Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79351
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Ecos de signos: reverberações da semiótica de Eco e de Peirce em histórias em quadrinhos |
Autor(es): | Calvet, Lya Brasil Alves, Thiago Henrique Gonçalves |
Palavras-chave em português: | Semiótica;Interpretação;Leitor-modelo;Abdução;Histórias em quadrinhos |
Palavras-chave em inglês: | Semiotcs;Interpretation;Model reader;Abduction;Comics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Data do documento: | 2024 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Citação: | CALVET, Lya Brasil. Ecos de signos: reverberações da semiótica de Eco e de Peirce em histórias em quadrinhos. Tríades em revista: tranversalidades, design e linguagens, Juiz de Fora, v. 14, p. 1-15, e44787, 2024. |
Série/Período/Volume: | ;v. 14 |
Resumo: | Há um viés cocriativo na interpretação: o signo cresce na interação com quem interpreta. Nos estudos de Umberto Eco, a liberdade interpretativa de quem lê alimenta a definição de leitor-modelo, um agente fruidor que coopera ativamente para completar as elipses da mensagem estética. Além de preencher criativamente as lacunas do texto, o leitor-modelo analisa a obra nas presentes condições sociais, culturais e históricas. Diante dos diálogos que Eco estabelece com Peirce, o artigo propõe evidenciar essa relação dentro do contexto das histórias em quadrinhos. Eco reconhece a importância dos estudos semióticos das obras de arte e apresenta uma análise triádica com base no código, texto e leitor. Objetivamos elencar aproximações entre os autores e aplicar esses conhecimentos à produção de uma história em quadrinhos, com enfoque no conceito peirceano de abdução. A estruturados quadrinhos resultantes guiará a construção de múltiplas hipóteses imaginativas. |
Abstract: | There is a co-creative bias in interpretation: the sign grows in interaction with whoever interprets it. In Umberto Eco's studies, the interpretative freedom of the reader feeds the definition of a model reader, a fruitful agent who actively cooperates to complete the ellipses of the aesthetic message. In addition to creatively filling in the gaps in the text, the model reader analyzes the work in current social, cultural and historical conditions. Given the dialogues that Eco establishes with Peirce, the article proposes to highlight this relationship within the context of comics. Eco recognizes the importance of semiotic studies of works of art and presents a triadic analysis based on code, text and reader. We aim to list similarities between the authors and apply this knowledge to the production of a comics page, focusing on the Peircean concept of abduction. The structure of the resulting comics will guide the construction of multiple imaginative hypotheses. |
URL do documento: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44787 |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79351 |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44787 |
ISSN: | 1984-0071 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0009-7330-8018 https://orcid.org/0000-0002-6406-8392 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5428350723885031 http://lattes.cnpq.br/4859655986973624 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_art_lbcalvet.pdf | 607,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.