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Tipo: Tese
Título: Estratégia educativa on-line para diminuir despertares noturnos e prolongar o tempo de sono da díade mãe-bebê: ensaio clínico randomizado
Autor(es): Lima, Rayanne Branco dos Santos
Orientador: Barbosa, Lorena Pinheiro
Palavras-chave em português: Sono;Lactente;Promoção da Saúde;Enfermagem
Palavras-chave em inglês: Sleep;Infant;Health Promotion;Nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Data do documento: 2024
Citação: LIMA, Rayanne Branco dos Santos. Estratégia educativa on-line para diminuir despertares noturnos e prolongar o tempo de sono da díade mãe-bebê: ensaio clínico randomizado. 2024. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 79368. Acesso em: 15 jan. 2025.
Resumo: Problemas com o sono do bebê, caraterizados pela dificuldade do bebê em iniciar o sono e de permanecer dormindo ao longo da noite, além de prejuízos para o desenvolvimento infantil podem gerar desconfortos físicos e emocionais no âmbito familiar, especialmente para as mães. Este estudo teve o objetivo de avaliar a eficácia de uma estratégia educativa on-line para diminuir os despertares noturnos de bebês e prolongar o tempo de sono noturno da díade mãe-bebê. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, com dois grupos: grupo intervenção (GI), no qual aplicou-se a intervenção (dois encontros educativos individuais e on-line + envio de lembretes motivacionais pelo Whatsapp); e grupo controle (GC). As participantes foram recrutadas a partir da divulgação da pesquisa em forma de posts e stories nas redes sociais Instagram®, Facebook® e Whatsapp®. Quando atendidos os critérios de inclusão, realizou-se a randomização em blocos, sendo 10 blocos de 10 e um de quatro participantes. A coleta de dados ocorreu de forma on-line e com a utilização das plataformas Google-Meet®, Survey Monkey® e Whatsapp®. Na linha de base, as mães responderam aos instrumentos de coleta: Questionário sociodemográfico e clinico, Breve Questionário de Sono Infantil (BISQ), Índice que Qualidade de Sono de Pittsburg (PSQI) e Inventário de Ansiedade Traço- Estado (IDATE). Após a randomização, as mães alocadas no GI participaram de dois encontros individuais e on-line no intervalo de 10 dias entre eles e receberam por 30 dias, via WhatsApp, lembretes motivacionais que faziam menção às orientações repassadas nos encontros on-line. Nesses encontros, houve orientações sobre a rotina de sono do bebê, sonecas, rituais pré- sono noturno e como fazer o bebê dormir de forma independente, assim como orientações sobre a qualidade do sono e ansiedade materna relacionada ao sono infantil. Os lembretes motivacionais além de relembrar as orientações repassadas nos encontros on-line, também lembravam as mães do GI de responderem a um diário de sono do bebê, a fim de garantir a continuidade delas na pesquisa. As mães alocadas para o GC receberam uma mensagem de confirmação de participação da pesquisa pelo WhatsApp e a partir disso passaram a receber diariamente, por este mesmo aplicativo, uma mensagem única repetida por 30 dias que as convidava a responder o diário de sono do bebê. A mensuração dos desfechos ocorreu com 15 e 30 após o primeiro encontro on-line para o GI e com 15 e 30 dias após a inclusão na pesquisa para o GC, por meio dos instrumentos BISQ, PSQI e IDATE. Os dados foram analisados por meio do Teste T para amostras independentes, teste de Friedman, Qui-quadrado de independência e Correlação de Pearson. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará e registrado na plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Participaram 104 díades (52 por grupo) as quais foram homogêneas em relação às variáveis sociodemográficas das mães e clinicas do bebê na linha de base (P>0,05). Após a intervenção, verificou-se diminuição estatisticamente significativa na média de despertares noturnos e aumento do tempo total de sono noturno dos bebês do GI, quando comparados aos do GC, tanto com 15 dias quanto com 30 dias (p<0,001). Constatou-se que os bebês do GI reduziram em 97,7% a probabilidade de dormirem de forma dependente, quando comparados aos bebês do GC RR0,025 (IC95%0,003-0,17). Verificou-se também melhor qualidade de sono materna (p<0,001) e diminuição estatisticamente significativa nos escores de ansiedade-traço materna (p<0,001) com 15 e 30 dias após a intervenção. Conclui-se que a estratégia educativa on-line foi eficaz para diminuir os despertares noturnos e aumentar o tempo de sono noturno dos bebês, bem como aumentar a qualidade de sono materna e diminuir os escores de ansiedade da mãe.
Abstract: Problems with baby sleep, characterized by the baby's difficulty in falling asleep and staying asleep throughout the night, in addition to harm to child development, can cause physical and emotional discomfort within the family, especially for mothers. This study aimed to evaluate the effectiveness of an online educational strategy to reduce nighttime awakenings in babies and extend the mother-baby dyad's nighttime sleep time. This is a randomized clinical trial, with two groups: intervention group (IG), in which the intervention was applied (two individual online educational meetings + sending motivational reminders via Whatsapp); and control group (CG). Participants were recruited by disseminating the research in the form of posts and stories on the social networks Instagram®, Facebook® and Whatsapp®. When the inclusion criteria were met, randomization was carried out in blocks, with 10 blocks of 10 and one of four participants. Data collection took place online and using the Google-Meet®, Survey Monkey® and Whatsapp® platforms. At baseline, mothers responded to the collection instruments: Sociodemographic and clinical questionnaire, Brief Infant Sleep Questionnaire (BISQ), Pittsburg Sleep Quality Index (PSQI) and State-Trait Anxiety Inventory (STAI). After randomization, mothers allocated to the IG participated in two individual online meetings within 10 days of each other and received, for 30 days, via WhatsApp, motivational reminders that mentioned the guidelines given in the online meetings. At these meetings, there was guidance on the baby's sleep routine, naps, nighttime pre-sleep rituals and how to get the baby to sleep independently, as well as guidance on sleep quality and maternal anxiety related to infant sleep. The motivational reminders, in addition to recalling the guidelines given in the online meetings, also reminded IG mothers to respond to a baby's sleep diary, in order to ensure their continuity in the research. The mothers allocated to the GC received a message confirming their participation in the research via WhatsApp and from then on, they began to receive a single message repeated daily for 30 days via this same application, inviting them to respond to their baby's sleep diary. The measurement of outcomes occurred 15 and 30 days after the first online meeting for the IG and 15 and 30 days after inclusion in the research for the CG, using the BISQ, PSQI and IDATE instruments. Data were analyzed using the T Test for independent samples, Friedman test, Chi-square of independence and Pearson Correlation. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará and registered on the Brazilian Clinical Trials Registry platform. 104 dyads participated (52 per group) and were homogeneous in relation to sociodemographic variables at baseline (P>0.05). After the intervention, there was a statistically significant decrease in the average number of nighttime awakenings and an increase in the total nighttime sleep time of babies in the IG, when compared to those in the CG, both at 15 days and 30 days (p<0.001). It was found that babies in the IG had a 97.7% reduction in the probability of sleeping dependently, when compared to babies in the CG RR0.025 (95%CI0.003-0.17). There was also better maternal sleep quality (p<0.001) and a statistically significant decrease in maternal trait anxiety scores (p<0.001) 15 and 30 days after the intervention. It is concluded that the online educational strategy was effective in reducing nighttime awakenings and increasing babies' nighttime sleep time, as well as increasing maternal sleep quality and reducing the mother's anxiety scores.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79368
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-6287-4606
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9971224525457589
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-8006-7517
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9938124070299038
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:DENF - Teses defendidas na UFC

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