Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79280
Tipo: TCC
Título: QuíFunção?: uma ferramenta didática facilitadora do ensino de funções orgânicas para alunos surdos
Título em inglês: QuíFunção?: a teaching tool to facilitate teaching of organic functions for a deaf students
Autor(es): Benevides, Ana Safira Oliveira
Orientador: Dias Filho, Francisco Audisio
Palavras-chave em português: Química Orgânica;Libras;Sinais-termo;Ensino de Química
Palavras-chave em inglês: Organic Chemistry;Pounds;Term signs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2022
Citação: BENEVIDES, Ana Safira Oliveira. QuíFunção?: uma ferramenta didática facilitadora do ensino de funções orgânicas para alunos surdos. 2022. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A inserção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular obrigatória nos cursos de Licenciatura resultou no aumento das pesquisas por metodologias efetivas para garantir a aprendizagem dos alunos surdos. Sabe-se, ainda, que parte da comunidade surda apresenta dificuldades em relação à disciplina de Química, devido à complexidade e a ausência de sinais específicos para os conteúdos, aumentando a utilização da datilologia e do desinteresse dos alunos durante as aulas desta disciplina. Diante do exposto, o estudo apresentado teve como objetivo elaborar uma ferramenta didática adaptada para alunos surdos, utilizando sinais-termo em Libras, criados pelos próprios estudantes, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Funções Orgânicas. A pesquisa foi realizada com discentes do terceiro ano do ensino médio do curso de Instrução de Libras, que contemplava alunos surdos e ouvintes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Nogueira, localizada no município de Fortaleza, no Ceará. As primeiras etapas do trabalho compreenderam uma busca bibliográfica acerca do tema e análises das principais Funções Orgânicas abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A aplicação da atividade foi desenvolvida através de um estudo em grupo, e os discentes elaboraram sinaistermo para este conteúdo da Química Orgânica. Os sinais criados foram utilizados na confecção de um jogo de química interativo, e adaptado em Libras, denominado “QuíFunção?”, que posteriormente foi apresentado para os alunos. Por fim, realizou-se uma pesquisa na literatura existente para verificar os sinais-termo já existentes para as Funções Orgânicas. A análise evidenciou a presença de vários sinais para a mesma Função Orgânica, e foi possível identificar semelhanças entre alguns sinais criados pelos alunos no município de Fortaleza e no município de Linhares, no Espírito Santo. De acordo com os resultados alcançados, inicialmente observou-se que a maioria dos alunos surdos apresentaram dificuldade no estudo das Funções Orgânicas, visto que consideram a Química como uma disciplina de difícil compreensão. Entretanto, os estudantes concordaram que a utilização de imagens, sinais e jogos interativos facilitaram o aprendizado do conteúdo, uma vez que os alunos surdos criaram os sinais-termo de acordo com os grupos funcionais e as aplicações das moléculas no cotidiano. A atividade permitiu a produção de um novo recurso didático digitalizado para facilitar o ensino de Funções Orgânicas também em escolas com ensino bilíngue para surdos. É importante ressaltar a interação entre os discentes, dado que os alunos ouvintes são futuros intérpretes de Libras. Estes auxiliaram com a tradução do conteúdo para os surdos e com sugestões de conceitos de Química Orgânica para a elaboração de novos sinais.
Abstract: The inclusion of Brazilian Sign Language (Libras) as a mandatory curricular subject in undergraduate courses, by decree n° 5.626, of December 22, 2005, resulted in an increase in research for effective methodologies that guarantee the learning of deaf students. It is also known that the part of the deaf community has difficulty learning science-related subjects, such as Chemistry, due to the complexity and absence of specific signs for the contents, increasing the use of dactylology and students' lack of interest during Libras’ classes. In some cases, however, there are several term signs that represent the same concept, as a result of an insufficiency of signs and the regionalism present in Libras. Furthermore, the need of more sign language teachers and, as a result, the lack of teaching materials for these students are factors that interfere with learning of Chemistry. Thus, the present study aims to develop didactic tools adapted for deaf students, using term signs in Libras, which were created by the students themselves to facilitate the teaching-learning process of Organic Functions content. The research was carried out with third year high school students of the Libras Instruction course, which included deaf and hearing students, from Joaquim Nogueira State School of Professional Education (EEEP), located in Fortaleza, Ceará. A bibliographic research to choose the theme was the first stage of the work followed by an analysis about the main Organic Functions covered in the National High School Exam (ENEM). The application of the activity took place through a study group, and the students elaborated term signs for this Organic Chemistry content. The signs created were used in the elaboration of an interactive chemistry game, and adapted in Libras, called “QuíFunção?”, which was later presented to the students. Finally, a research was carried out in order to verify the existing term-signs for Organic Functions in the literature. The analysis showed the presence of several signs for the same Organic Function, and it was possible to identify similarities between some signs created by the students in the city of Fortaleza and in the city of Linhares, in Espírito Santo. According to the results achieved, initially it was observed that most of deaf students had difficulty in studying Organic Functions, since they consider Chemistry as a subject that is difficult to understand. However, the students agreed that the use of images, signs and interactive games facilitated the learning of the content, since the deaf students created term signs according to the chemical functional groups and the applications of molecules in their everyday life. The activity also allowed the production of digitalized didactic material to facilitate the teaching of Organic Functions, initially, for future classes of the Libras Instruction course and, later, for use in other schools with bilingual education for deaf students. It is worth mentioning the interaction between the students, since the hearing students are future interpreters of Libras. They helped with the translation and with some concepts about Organic Chemistry for the elaboration of new signs.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79280
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6737772579872133
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-7787-9143
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2090415373875792
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_asobenevides.pdf9,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.