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Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento de habilidades cognitivas entre estudantes do ensino médio noturno, utilizando uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) sobre a qualidade do leite
Título em inglês: Development of cognitive skills among high school students evening, using an Investigative Teaching Sequence (SEI) on the milk quality
Autor(es): Sampaio, Fabio Emmanuel de Paulo
Orientador: Nunes, Fátima Miranda
Palavras-chave em português: Habilidades cognitivas;Ensino de química;Qualidade do leite;Ensino investigativo
Palavras-chave em inglês: Cognitive skills;Chemistry teaching;Milk quality;Investigative teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2024
Citação: SAMPAIO, Fabio Emmanuel de Paulo. Desenvolvimento de habilidades cognitivas entre estudantes do ensino médio noturno, utilizando uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) sobre a qualidade do leite. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A experimentação no ensino de Química, frequentemente limitada a demonstrações e verificações, desperdiça o potencial dessa ferramenta para a construção do conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o impacto de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) sobre a qualidade do leite no desenvolvimento de habilidades cognitivas em estudantes do ensino médio noturno. A metodologia qualitativa foi adotada com base na análise de conteúdo de gravações de aulas, planos de investigação elaborados pelos alunos e laudos caracterizadores. Os resultados revelaram que a SEI, mesmo com as dificuldades enfrentadas na implementação, como a falta de tempo e a resistência inicial dos alunos à leitura, contribuiu para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, principalmente nos domínios de "Problema" e "Registro e análises de dados". Os alunos demonstraram maior engajamento e curiosidade durante as atividades experimentais, construindo uma compreensão mais crítica e contextualizada sobre a qualidade do leite. A pesquisa reforça a importância do experimento investigativo como estratégia para um ensino de Química mais significativo e para a formação de cidadãos mais conscientes.
Abstract: Experimentation in chemistry teaching, often limited to demonstrations and verifications, wastes the potential of this tool for building scientific knowledge and developing cognitive skills. In view of this, the general aim of this research was to investigate the impact of an Investigative Teaching Sequence (ITS) on milk quality on the development of cognitive skills in evening high school students. A qualitative methodology was adopted, based on content analysis of lesson recordings, investigation plans drawn up by the students and characterization reports. The results revealed that SEI, despite the difficulties faced in implementation, such as lack of time and the students' initial resistance to reading, contributed to the development of cognitive skills, especially in the domains of “Problem” and “Data recording and analysis”. The students showed greater engagement and curiosity during the experimental activities, building a more critical and contextualized understanding of milk quality. The research reinforces the importance of investigative experiments as a strategy for teaching chemistry in a more meaningful way and for training more aware citizens.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79325
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2254699564143457
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8529079648644309
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

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