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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79282
Tipo: | TCC |
Título: | TICS no ensino de Química: utilização de vídeos como ferramenta de apoio para revisão dos modelos atômicos |
Título em inglês: | CT in Chemistry teaching: using videos as a support tool for review of atomic models |
Autor(es): | Furtado, Andressa Rebeca Leite |
Orientador: | Nunes, Fátima Miranda |
Palavras-chave em português: | Ensino de Química;Vídeos;Modelos atômicos;Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia;TICs;Tecnologias de Informação e Comunicação;Ensino - Meios auxiliares;Ensino audiovisual |
Palavras-chave em inglês: | Chemistry Education;ICTs;Videos;Atomic models;Cognitive Theory of Multimedia Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | FURTADO, Andressa Rebeca Leite. TICS no ensino de Química: utilização de vídeos como ferramenta de apoio para revisão dos modelos atômicos. 2024. Monografia (Licenciatura em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) transformou a educação, exigindo uma reinvenção das metodologias tradicionais. No entanto, no Ensino de Química, a abordagem frequentemente ainda é descontextualizada e tradicional, gerando desinteresse e dificuldades nos alunos. A utilização de vídeos, como recurso educacional, oferece uma abordagem audiovisual que pode tornar conceitos abstratos mais acessíveis e estimular estudantes e professores de forma mais dinâmica. Diante disso, este trabalho visa investigar a eficácia de vídeos na revisão dos modelos atômicos para melhorar a compreensão e o engajamento dos estudantes. A aplicação da pesquisa foi realizada no colégio Multiverso Passaré em Fortaleza, com 19 alunos do primeiro ano do Ensino Médio. As etapas da metodologia adotada incluíram: a produção de vídeos dos modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr e um vídeo sobre os fogos de artifício; elaboração de dois questionários; aplicação de uma sequência didática e análise dos dados coletados. Os dados coletados revelaram que os alunos eram bastante familiarizados com as TICs, o que facilitou a integração dos vídeos na pesquisa. Após o uso dos vídeos, observou-se que a maioria dos estudantes assimilou os modelos de Dalton e Rutherford. O modelo de Bohr foi o mais compreendido, possivelmente devido ao vídeo sobre fogos de artifício, que trouxe uma conexão com o cotidiano dos discentes. No entanto, o modelo de Thomson gerou mais dificuldades, provavelmente em decorrência da confusão que pode surgir associada aos quatro modelos atômicos. Além disso, os alunos valorizaram a utilização dos vídeos como apoio para facilitar a revisão, destacando que as representações visuais e os exemplos práticos facilitaram a absorção das informações e tornaram o conteúdo mais concreto. Os alunos também mencionaram que os vídeos ajudaram a manter o engajamento e tornaram os conceitos mais claros e acessíveis. A metodologia, incluindo a produção e organização dos vídeos, também foi aprovada pelos discentes, mas alguns ajustes são necessários para aprimorar a assimilação do conteúdo. Assim, o objetivo de investigar a eficácia dos vídeos na revisão dos modelos atômicos foi alcançado, mostrando que essa ferramenta é satisfatória para melhorar o engajamento e a compreensão. |
Abstract: | The introduction of Information and Communication Technologies (ICTs) has transformed education, requiring a reinvention of traditional methodologies. However, in chemistry teaching, the approach is often still decontextualized and traditional, generating disinterest and difficulties in students. The use of videos as an educational resource offers an audiovisual approach that can make abstract concepts more accessible and engage students and teachers in a more dynamic way. In view of this, this work aims to investigate the effectiveness of videos in reviewing atomic models to improve student understanding and engagement. The research was carried out at the Multiverso Passaré school in Fortaleza, with 19 first-year high school students. The stages of the methodology adopted included: producing videos of the atomic models of Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr and a video about fireworks; preparing two questionnaires; applying a didactic sequence and analyzing the data collected. The data collected revealed that the students were very familiar with ICTs, which made it easier to integrate the videos into the research. After using the videos, most of the students assimilated the Dalton and Rutherford models. Bohr's model was the most understood, possibly due to the video about fireworks, which brought a connection with the students' everyday lives. However, Thomson's model was more difficult to understand, possibly due to the confusion that can arise in connection with the four atomic models. In addition, the students valued the use of the videos as a support to facilitate revision, pointing out that the visual representations and practical examples made it easier to absorb the information and made the content more concrete. The students also mentioned that the videos helped maintain engagement and made the concepts clearer and more accessible. The methodology, including the production and organization of the videos, was also approved by the students, but some adjustments are needed to improve the assimilation of the content. Thus, the objective of investigating the effectiveness of videos in reviewing atomic models was achieved, showing that this tool is satisfactory for improving engagement and understanding. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79282 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0791939142909931 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8529079648644309 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
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