Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79351
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ecos de signos: reverberações da semiótica de Eco e de Peirce em histórias em quadrinhos
Autor(es): Calvet, Lya Brasil
Alves, Thiago Henrique Gonçalves
Palavras-chave em português: Semiótica;Interpretação;Leitor-modelo;Abdução;Histórias em quadrinhos
Palavras-chave em inglês: Semiotcs;Interpretation;Model reader;Abduction;Comics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Data do documento: 2024
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal de Juiz de Fora
Citação: CALVET, Lya Brasil. Ecos de signos: reverberações da semiótica de Eco e de Peirce em histórias em quadrinhos. Tríades em revista: tranversalidades, design e linguagens, Juiz de Fora, v. 14, p. 1-15, e44787, 2024.
Série/Período/Volume: ;v. 14
Resumo: Há um viés cocriativo na interpretação: o signo cresce na interação com quem interpreta. Nos estudos de Umberto Eco, a liberdade interpretativa de quem lê alimenta a definição de leitor-modelo, um agente fruidor que coopera ativamente para completar as elipses da mensagem estética. Além de preencher criativamente as lacunas do texto, o leitor-modelo analisa a obra nas presentes condições sociais, culturais e históricas. Diante dos diálogos que Eco estabelece com Peirce, o artigo propõe evidenciar essa relação dentro do contexto das histórias em quadrinhos. Eco reconhece a importância dos estudos semióticos das obras de arte e apresenta uma análise triádica com base no código, texto e leitor. Objetivamos elencar aproximações entre os autores e aplicar esses conhecimentos à produção de uma história em quadrinhos, com enfoque no conceito peirceano de abdução. A estruturados quadrinhos resultantes guiará a construção de múltiplas hipóteses imaginativas.
Abstract: There is a co-creative bias in interpretation: the sign grows in interaction with whoever interprets it. In Umberto Eco's studies, the interpretative freedom of the reader feeds the definition of a model reader, a fruitful agent who actively cooperates to complete the ellipses of the aesthetic message. In addition to creatively filling in the gaps in the text, the model reader analyzes the work in current social, cultural and historical conditions. Given the dialogues that Eco establishes with Peirce, the article proposes to highlight this relationship within the context of comics. Eco recognizes the importance of semiotic studies of works of art and presents a triadic analysis based on code, text and reader. We aim to list similarities between the authors and apply this knowledge to the production of a comics page, focusing on the Peircean concept of abduction. The structure of the resulting comics will guide the construction of multiple imaginative hypotheses.
URL do documento: https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44787
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79351
Identificador DOI: https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44787
ISSN: 1984-0071
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0009-7330-8018
https://orcid.org/0000-0002-6406-8392
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5428350723885031
http://lattes.cnpq.br/4859655986973624
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_art_lbcalvet.pdf607,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.