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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79281
Tipo: | TCC |
Título: | Percepções professor-aluno acerca do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química no primeiro ano do ensino médio: um estudo de caso |
Título em inglês: | Teacher-student perceptions about the teaching-learning process in chemistry classes in the first year of education medium: a case study |
Autor(es): | Sousa, Aline Tiago de |
Orientador: | Mazzetto, Selma Elaine |
Palavras-chave em português: | Ensino de Química;Educação básica;Ensino-aprendizagem;Química - Estudo e ensino |
Palavras-chave em inglês: | Teaching chemistry;Basic education;Teaching-learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SOUSA, Aline Tiago de. Percepções professor-aluno acerca do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química no primeiro ano do ensino médio: um estudo de caso. 2024. Monografia (Licenciatura em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | No Ensino de Química é comum relatos onde os alunos enfrentam dificuldades para absorver os conteúdos, atribuídas as suas fórmulas, abstrações e modelos teóricos, tornando-a uma das mais desafiadoras e difíceis de aprender. Além disso, uma abordagem tradicional e unidirecional na transmissão do conhecimento também contribui para o desinteresse dos estudantes pela disciplina. Para minimizar a baixa eficácia proporcionada no preparo dos alunos na Educação Básica, é essencial investigar as principais dificuldades apontadas pelos alunos e professores, compreendendo seus maiores desafios e analisando como essa disciplina tem sido abordada em sala de aula. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi melhor compreender a relação professor-aluno dentro de uma estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina de Química, para alunos do 1o ano do Ensino Médio, na tentativa de identificar fragilidades e potencialidades que sejam passiveis de serem discutidas. A sequência didática trabalhada foi: Conversa inicial com a professora da disciplina de Química; Questionário direcionado para os alunos e professora, seguida de entrevista com a professora. Os resultados mostraram que a professora possui uma formação sólida na área, o que reflete sua organização dos conteúdos de maneira a atender as necessidades dos alunos. Embora a maioria dos alunos gostem da disciplina (54%) esse apreço não se traduz em interesse (9,4%), evidenciando que o gosto não necessariamente implica em uma participação ativa, indo de encontro com as observações da professora. Os alunos justificaram, preferencialmente, suas dificuldades na aprendizagem de acordo com: (1) Complexidade das fórmulas e equações; (2) Abstração dos conceitos; mostrando que limitações em operações matemáticas compromete o aprendizado em Química. O livro Didático foi bem aceitos pela professora e alunos, e as estratégias de ensino mais apreciadas foram: (1) Atividades de laboratório e (2) Aulas expositivas e dialogadas. Além disso, as Dinâmicas de grupo e a Contextualização são estratégias amplamente empregadas pela professora, caracterizando-se como ferramentas eficazes no processo de ensino-aprendizagem. A formação continuada da professora combinada ao seu conhecimento dos conteúdos permitiu a transmissão do conhecimento de maneira clara e ajustada às necessidades dos alunos, e o processo avaliativo adotado por ela, composto por ações contínuas e cumulativas, reflete sua maturidade e compreensão de que a verificação da aprendizagem deve ser integrada e transversal às práticas pedagógicas, promovendo uma avaliação mais justa e significativa para os estudantes |
Abstract: | In the teaching of chemistry, students often report difficulties in absorbing the content. This is typically attributed to the many formulas, abstractions and theoretical models involved, making it one of the most challenging and difficult subjects to learn. Furthermore, a traditional one-way approach to the transmission of knowledge also contributes to students' lack of interest in the subject. To maximize the effectiveness of preparing students in basic education, it is essential to investigate the main difficulties faced by students and teachers, to understand their biggest challenges and discover how this subject is typically approached in the classroom. Therefore, the objective of this work was to better understand the teacherstudent relationship involving the teaching-learning strategy of the discipline of chemistry as reported by first-year high school students and their teachers, in an attempt to identify weaknesses and potentialities that can be discussed. The didactic process was threefold: (1) initial conversations with chemistry teachers; (2) application of questionnaires to students and teachers; (3) and interviews with teachers. The results showed that the teachers surveyed have solid training in the area, as reflected in their good organization of content to meet the needs of students. Although the majority of students stated they like the subject (54%), this appreciation did not translate into interest (9.4%), showing that liking does not necessarily imply active participation, in line with the teachers’ observations. Students mainly attributed their learning difficulties to: (1) the complexity of formulas and equations; and (2) the abstraction of concepts; showing that limitations of knowledge of mathematical operations hamper the learning of chemistry. The teaching materials were well accepted by the teachers and students, and the most common teaching strategies were: (1) laboratory activities; and (2) expository and discussion classes. Furthermore, focus on group dynamics and contextualization were aspects widely mentioned by teachers as effective tools in the teaching-learning process. The teachers’ continued training combined with their knowledge of the content allowed the transmission of knowledge in a clear way, in line with students' needs, and the evaluation process adopted by teachers was reportedly composed of continuous and cumulative actions, reflecting their maturity and understanding that verification of learning must be integrated with pedagogical practices to promote a more meaningful assessment of students. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79281 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6071013975446711 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5542552498627352 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
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