Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79279
Tipo: TCC
Título: Elaboração e análise do jogo didático "Trinquímica" como um instrumento para o estudo de funções orgânicas
Título em inglês: Preparation and analysis of the teaching game "Trinquímica" as a instrument for the study of organic functions
Autor(es): Lopes, Daniel Santos
Orientador: Nunes, Fátima Miranda
Palavras-chave em português: Jogo didático;Funções orgânicas;Aprendizagem significativa;Química
Palavras-chave em inglês: Educational game;Meaningful learning;Organic functions;Chemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2024
Citação: LOPES, Daniel Santos. Elaboração e análise do jogo didático "Trinquímica" como um instrumento para o estudo de funções orgânica. 2024. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A educação é essencial para a formação do cidadão e o desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho. No ensino de ciências, especialmente na química, a metodologia tradicional expositiva tem sido amplamente utilizada. Nessa abordagem, o professor transmite o conhecimento de forma tradicional, o que pode limitar a compreensão dos alunos e dificultar a conexão com a realidade prática da disciplina, além de diminuir o interesse dos discentes pela disciplina. Para melhorar a eficácia do ensino e promover um aprendizado mais significativo, desenvolveu-se o jogo didático Trinquímica, como instrumento para facilitar o aprendizado de química, especificamente os conceitos de funções orgânicas, estimular ou aumentar o interesse do aluno pela Química Orgânica, a fim de que o estudante perceba a química em sua vivência no ordinário. Após seu desenvolvimento, o jogo foi aplicado em uma escola pública em Fortaleza/CE em turmas do 3º ano do Ensino Médio, um total de 86 alunos participaram da pesquisa, jogando o Trinquímica e foram coletadas as informações por meio de questionários antes e depois da aplicação do jogo, a fim de entender o interesse e a relação que os discentes tinham com o conteúdo. Os dados obtidos foram tratados utilizando Análise de conteúdo de Bardin. Avaliou-se que o jogo ofereceu uma forma envolvente de aprender, o que ajudou na compreensão do conhecimento sobre funções orgânicas. A interação didática permitiu que os alunos se aproximassem mais da realidade dos tópicos estudados e tornou as aulas mais dinâmicas e motivadoras. Além disso, os relatos dos alunos confirmaram que a utilização do jogo tornou o conteúdo mais interessante e facilitou seu entendimento, analisando as questões, nota-se uma contribuição para o conhecimento do discente. Conclui-se que o Trinquímica foi uma ferramenta eficaz e útil para complementar o ensino, estimulando o aprendizado de maneira significativa. Embora não deva substituir completamente outras estratégias educacionais, ele representa uma alternativa valiosa para tornar o processo de ensino mais envolvente e relevante para os alunos.
Abstract: Education is essential for training citizens and developing skills for the job market. In science education, especially in chemistry, the traditional lecture-based methodology has been widely used. In this approach, the teacher imparts knowledge in a lecture-based manner, which can limit students' understanding and make it difficult to connect with the practical reality of the subject, as well as reduce students' interest in the discipline. To improve the effectiveness of teaching and promote more meaningful learning, the educational game Trinquímica was developed as a tool to facilitate the learning of chemistry, specifically organic functions, and to stimulate or increase students' interest in organic chemistry so that they can recognize chemistry in their everyday lives. After its development, the game was implemented in a public school in Fortaleza, Ceará, in 12th grade classes. A total of 86 students participated in the study, playing Trinquímica, and information was collected through questionnaires before and after the application of the game, in order to understand the students' interest and relationship with the content. The data obtained was processed using Bardin's content analysis. It was found that the game offered an engaging way of learning, which helped in the understanding of organic functions and promoted a better understanding of the topics covered. The educational interaction allowed the students to get closer to the reality of the topics studied and made the classes more dynamic and motivating. In addition, the students' reports confirmed that using the game made the content more interesting and easier to understand. It can be concluded that Trinquímica was an effective and useful tool to complement the classroom, stimulating learning in a meaningful way. Although it should not completely replace other teaching strategies, it is a valuable alternative to make the teaching process more engaging and relevant for students.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79279
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0006-9943-9540
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2935124103490542
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-7658-5901
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8529079648644309
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_dslopes.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.