Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79294
Tipo: | TCC |
Título: | Estudo da aquisição de pensamento computacional por meio do uso do App Inventor em um curso de programação a distância |
Autor(es): | Araújo, Elias Dias de |
Orientador: | Menezes, Maria Viviane de |
Palavras-chave em português: | programação em blocos;ensino médio;educação a distância;educação digital;ensino por computador |
CNPq: | CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | ARAÚJO, Elias Dias de. Estudo da aquisição de pensamento computacional por meio do uso do App Inventor em um curso de programação a distância. 2024. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2024. |
Resumo: | O ensino de programação é fundamental para o desenvolvimento da capacidade de abstração e resolução de problemas em alunos do ensino médio e está relacionado ao desenvolvimento do pensamento computacional. Para facilitar o aprendizado de conceitos de programação, ferramentas de linguagens de programação em blocos foram desenvolvidas nos últimos anos, tais como o App Inventor. Contudo, a escassez de professores especializados na área constitui um desafio para a popularização do ensino deste tipo de conteúdo do ensino básico na modalidade convencional, sendo a Educação a Distância (EaD) uma das alternativas para superar este problema. Esse trabalho apresenta uma análise realizada com os estudantes de escolas públicas do ensino médio do estado do Ceará, participantes do curso de programação a distância denominado “Fábrica de Programadores - Aprendendo a programar com Games”, criado a partir de uma parceria entre a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Federal do Ceará. Neste curso foi adotada a plataforma App Inventor para desenvolvimento dos projetos práticos de programação. A proposta deste trabalho é utilizar uma rubrica de avaliação, que relaciona os fundamentos de programação com níveis de desenvolvimento do pensamento computacional, para análisar os portfólios de exercícios práticos submetidos pelos estudantes participantes do curso a fim de avaliar o nível de aquisição de Pensamento Computacional (PC) em relação as atividades práticas realizadas pelos estudantes. |
Abstract: | Teaching programming is essential for developing abstraction and problem-solving skills in high school students and is related to the development of computational thinking. To facilitate the learning of programming concepts, block-based programming language tools have been developed in recent years, such as App Inventor. However, the scarcity of specialized teachers in the field poses a challenge to the popularization of teaching this type of content in conventional basic education, with distance education (DE) being one of the alternatives to overcome this problem. This monograph presents an evaluation conducted with students from public high schools in the state of Ceará, participants in the distance programming course called "Programmers Factory - Learning to Program with Games,"created through a partnership between the Demócrito Rocha Foundation and the Federal University of Ceará. In this course, the App Inventor platform was adopted for developing practical programming projects, and the evaluation proposed in this work was carried out through a rubric that relates programming fundamentals with levels of computational thinking development by analyzing the portfolios of practical exercises submitted by the students participating in the course, in order to evaluate the level of computational thinking (CT) acquisition in relation to the practical activities carried out by the students. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79294 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2028071357762491 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_edaraujo.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.