ciclo de alfabetização. 2023. 85 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente estudo trata da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista e as práticas pedagógicas adotadas no contexto da sala de aula comum, no ciclo de alfabetização. Nesse sentido, visa por meio desta pesquisa, conhecer a realidade que concerne a inclusão escolar dessas crianças com TEA em turmas de alfabetização, junto ao investigar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores, para envolver esses estudantes no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia aplicada se trata de uma pesquisa qualitativa, logo, a coleta de dados foi proveniente de pesquisas bibliográficas e de campo, com a utilização de técnicas de observação de um espaço da sala de aula regular da turma de segundo ano do ensino fundamental-anos iniciais e uma entrevista gravada por áudio, com a professora da referida turma. No que tange a fundamentação da pesquisa, pautou-se a partir de discussões de importantes autores que refletem sobre a temática da inclusão escolar de crianças com deficiência e a relevância de práticas pedagógicas inclusivas nesse proceder, tais como: Santos(2016), Bosa e Camargo(2009), Abrão e Marfinati(2014), Franco(2016), a Lei n. 9.394/96, expressa como Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei nº 12.764/2012, referente Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que trata da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, entre outras contribuições substanciais para a pesquisa. Desse modo, com as análises dos dados, compreendeu-se a importância de considerar e conhecer as necessidades específicas de aprendizagem de cada estudante com TEA, com o fito de melhor guiar a prática docente sob uma perspectiva inclusiva, assim reconhecendo as potencialidades dessas crianças, e fortalecendo a escola como um espaço de acolhimento às diferenças. Logo, para fomentar a inclusão, deve-se estimular as capacidades de aprendizagem e desenvolvimento dessas crianças, por meio da mediação docente. Todavia, foi possível notar os grandes desafios ainda vigentes na realidade de vivência na escola, enfrentados por esse público, que devem ser notados e superados através da mobilização da comunidade escolar com o intuito de permitir a formação integral dessas crianças e a garantia ao acesso dos direitos básicos a uma educação de qualidade.
Abstract: This study deals with the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder and the pedagogical practices adopted in the context of the common classroom, in the literacy cycle. In this sense, through this research, it aims to know the reality that concerns the school inclusion of these children with ASD in literacy classes, along with the investigation of the pedagogical practices adopted by teachers, to involve these students in the teaching-learning process. It is a qualitative research, then the data collection came from bibliographic and field research, using observation techniques of a space in the regular classroom of the second-grade class of elementary school early years and an audio recorded interview with the teacher of that class. Regarding the theoretical framework, it was based on discussions of important authors who reflect on the theme of school inclusion of children with disabilities and the relevance of inclusive pedagogical practices in this procedure, such as: Santos(2016), Bosa and Camargo(2009), Abrão and Marfinati (2014), Franco(2016); the Law No. 9.394/96, expressed as the National Educational Bases and Guidelines Law, Law No. 12.764/2012, referring to the National Policy for the Protection of the Rights of Persons with Autism Spectrum Disorder, Law No. 13.146, of July 6, 2015, which concerns to the Brazilian Law on the Inclusion of Persons with Disabilities, among other substantial contributions to the research. Thus, with the analysis of the data, it was understood the importance of considering and knowing the specific learning needs of each student with ASD, in order to guide better the teaching practice from an inclusive perspective, thus recognizing the potential of these children, and strengthening the school as a welcoming space for differences. Therefore, to promote inclusion, it is necessary to stimulate the learning and developmental capacities of these children through teacher mediation. Nevertheless, it was possible to note the great challenges still in force in the reality of school experience faced by this public. These obstacles demand meticulous attention and concerted efforts from the school community to surmount them, ensuring the comprehensive development of these children and securing their rightful access to a good-quality education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79421
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_sbsilva.pdf565,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.